MANTEIGA OU MARGARINA (Manteiga Sonia)

MANTEIGA OU MARGARINA

(MANTEIGA SONIA)

Lá pela metade do século XX existiu em ITABERAÍ uma fábrica de manteiga com esse nome. Produto de boa qualidade, embalagem bonita, amarela e vermelha. A fábrica tomou um grande impulso e exportava seus produtos para todo o Brasil. No começo de Brasília havia um caminhão Mercedes L-312 que fazia entregas de seus produtos. Não mais que derrepente o caminhão sumiu do DF e os produtos das prateleiras.

Toda região sentiu muito a desativação da fábrica, embora parasse com a manteiga, continuou fabricando queijos principalmente o parmesão, movimentando o consumo do creme em toda a região.

O motivo de pararem com a fabricação da manteiga foi o seguinte, entrada de novos produtos no mercado. Não foi de nova manteiga, mas como a sua fabricação onerava muito os preços a qual eram repassados colocando-os "salgados" como a gostosa manteiga. A vilã dessa estória foi a margarina. Como a sua fabricação aceita toda forma de produtos agrícolas como batatas, mandiocas, milho, soja, girassol, etc. , reduz o seu preço para menos da metade ao preço da manteiga. Esse fato foi determinante para o fim da fabricação da manteiga. Mas na mesa quando se toma o café volta a fixação do consumidor. Ninguém fala me passe a margarina, mas falamos me passe a manteiga.

Goiânia, 05 de agosto de 2008.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 22/08/2008
Reeditado em 24/06/2009
Código do texto: T1140759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.