"NINGUÉM PODE SER LIVRE!"
O ser humano não foi criado para ser totalmente livre. Nunca foi! Segundo a narrativa bíblica ou ele é "escravo" de Deus ou dos próprios desejos e vontades, não há outras possibilidades. Infelizmente foi por causa desta segunda opção que começou todo o declínio e fracasso da humanidade, ou seja, quando o ser humano quis viver independente do seu criador. Mas isso nunca foi ou e nunca será possível! Porque pense, por exemplo, nestas duas analogias: Imagine que uma das pernas diga para o restante dos outros membros do corpo: "Não preciso mais de vocês, consigo viver por conta própria." Isso seria possível? Obviamente que não! "Ou, que o ventilador diga para a energia elétrica: "Não preciso da sua ajuda para ventilar, pois consigo sozinho funcionar." Seria possível? Também não! Então, guardadas às devidas proporções é mais ou menos isso que acontece quando o ser humano decidiu (e ainda decide) viver por conta própria: ele jamais irá conseguir se bastar.
No entanto, apesar dessa nossa rebeldia toda em querer viver sem o criador, para que não fôssemos totalmente destruídos de uma única vez Deus por misericórdia permitiu que leis, regras e convenções humanas fossem constituídas para que o ser humano não destruísse a sua e nem outras vidas. Por isso, que há, por exemplos, leis de trânsito, lei do silêncio, leis para portadores de necessidades especiais, leis que punem o racismo, juíz de futebol, vôlei ou basquete, etc. Não é que elas existem por questão de educação, respeito ou amor, pois a esmagadora maioria dos seres humanos já provaram que não conseguem ser sempre 100 % educados, respeitosos ou amorosos. Todas essas leis e regras tem a ver com sobrevivência.
Porque ouse tirar uma simples placa em um restaurante com a frase: "Proibido fumar!" "Deixe um sala de aula com alunos do 6° 7° 8° ou 9° ano sem nenhum responsável para cuidar." "Ou proíba a utilização de bafômetros ou radar e observe como nós, seres humanos iremos nos comportar. Caos total! Enfim, é por estas e outras coisas que o ser humano nunca foi e nunca poderá ser totalmente livre, pois ou ele destrói seu próximo ou se auto destrói!