Lei Seca X Inverno X Vinhos
É inverno. Haja vista as árvores com folhas caídas, ás vezes não caídas , mas murchas. Tristes. Sem brilho. Um inverno esquisito , pois no decorrer do dia , o sol aparece com valentia, vibrante, ousado , exibido. As pessoas vão arrancando as malhas ou as peças usadas como sobreposição,etc... É um desconforto. Entra num banco, está frio. Entra no carro, liga-se o ar condicionado. Incoerências sentidas, vividas, incompreendidas.
O belo Ypê roxo, está por toda parte. Empresta um belo colorido ao céu, quando o dia está meio cinzento. A beleza impera . E nos contagia.
Sempre gostei de tomar um vinhozinho no inverno. O escolhido pela família era um vinho bacana, espanhol, chamado Canchales. Uma delícia. Aquecia os corpos friorentos nas noites impiedosas, onde a friagem chegava até aos ossos. Que delícia eram os saraus. E ainda são ,só que ,sem o Canchales. Não se encontra mais esse produto. Não sei o motivo. Algum lobby, com certeza, pressuponho... E também tudo mudou. Hoje temos a Lei seca. Sou a favor, totalmente a favor. Não quero morrer e nem matar.
Com isso passamos a tomar o vinho em casa... só em casa . E já que o tinto Canchales sumiu, optamos pelo vinho verde. Chama -se vinho verde aquele que é elaborado com técnicas especiais , a partir de uvas não de todo amadurecidas. Em Portugal, encontram-se os vinhedos que tendo por tutores plátamos e álamos, produzem uvas que nunca amadurecem totalmente . E assim, acredite, dão o melhor vinho verde do mundo.
Quem não quer tomar o vinho em casa, deve procurar um lugar charmoso. Vinho Verde combina com charme. Com cálice próprio, diferenciado. Tendo ao lado um parceiro ou uma parceira, o vinho toma um sabor ainda mais diferente. Isso é óbvio, creio.
Remeto-me , agora,á história e penso neste momento que já no séc. 7 a.C os poemas gregos Ilíada e Odisséia mencionavam o vinho como uma bebida corrente. Lembro-me , também, que mencionavam o vinho e o mel.
Lembro-me , ainda, que no dia 20 comemora-se o Dia do Amigo. Quem tem um verdadeiro amigo, que tal oferecer a ele um Rioja e uma saborosa paella, já que estamos em pleno inverno ? Ou em pleno falso inverno ? Sem esquecer a Lei Seca, sem esquecer o : Se beber não Dirija , brindemos o AMIGO.
Tim Tim : VIVA !!!