PLANEJAMENTO FAMILIAR

Quem dizer que o planejamento familiar não é uma necessidade nos dias de hoje e uma questão de saúde pública não entende o real sentido da vida humana.

Há uma grande diferença entre o respeito à liberdade da concepção e as decisões em prol de uma vida mais justa e digna do povo de menor condição financeira e menos favorecida.

O planejamento familiar é um fato dos dias de hoje ditado pela dificuldade de casais terem famílias numerosas, o crescente número de adolescentes grávidas frente às limitações econômicas que o mundo enfrenta como problemas de alimentação, misérias, saúde e assistência de educação imposta pela sociedade moderna.

Muitos países pelo mundo inteiro, vêm estimulando o planejamento familiar através de uma ação política e medidas sócio-econômica, contribuindo para diminuir a pobreza e facultando à população uma existência mais digna. Os pobres estão aterrorizados pela miséria e a fome.

É justamente pela necessidade de se ter um controle maior de nascimentos que o estado entra em ação com sua política de planejamento familiar, esclarecendo e preparando a população.

Existe uma grande diferença entre PLANEJAMENTO FAMILIAR E ABORTO. O planejamento familiar é um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para a concepção, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, ou seja, para a anticoncepção.

O planejamento familiar, sob o ponto de vista da ciência é um processo biológico que interrompe a reprodução de células originárias, e não de uma vida racional. Este processo ocorre em todo o nosso corpo diariamente com a morte de milhares e milhares de outras células sem que isto nos cause tanto espanto assim.

Infelizmente, vivemos em uma sociedade moderna de valores invertidos e se faz necessária a participação do governo de forma educativa baseada no respeito a vida do ser humano, à prevenção de gestações não desejadas ou de alto risco, à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS, dividindo também com as mulheres as responsabilidades do homem com relação à criação dos filhos e à vida doméstica.

ABORTO é um crime contra a vida. A diferença fundamental é que o aborto é a interrupção da gravidez, ou seja, já existe uma vida que começou com a concepção e que não pode ser interrompida sob pena de ser responsabilizado por crime, exceto nos casos legais em que é permitido o aborto.

Não podemos confundir PLANEJAMENTO FAMILIAR com ABORTO e aceitar que pessoas com interesses mesquinhos relacionados com a pobreza venham querer distorcer o real sentido da diferença entre planejamento e aborto.

Os serviços de saúde devem garantir atendimento aos adolescentes e aos jovens, antes mesmo do início de sua atividade sexual e reprodutiva, para ajudá-los a lidarem com a sua sexualidade de forma positiva e responsável, incentivando comportamentos de prevenção e de autocuidado.

Que a paz esteja com você.

((((Plínio))))

Redação: 01/06/2008 22:55:00