OS DIREITOS AUTORAIS
Hoje quero chamar atenção e falar de uma dura realidade que invade o universo da internet há muitos anos: “a irresponsabilidade de pessoas a respeito da autoria de textos repassados”.
Recebo com freqüência em meu e-mail diversas matérias de jornais, revistas e conteúdo de obras literárias enviadas por pessoas sem que fosse descrito a fonte e o crédito aos seus autores/editoras.
Tudo isso me faz refletir e perguntar: até onde irá o desrespeito e o descaso em relação à autoria dos textos que circulam em nosso dia-a-dia na internet e nos mais variados veículos de comunicação de massa?
Sinceramente não acredito que ainda nos dias de hoje, com toda esta gama de informação virtual que a internet nos oferece, que as pessoas repassem todo tipo de texto por desconhecerem as leis dos direitos autorais. Seria por pura falta de leitura e conhecimentos?
O princípio da autorização expressa se constitui num dos pilares da doutrina mundial do Direito Autoral.
O mundo virtual é o espaço onde tudo acontece em frações de segundos. É uma ferramenta poderosa. Exatamente por isso é que o cuidado com o que é repassado tem de ser redobrado.
A semelhança ou a imitação de uma obra em relação à outra não violam direitos autorais da anteriormente publicada observado as formas de liberdade de expressão das mesmas idéias, sobretudo quando oriundas de fonte comum.
A educação pelos direitos autorais deve ser levada a sério observada as penalidades previstas na constituição Brasileira. Devemos assumir o compromisso de ao divulgarmos textos, atribuir à autoria a quem tem direito, e isso é responsabilidade de cada um.
Portanto, quando você for repassar textos, quaisquer que sejam os objetivos, você deve conceder os créditos aos seus devidos autores e editoras respeitando dessa forma “os direitos autorais, apresentando sempre o nome do autor e as fontes bibliográficas”.
“Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº. 9.610 de 19/2/98. Violá-los é crime estabelecido pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro”. http://www.lei.adv.br/9610-98.htm
Que a paz esteja com você.
((((Plínio))))
Redação em 19/10/2008 18:27:00