Ao Mestre com Carinho

"Longo é o caminho ensinado pela

teoria. Curto e eficaz o do

exemplo".

(Sêneca - filósofo romano nascido em Córdoba : Ia.C - 65d.C

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor.

Lembro com clareza o nome de minha Professora : Renata Ludovico , do interior do estado de S. Paulo . Ela será a representante de outros meus professores, até à Universidade e demais mestres.

Eu a lembro como uma simples mulher que era notada pela

imensidão do seu amor , e pela constância de sua dedicação . Eu, muito criança , ainda , via-a como um anjo . Lembro-me que era moça, bem moça , alta e morena um pouco queimada . Ela era moça , mas pensava e nos tratava ( meus coleguinhas e eu ) como se fôssemos os seus filhos . E aí ela parecia mais velha , mais preocupada. Era sem dúvida , a minha segunda mãe . Lembro-me que ela sempre acariciava os meus cabelos, longos e aloirados e brincava : " Vamos trocarde cabelo ? Eu fico com o seu e você fica com o meu". ? Brincava , também , com os outros alunos . Eu não atinava na época, mas agora fico a pensar que eu trocaria de bom grado, o coração. Meiga , sabia ter a simplicidade de uma criança . Quando brava, todo mundo em silêncio e com cara de santo, mas ela olhava para todos e de seus olhos saíam chispas de amor. E na hora de ir embora , ao término das aulas, o abraço carinhoso , não era esquecido.

Renata Ludovico, eu não sei de você.... Nunca mais a vi, mas deixo aqui o meu agradecimento por ter repartido comigo ( e os demais ) os seus conhecimentos , a sua candura , colocando nas mãos de todos as ferramentas com as quais abrimos novos , rumo à satisfação plena de nossas vidas. Tudo que , eu, Kalena , sou e sei, metade foi você a responsável e a outra metade meus pais e minha família. Que sorte eu tive RENATA !!!

P.S- Não posso esquecer , neste dia, o Professor, Mestre e Doutor Paulo Freire . Filósofo e ducador . Pernambucano , seu empenho era ensinar os mais pobres. Perseguido pela Ditadura Militar, não teve medo de criar um método de educação de base , com o qual conseguiu alfabetizar 300 adultos em 45 dias. Seu principal livro : "Pedagofia do Oprimido" . Veja o que ele diz :

" Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Eu amo as gentes e amo o mundo . E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

A você, minha mestra e Mestre o meu CARINHO !!!