A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... "O Mundo das LEIS, a Origem do DINHEIRO, A História dos BANCOS, a 'Filantropia' dos BANQUEIROS e a Evolução da HUMANIDADE". - (7ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... “O Mundo das LEIS, a Origem do DINHEIRO, a História dos BANCOS, os ‘Filantropos’ BANQUEIROS e a Evolução da HUMANIDADE”. – (7ª parte).

Observações iniciais do escriba:

1ª - Ao contrário da “Origem do DINHEIRO”, essa coisa tão BOA que mereceu apenas uma parte, sobre “A História dos BANCOS” iremos aumentar o número de versões.

2ª – A razão é muito simples. Ao invés de falarmos de “DINHEIRO” no singular (essa coisa muito BOA) falaremos de DINHEIROS no plural, ou seja, “A História dos BANCOS” essa coisa muito ÓTIMA. Muito ÓTIMA é melhor do que muito BOA. Ou não?

1ª versão – A HISTÓRIA dos BANCOS.

O BANCO do BRASIL.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

BANCO do BRASIL S.A. (BB) é uma INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA, constituída na forma de SOCIEDADE de ECONOMIA MISTA, com participação do GOVERNO FEDERAL do BRASIL com 54% das AÇÕES. É mais conhecido como BANCO do BRASIL ou apenas BB. Não confundir BB com BEBÊ. Entendem?

Juntamente com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF) (a-1), o BANCO NACIONAL de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e SOCIAL (BNDES) (a-2), o BANCO da AMAZÔNIA (a-3) e o BANCO do NORDESTE (BNB) (a-4), o Banco do Brasil é um dos cinco BANCOS ESTATAIS do Governo Brasileiro.

Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é "Ser um banco de mercado, competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto à sociedade".

O primeiro BANCO do BRASIL, fundado em 1808, também foi o Primeiro Banco da História de PORTUGAL e do IMPÉRIO PORTUGUÊS.

Ele faliu depois que a FAMÍLIA REAL confiscou os fundos e voltou para Portugal. Foi liquidado em 1829.

O Segundo BANCO do BRASIL (o atual) foi fundado pelo BARÃO de MAUÁ (a-5), em 1851.

Segundo dados do próprio Banco, a empresa possui 15.133 Pontos de Atendimento distribuídos pelo PAÍS, entre Agências e Postos, sendo que 95% de suas Agências possuem salas de autoatendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário.

Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 PAÍSES além do BRASIL.

O BANCO do BRASIL possui 5.429 Agências (não confundir Agências com Postos de Atendimentos), estando presente na maioria dos Municípios do PAÍS, com uma estrutura de mais de 109.191 Funcionários, além de 4.066 Estagiários, Contratados Temporários e Adolescentes Trabalhadores.

Em 02 de janeiro de 2019, Rubem de Freita Novaes (a-6) foi nomeado Presidente do BANCO do BRASIL em substituição a Marcelo Labuto (a-7).

HISTÓRIA.

“Foto: - Primeira página do estatuto do BANCO do BRASIL, datado de 12 de outubro de 1808, assinado por DOM JOÃO VI (a-8)”.

Foi criado o primeiro BANCO do BRASIL, sendo igualmente o primeiro Banco em território do IMPÉRIO PORTUGUÊS, por Alvará de 12 de outubro de 1808, pelo então Príncipe-Regente Dom João de Bragança (futuro Rei Dom João VI de Portugal) (a-8), por sugestão do Conde de Linhares (a-9), Rodrigo de Sousa Coutinho.

O objetivo era criar um conjunto de ações que visavam a criação de INDÚSTRIAS MANUFATUREIRAS no BRASIL, incluindo Isenções de Impostos para importação de Matérias-Primas e de Exportação de Produtos Industrializados.

Instalou-se inicialmente na Rua Direita, esquina com Rua de São Pedro, no Rio de Janeiro, com 1.200 Contos de RÉIS de capital, iniciando as suas atividades a 11 de dezembro de 1809.

Foi o Quarto Banco Emissor do mundo, depois do Banco da Suécia (1668) {a-10}, Banco da Inglaterra (1694) {a-11} e Banco da França (1800) {a-12}.

Funcionando como uma espécie de BANCO CENTRAL Misto, de Depósitos, Descontos e Emissão, dotado ainda do privilégio da Venda dos Produtos de que a COROA PORTUGUESA tinha monopólio: - O Pau-Brasil, Diamantes, Marfim e Urzela (a-13).

