"GLUTÕES DIGITAIS!"

De acordo com à bíblia à glutonaria é pecado. Ingerir alimentos para além do que precisa faz da pessoa uma refém da própria boca (ou estômago). Não é de se estranhar que a obesidade esteja crescendo a cada ano que passa em nosso mundo (obviamente isso não significa dizer que somente pessoas obesas são glutonas, de maneira alguma).

O glutão (a) é, portanto, uma pessoa que nunca se satisfaz. Enquanto não passar mal não para de comer. E por que é pecado? Porque não conhece limites e todo ser humano foi criado para ter limites. Fazendo uma comparação com outro vício que não é de ingestão pela boca, mas sim de visualização, o vício digital talvez seja hoje um dos maiores da geração atual (todos nós, uns mais e outros menos, somos em alguma medida"reféns" dele).

Para o mundo tecnológico, comidas e guloseimas não são coxinhas, sorvetes, brigadeiros, feijoadas, bolos, etc, mas sim os vídeos, fotos, memes, visualizações, curtidas, comentários, etc, que aparecem em nossas telas, ou seja, saímos da boca e fomos para os olhos. É impressionante como a nossa geração se tornou refém do instantâneo. Atenção e concentração tornaram- se virtudes escassas em nossos dias. Fazemos nossas refeições, cuidamos de casa e dos filhos, e ao mesmo tempo tiramos fotos, postamos, curtimos, criticamos o político A, defendemos a causa B, assistimos a série C, e assim vai.

Aliás, falando em série, o dono da gigantesca Netflix diz certa vez que o maior concorrente da sua empresa chama-se sono. Olha a que ponto chegamos. A empresa Hula que é outra gigante digital, fez uma parceria com a Visine (fabricante de colírios), a fim de que pudessem cada vez mais nos entupir de vídeos "sem prejudicar nossas córneas" (estão extremamente preocupados a gente, SQN).

O pior de tudo isso é que nossos filhos estão cada vez mais cativos também (nada como uma galinha pintadinha para distrai-los). Enfim, o objetivo não é criticar a tecnologia. Não se nega sua utilidade para a humanidade. Entretanto, assim como o glutão que não tem limites diante de uma saborosa refeição, o "glutão tecnológico" precisa tbm controlar a sua visão e atenção.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 30/07/2020
Código do texto: T7020904
Classificação de conteúdo: seguro