Minha Maravihosa Estada em Israel e o ano 5796

Ano Novo

Vida Nova ( ditado popular)

O Ano Novo, no Brasil, cai sempre no mesmo dia e no mesmo mês. Muda , apenas o dia da semana. Já , para os Judeus não é assim.

Normalmente é em Setembro que se comemora o Rosh Hashaná-o Ano Novo judeu. Neste ano ,é hoje, dia 29 que os judeus comemoram os seus 5769 anos. Num país com um pouco mais de 7 milhões de habitantes , situado no "miolo" do Oriente Médio , tendo como limite , ao Norte , o Líbano e ao Sul o Egito , o Yom Kippur ( Dia do Perdão) é a data mais sagrada do calendário judaico.

Durante quase as 25 horas do Yom Kippur, dia de introspecção e exame de consciência , os judeus devem fazer jejum absoluto, para demonstrar concretamente remorso pelas faltas cometidas.

A data é encerrada com o toque do shofar , um instrumento feito de chifre de carneiro cujo formato curvo representa a submissão do homem a Deus

Foi no período desse feriado que em 1973, as tropas egípcias e sírias invadiram Israel ,de surpresa, para tentar retomar território ocupado por israelenses em 1967. O conflito que resultou com a vitória das forças de Israel, começou a ser conhecido como "Guerra de Yom Kippur."

Em 1997, morei em Israel. Em Kfar Giladi, no extremo norte do país. Fronteira com o Líbano. Kfar Giladi fica numa montanha, é um bosque com árvores por todo os lados. Lindo . Indizível. De lá eu podia ver Kiryat Shemona - cidade que fica na parte baixa da colina . Uma outra cidade Metula , fica num ponto muito mais alto que Giladi , dá pra ir a pé . È uma região muito rica, embora fique bem na fronteira com o Líbano . Uma área muito perigosa , pois dá livre acesso às tropas inimigas.

Passei dias maravilhosos em Kfar Giladi . Conheci pessoas de vários lugares do mundo . Apesar de alguns contratempos, tomei muito leite, e comi muita carne de frango, frutas e verduras. Rabanadas e panquecas. Aprendi um pouco de hebraico e também a viver rodeada de soldados por tudo quanto é lado e com os Bomb sheltters ( esconderijos, abrigos ) . Conheci Tel Aviv, Jerusalém , etc...etc... O clima de Israel é temperado, mas à noite sempre faz frio... Fui ao Egito à revelia...é perigoso. Mas fui !!! Israel è um país muito pequeno. Parece um ovo. Você vai do extremo sul ao extremo norte no mesmo dia e sem se cansar. Muita coisa para se ver , se deliciar com a história e com a coragem espartana desse povo que demorou para encontrar o seu lugar. Israel é uma fonte viva de energia.

Bom, por isso tudo que relatei, fiquei à vontade para falar um pouco do Ano Novo e do Dia do Perdão. Tel Aviv é considerada a capital da Diplomacia , pois lá ficam as Embaixadas e os Consulados. Mas a sede do Governo é em Jerusalém. O país é dividido em 6 distritos. Ainda conheci Nazareh, Haifa ( que é linda ), Berseba, Ramla e ainda Eilat , Kafarnaum e outras. Mas estas ficam no extremo sul ..

Encerro, aqui, a minha viagem.... desejando ao povo de Israel o meu mais profundo sentimento de saudade e de um feliz 5769 .