MANCHAS DE CORRUPÇÃO

O Estado do Rio Grande do Sul sempre foi motivo de orgulho para o povo gaúcho, pela sua história e pelas suas potencialidades. Estamos entre os mais importantes Estados da federação.

Mas, infelizmente também somos atingidos pelos escândalos que abalam o pais e assim, nossas virtudes tem sido manchadas pelas sucessivas denuncias de corrupção, CPIs e escutas telefônicas que fazem do Estado um dos favoritos ao pódio dos mais corruptos e de administração mais medíocre.

O caso Detran nos deixa a cada dia mais estarrecido ao descobrirmos que pessoas do alto escalão do Governo fazem parte deste escândalo. Com certeza, um dos episódios mais vergonhosos da história recente do nosso Estado em que uma quadrilha se apropria dos espaços de poder para desviar mais de R$ 44 milhões dos cofres públicos.

O país inteiro tem vivido uma versão atualizada das famosas máfias de filmes como “O Poderoso Chefão”. A verdade é que precisamos saber para onde vão os desvios e quem é o poderoso chefão de mafiosas quadrilhas.

Quando da divulgação em que estourou a gravação do vice Paulo Feijó sobre Cezar Busatto, tem muito político cara-de-pau que veio a público, devaneando, querendo discutir sobre Direito e Ética e a legalidade de uma das partes gravar, divulgar e fazer prova com uso da gravação. Todos são lobos vestidos de carneiro querendo menosprezar a capacidade de entendimento de outras pessoas mais esclarecidas.

A verdade veio a público através da imprensa. Estudiosos em direito esclareceram que o vice-governador, ao portar-se desta maneira, estava agindo em “legitima defesa do bem comum”, alvo das investidas criminosas dos que dilapidam o patrimônio público, portanto, agindo dentro da lei.

Neste momento não interessa ao povo gaúcho saber quais os motivos reais que leva ao vice-governador a agir assim, como ele mesmo disse que o faz quando conversa com muitos políticos em seu gabinete ou fora dele.

A verdade é que a população brasileira não agüenta mais tanta desordem nos cofres públicos. Estes recursos devem ser devolvidos, centavo por centavo colocando todos os envolvidos a responder na cadeia o roubo que praticaram contra a população em detrimento dos usuários e da qualidade dos serviços públicos.

Mas não podemos parar por ai não. É necessário que venha a público outras tantas gravações que certamente muito político tem no bolso escondida e que com certeza faz uso em beneficio próprio. Faz-se necessária ainda urgente limpeza nas estrutura de poder da ordem pública municipal, estadual e Federal, e porque não dizer, do próprio sistema judiciário brasileiro.

Infelizmente acho que isso é um sonho, mas não impossível de realizar. Basta coibir que políticos trapaceiros retornem ao poder depois de 08 anos como lhes favorece a lei. O povo brasileiro precisa ter memória para isso tornar-se realidade.

Que a paz esteja com você.

((((Plínio))))

Redação em 10/07/2008 09:13:00