MONTES CLAROS COMERCIAL E INDUSTRIAL

Uma cidade diferente de todas as outras pelo tamanho e número de habitantes sendo o 'centro nervoso' da vasta região norte do estado a mesma região conhecida pelos 'flagelos da seca'. Cresceu e cresceu com gosto tornando - se um grande pólo vestindo a 'roupa nova' da modernidade que não aceita coisa pouca, muito menos.. Prejuízos que não possam de ser ressarcidos com o tempo. Essa é a regra 'quem quer' 'quer não' fruto do desenvolvimento a toda sorte.

Traz ainda o jeitinho mineiro, de poucos amigos, visto e sentido no dia a dia. Garante aquilo que podemos chamar de 'única': sua gente. Trabalho, seguido de trabalho. O lugar guarda 'um tantinho assim' das cousas do passado, embora tiradas do 'usual', encontradas aqui e acolá, como a biciclete adulto (anos 70), a velha geladeira Consul vermelha, os filtros de barro sobrepostos á rodilhas de pano, etc.. E a boa comida? Temos, sim. 'Pururuca' pele de porco frita na própria gordura 'estalando' 'torradinha' depois de servida como refeição. O cheiro verde recém - colhido na horta, o charque, o doce de umbú, o melado, dentre outros. Um pedaço gostoso, senão 'bem feito', da sua matiz culinária. Minas é famosa por isso também.

O comércio tira de letra. Hoje um pouco mais incorpado na venda disso ou daquilo colocando em amostra varidade de produtos de casa e/ou vindos de fora. Fábricas e mais fábricas algumas soltando rolos de fumaça pelas chaminés. A economia local, obviamente, não encolheu, mas aumentou em resultados e satisfação. Essa é e sempre será a Montes Claros 'queridinha' de todos e todas, expondo aquilo que tem de melhor. Apresenta eventuais problemas não menos comuns como os problemas das demais cidades tipo violência, caos no trânsito e desmatamento. O progresso, muitas das vezes, é fadado á uma e outra dificuldade, própria do meio/época. Claros dos Montes está aí para quem quiser ver.

Se alguém conhece ajude - me a contar a história.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 01/06/2020
Reeditado em 01/06/2020
Código do texto: T6964528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.