Um Artigo Especial...

"Não existe um caminho

para a Felicidade. A Felicidade

é o caminho " ( Mahatma Gandhi )

É interessante quando alguém conta uma história de superação. Uma história de alguém que se superou na vida. Ou seja aquele que tinha tudo para não ser nada. Candidato a home less, vivendo embaixo da ponte; entrar no mundo das drogas pesadas ou das que são socialmente aceitas. Acompanhar o trabalho dos AA, enfim uma pessoa sem sorte, sem oportunidades , "sem lenço e sem documentos "( Caetano Veloso).

De repente essa pessoa desconstrói tudo isso que azedava a sua vida, "joga a toalha" no infortúnio , no casebre, nos dias sem banho e sem alimentação adequada , etc... e dá a volta por cima. Sim, é bonito tudo isso, exige força de vontade, exige enfrentar um Atlas

diariamente. Ou até coisas piores.

Sim , muito louvável. Mas parece que , uma pessoa que não tenha passado por tudo isso ou metade disso e que se superou, não tenha o mesmo valor. Sabe-se lá se alguém no meio de sua vida regada de fartura, de conforto, de carrões e aviões etc...também não tenha superado algo , não visível? Que estivesse escondido lá no recôndito de sua alma ou em suas entranhas?

Quanto ao parapan de Beijing , os atletas merecem nosso apoio, nosso respeito , nossa admiração. É de se elogiar ? Claro que sim , mas sem paroxismo . Tem jornalistas que os chamam de heróis, pelo simples fato de só participarem. Eles são atletas, brilhantes. Faltam-lhes algo que os fizessem deles , homens e mulheres com o físico normal. Mas nada que os fizessem ser inferiores ou infelizes, depressivos , ou outra qualquer insalubridade física ou mental .Falo isso, em tese.

Devem ser enaltecidos os que ganham. Os noticiários informam que estão com mais medalhas de ouro, prata e bronze do que aqueles que foram antes . Os que são considerdos normais ,não deficientes . Desporto é competição e o que vale é ganhar . As glórias são para os

vencedores. O restante são perdedores. Sejam normais ou deficientes

Essa postura é considerada correta politicamente , mesmo porque os aparelhos olímpicos do parapan são apropriados para as diferentes deficiências. É claro que ninguém vai querer ou esperar que um deficiente, da natação ,chegue no final de uma prova , com o mesmo tempo que chegou o Cielo ou o Fields . Contudo , ambos , merecem palmas, muitas palmas. No mundo as coisas são relativas e o são , também , para os seres humanos. Sem distinção. Somos filhos de Deus e de uma mesma Pátria.

Parabéns pelos feitos maravilhosos dos que competiram no parapan. Quem não conseguiu , agora, uma medalha vai conseguir, sem falta, em 2012 .Em Londres -UK . É só esperar !!! CARPE DIEM , como dizia Horácio o maior orador latino.