DESAFIOS DO VOLUNTARIADO NO SECULO XXI: O FUTURO DO VOLUNTARIADO

DESAFIOS DO VOLUNTARIADO NO SECULO XXI: O FUTURO DO VOLUNTARIADO

O trabalho voluntário está intimamente ligado as carências. Hoje, são na maioria materiais. Muito embora haja muito de caráter espiritual ou psicológico.

É típico de um planeta no estágio da terra. Muito embora, haja países com alto grau de desenvolvimento econômico e onde as carências materiais já tenham praticamente sido eliminadas, ainda temos nações espalhadas pelo mundo onde as pessoas morrem de fome. Essa situação é o fruto maior do egoísmo. O maior mal que assola o ser humano. O Brasil mesmo ainda vive esse tipo de situação. E nem precisamos ir as regiões distantes ou menos favorecidas para constatar. Basta uma noite de inverno mais rigoroso e sabemos noticias de pessoas que morreram de frio ou fome, barracos que incendiaram porque a fogueira que foi acesa para o aquecimento saiu do controle.

Por isso, o campo de trabalho do voluntário é vasto e continuo. Porém, para esse século que se inicia, tudo demonstra que veremos o desenvolvimento econômico de nosso país e as ações desse tipo de voluntariado sendo dirigidas à povos menos favorecidos. A exemplo do que já ocorre com muitos grupos internacionais que saem de seus países e se embrenham pela África, Oceania e América do Sul.

Contudo, as dores e sofrimentos morais, são ainda abundantes por todos os lados. Inclusive naqueles países que já se livraram das misérias materiais.

Notemos a quantidade de irmãos das classes mais favorecidas que buscam os trabalhos do Atendimento Fraterno nas casas espíritas, ou o conselho espiritual de padres e pastores em outras religiões. É grande, o contingente.

Por isso, acredito que no futuro, ou seja, a medida que o planeta se desenvolve, o voluntariado estará mais direcionado aos trabalhos de cunho moral e fraternal.

Portanto, exercitar o Evangelho de Jesus, é a prática que continuara sendo exigida para aqueles que tiverem o trabalho voluntário como meta. O que sinceramente esperamos, sejam em grande numero.

Mauricio Gonçalves de Moura
Enviado por Mauricio Gonçalves de Moura em 17/07/2020
Código do texto: T7008308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.