O FASCISMO É UM AGRAVO À SAÚDE POLÍTICA DAS SOCIEDADES CAPITALISTAS

Interessante se ler um "envelhecido" Tarso Genro, que sempre foi um petista moderado, reformista, brigava até com a filha mais à esquerda, agora escrever um testão, 'Milei está no fundo do poço de uma esquerda envelhecida', no Viomundo - Diário da Resistência, publicado em 05 de dezembro de 2023, chamando a esquerda de "envelhecida", de "incapaz" de identificar e neutralizar as facções burguesas e populares fascistas.

Genro se soma aos que nos culpam, os esquerdistas, pela ascensão de tipos aventureiros (outsiders), como Donald Trump, Jair Messias e agora o Javier Milei, que será o novo presidente da Argentina, a partir de 10 de dezembro de 2023.

Tarso Genro governou o Rio Grande do Sul, prefeito de Porto Alegre (duas vezes), deputado federal e ministro de estado, nas pastas da Educação, Relações Institucionais e da Justiça, e segue um quadro do PT gaúcho, mas prefere nos acusar, a todos, de suas próprias incapacidades, como líder regional do Partido dos Trabalhadores, e mesmo de suas opções reformistas e ações neoliberais, que beneficiaram o capitalismo brasileiro.

O 'Fenômeno Fascista' sequer é uma reinvenção, deste século XXI, pois sempre esteve esporulado dentro da Burguesia, feito para ser um micróbio, a ser ativado, quando o capital entender necessário.

Portanto, desde o nascedouro do capitalismo, séculos XVI-XVII-XVIII, até os nossos dias, odes fascistas se levantam para reagirem contra os avanços e conquistas, mesmo que tênues, das classes trabalhadoras, e se utilizam das massas populares, e classes médias, as primeiras por serem induzidas a temerem mudanças desconhecidas, e as classes médias, pelo mesmo medo, só que de perder os privilégios que têm, para uma outra ordem social, outro sistema político e econômico, que lhes subverta o status quo, lhes tirando da zona média de conforto.

O modus operandi do fascismo é secular: difusão do ódio e estimulação do medo nas sociedades.

Ódio e Medo do Coletivo são as máximas fascistas.

A melhor tática fascista das burguesias é a estimulação do individualismo e a crença de que a salvação e a prosperidade é individual.

'Você consegue sozinho', e não precisa de ninguém, quando muito da facção que faça parte: igreja, clube, associação, empresa, organização e partido político de extrema direita e/ou de direita.

O fascismo é a expressão mais empreendedora e reacionária do capitalismo.

O indivíduo que adere vai se moldando um fascistoide até se tornar um fascista raiz.

Como uma infecção, que vai da inoculação, do agente causal, passa pela incubação e vai até a manifestação efetiva da doença.

O fascismo é um agravo grave à saúde político-social do hospedeiro, que pode levá-lo à morte social e/ou ao estado crônico e incurável.

O fascismo também tem os seus hospedeiros "sãos", que não manifestam a doença, mas a transmite para os suscetíveis.

Ultraliberais e Ultraconservadores, que se completam e se complementam, são os portadores sintomáticos do proto-fascismo.

Neoliberais podem já estar infectados, mas se tiverem anticorpos, princípios e ética sócio-coletiva, poderão se curar do fascismo ou conviverem com fascistas sem se infectarem.

Os maiores hospedeiros do fascismo são os lúmpens.

O lumpesinato, como os idiotas, estão por toda a parte, em todas as classes sociais, e via de regra são os grandes vetores do fascismo às massas populares.

Portanto, camaradas, não concordo que a esquerda tenha envelhecido, e sim que todos e todas envelhecemos, e alguns de nós abandonam ideias, ideais, sonhos e utopias, como parece ser o caso do companheiro Tarso Genro.

O Fascismo é germe do Capitalismo, não do Comunismo ou do Socialismo.

O fascismo brota da Burguesia, e se espraia reacionariamente sobre o Povo.

Aventureiros (outsiders) se aproveitam dos surtos epidêmicos de fascismo, que não enfrentando combate efetivo, das forças democrático-populares de esquerda e de setores progressistas, se tornam uma epidemia, se alastram em pandemia, para se apresentarem como gestores salvadores do capitalismo, nacional e/ou global, contra supostos socialismos e/ou comunismos, que para as burguesias financiadoras são a real ameaça, ao sistema capitalista e aos seus governos de privilégios ao capital, com histriônicos discursos e propostas libertárias, anarco-capitalistas, onde estão embutidos projetos de ataques à esquerda e a aniquilação dos esquerdistas.

Se esse é um novo caso de pandemia de fascismo, nesta segunda década do século XXI, que a combatamos unidos e sem buscarmos enfraquecer os 'Sujeitos Coletivos', democratas-populares, esquerdistas e progressistas, que ainda lutam e resistem, dentro do capitalismo.

Saudações Comuno-Socialistas Petistas Fraternas!

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enviado por Marco Paulo Valeriano de Brito em 06/12/2023
Reeditado em 06/12/2023
Código do texto: T7948284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.