A DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA EM 360°.
Por quê, dividiram o Círculo em 360°???
Ora, é simples...
Os antigos que precederam os Sumérios, e não se sabe aonde foi, e que povo fez essa primeira averiguação, talvez até os humanos de Göbekli Pete, cerca de 5000 anos antes dos Sumérios, perceberam que o SOL não passava sempre pela mesma linha diametral no zênite do céu. É que a sombra da estaca que marcava precariamente as horas fincada no chão, mostrava alguma coisa diferente, na altura e posição dela, após cada dia.
Logo, os curiosos, que eram os cientistas da época, começaram a marcar diariamente, o lugar que o Sol nascia e se punha no horizonte.
E perceberam que ele 180 vezes nascia e se punha em locais diferentes e em sequência, até um ponto máximo, nunca ultrapassado, e depois repetia 180 vezes novamente, nascendo e se pondo, mas, todavia voltando em busca do PRIMEIRO LOCAL, do começo da observação inicial. É o que observamos hoje, o movimento que o SOL faz, do Solstício de Verão (23/12) ao Solstício de Inverno (21/06). Ele vai, mas depois"volta" repetindo as posições feitas na ida.
E, observaram que o Sol "sumia" no poente e "aparecia" no nascente.
Concluíram também por isso que, a Terra era redonda, igual como viam o Sol e a Lua, pois os viam redondos, um círculo. Assim, imaginaram corretamente, que aquele a circundava durante à noite. Não tão difícil foi esta conclusão, vez que o clarão dele no horizonte escuro no nascente, na ainda alta madrugada, os avisava que ele estava vindo.
E assim, como a Terra era redonda e o SOL oscilava da esquerda para a direita e voltava para a esquerda no tempo de 180 dias em um demorado e intermitente movimento contínuo e sempre igual. Somaram 180 dias da ida + 180 dias da volta até o início e a este ciclo denominaram de ANO. 360 = (dias )= (um ano).
E então, deduziram que, cada dia, era um ""pedaço" destas 360 divisões da ida e volta, ou 1/360. E representaram isso graficamente num círculo, a Terra. Estava dividida a circunferência por 360.
Depois, olhando estas divisões observaram que o clima da Terra mudava à cada soma de 90 "pedaços" do círculo, ou 90 dias observados. Dividiram então o círculo em quatro partes, e assim o fizeram representando graficamente nele o que acontecia realmente na Terra. Então, pela grafia feita, que eram 4 pedaços de climas distintos e iguais de 90 dias, que somados dava 360 dias = um ano. Depois de completados os 360 dias, tudo recomeçava e se repetia igualzinho, sempre e sempre.
- Primavera, Verão, Outono, Inverno ( cada estação com 90 dias).
Após, também chamou-lhes a atenção os diferentes ângulos que a estaca de horas + sua sombra faziam no chão dia após dia. Óbvio que despertou-lhes que, nada é por acaso, e encontraram um meio de medí-las e compará-las, no seu comprimento, ângulo que nascia, estaca x sombra e as suas relações umas com as outras, etc etc...Assim, nasceu a GEOMETRIA.
Geo = Terra
Metria= medida
E é por isso que o círculo foi dividido em 360° (360 dias).
"Voilá!"
ATENÇÃO: Este texto não tem nenhum embasamento ou fundamento científico e nem é parte de qualquer escrito, livros ou estudos, ou publicações similares que até podem existir, mas que eu não tenho conhecimento. Portanto, é apenas uma criação fictícia, uma fantasia, um APENAS ACHAR, deste que o escreveu.
O que eu sei, é que os Sumérios já faziam cálculos matemáticos usando a base 60.
Fica então o alerta, que o texto é uma ficção, uma suposição, um achar, da minha parte.
Sou-lhes imensamente grato por terem a paciência de me ler.
Athos de Alexandria, 05 de outubro de 2024.
Obrigado!