Entre o Dia da Consciência Negra e da Consciência Humana[1]

Há uma frase famosa atribuída ao grande ator norte-americano Morgan Freeman que diz: "O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece".

Essa frase que de fato é muito bela é usada massivamente no Brasil por pessoas contrárias ao dia da Consciência Negra, que ocorre no dia 20/11 de cada ano, que inúmeras cidades e estados fizeram da mesma um feriado, inclusive o Rio de Janeiro.

O dia 20/11 é a data comemorativa eleita pelo movimento negro e inserida no lugar do 13/05, que é o dia da Libertação da Escravatura.

A diferença entre esses dois dias é que o 13/05, que por coincidência é o dia do nascimento de quem vos escreve, é uma data que se comemora o fim da escravidão negra no Brasil, através da Promulgação da Lei Áurea no ano de 1888, a exatos 134 anos, sendo o Brasil o último país do Ocidente a acabar com o trabalho compulsório.

Já em 20/11/1695 foi o dia que as tropas lusitanas comandadas por um exército de mercenários, cujo líder foi o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, conseguiram matar o líder máximo do Quilombo de Palmares, o maior quilombo da América, que se localizava na Serra da Barriga em Alagoas.

Aparentemente parece que o 13/05/1888 é mais importante que o 20/11/1695, pois a morte de um homem não pode ser mais importante que a libertação de milhares de escravos.

Todavia, o Movimento Negro entende corretamente que a morte de Zumbi e a queda de Palmares são mais importantes que o fim oficial da escravização, porque a primeira data marca a luta dos próprios escravizados e negros fugidos contra sua condição cativa. É a não aceitação do cativeiro. É preferir a morte à escravização. É preferir perder a vida em nome da liberdade.

Enquanto o 13/05/1888 expressa uma monarquia moribunda tendo que se curvar as inúmeras pressões internas de abolicionistas e de inúmeras nações, como a Inglaterra (a nação mais rica e poderosa do século XVII ao XIX), que queria o fim da escravidão e pressionava o Brasil desde as primeiras décadas do século XIX. Além da pressão de parte do movimento abolicionistas, dos republicanos e iluministas que também eram favoráveis ao término do trabalho compulsório. Portanto, a Lei Áurea é um ato governamental de cima para baixo, não expressando a luta dos próprios escravos, mas uma pseudo benesse da Monarquia, que a exatos um ano e cinco meses após a Lei que abolia o escravismo, chega ao fim, no dia 15/11/1889, com a Proclamação da República e o governo do Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

A princesa Regente Isabel e seu pai, o imperador D. Pedro II, só retornaram ao Brasil anos depois de mortos, quando seus corpos vêm da França e são sepultados na Catedral de Petrópolis!

Enquanto existir a discriminação racial deve-se comemorar o Dia da Consciência Negra. Enquanto parte substancial da população brasileira e mundial for racista e achar que a cor da pele ou grupo étnico é capaz de subjugar seres humanos, em detrimento aos privilégios de outros grupos, deve-se relembra aos jovens, velhos e crianças que os negros, assim como os índios nunca aceitaram ser escravizados e lutaram bravamente contra sua condição de escravizados.

Enquanto a Consciência Humana for racista e preconceituosa, deve-se comemorar o Dia da Consciência Negra!

Obs.: Texto escrito no dia 26/11/2018, que fala da importância do Dia da Consciência Negra explica por que o Movimento Negro escolheu essa data em detrimento ao 13/05, dia da Abolição da Escravatura.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 20/11/2020
Reeditado em 12/06/2022
Código do texto: T7116162
Classificação de conteúdo: seguro