Forçado a Emitir Papel-Moeda Conversível sem o devido Lastro {a-14} (OURO), no intuito de Custear as Despesas da FAMÍLIA REAL, ficou desfalcado de seus fundos, devido às vultosas quantias sacadas pelos MEMBROS da CORTE e a remoção das JÓIAS REAIS que constituíam sua garantia, quando do retorno de DOM JOÃO VI e sua Comitiva para PORTUGAL, e, logo depois, novamente obrigada a Emitir Papel-Moeda para a consolidação da INDEPENDÊNCIA, foi o BANCO do BRASIL de ter contribuído para a má Situação Financeira do PAÍS.

Por LEI de 23 de setembro de 1829, foi ordenado a Liquidação do Primeiro BANCO do BRASIL.

“Foto: - À direita, Agência do BB localizada em Diamantina (MG). Nota-se o padrão estético do século XIX e a grafia da palavra Brasil com "z" (BRAZIL)”.

Já no Segundo Reinado do Império do Brasil (1822-1889), depois de uma Liquidação, ou seja, Encerramento das Atividades em 1833, Irineu Evangelista de Sousa (a-5), que viria a ser o BARÃO e o VISCONDE de MAUÁ (a-5), criou em 1851 uma nova instituição denominada "BANCO do BRASIL".

Como antes, também nascida de um Lançamento Público, dessa vez com um capital de 10.000 Contos de RÉIS.

Esse valor era considerado elevado para a época e o mais vultoso entre os das sociedades existentes na América Latina.

Nesse segundo BANCO do BRASIL há uma forte carga simbólica de suas ligações permanentes com o Mercado de Capitais.

As reuniões preparatórias e a Assembléia de Constituição do Banco se realizaram no salão da BOLSA de VALORES do RIO de JANEIRO.

Em 1853, por iniciativa do Ministro Joaquim José Rodrigues Torres (a-15), o Visconde de Itaboraí (a-15), foi determinado pela LEI de 05 de julho, a criação do novo BANCO do BRASIL, através da fusão do BANCO do BRASIL de MAUÁ com o BANCO COMERCIAL do RIO de JANEIRO (fundado em 1838), com exclusividade na Emissão do Papel-Moeda. O Visconde de Itaboraí (a-15) é considerado o Fundador do BANCO do BRASIL de hoje.

Em 1866, devido a uma Crise Inflacionária, foi cassada a exclusividade na Emissão do Papel-Moeda, permanecendo em operação com Depósitos, Descontos e Empréstimos Hipotecários.

Em 1893, veio a fundir-se com o BANCO da REPÚBLICA dos ESTADOS UNIDOS do BRASIL (resultante da fusão do BANCO NACIONAL do BRASIL com o BANCO dos ESTADOS UNIDOS do BRASIL), passando a se chamar de BANCO da REPÚBLICA do BRASIL.

As primeiras linhas de Crédito Rural do BANCO da REPÚBLICA do BRASIL datam da década de 1890 do Século XIX.

Por força do DECRETO nº 1.455, de 30 de dezembro de 1905, volta a ter o seu nome tradicional, como é conhecido até hoje, com a reabertura em 03 de julho de 1906.

Até a criação do BANCO CENTRAL do BRASIL (a-16), o BANCO do BRASIL era o BANCO do GOVERNO.

Em setembro de 2019 o BANCO do BRASIL anunciou uma parceria com a UBS para a criação de um BANCO de INVESTIMENTO. Os serviços serão ofertados na América do Sul.

“Foto: - Primeira página do alvará assinado pelo Príncipe-Regente Dom João VI que cria o BANCO do BRASIL, em 1808. Arquivo Nacional”.

ALVARÁ.

O ALVARÁ que criou o BANCO do BRASIL e Sancionou seus Estatutos, por influência do Conde de Linhares (a-9), dizia:

"Eu o Príncipe, atendendo a não permitirem as atuais circunstâncias do ESTADO que o meu REAL ERÁRIO possa realizar os fundos, de que depende a manutenção da MONARQUIA e o bem comum dos meus vassalos, etc; a que os bilhetes dos direitos das alfândegas tendo certos prazos nos seus pagamentos, ainda que sejam de um crédito estabelecido, não são próprios para o pagamento de soldos, ordenados, juros e pensões que constituem os alimentos do corpo político do ESTADO, os quais devem ser pagos nos seus vencimentos em moeda corrente; a que os obstáculos que a falta de giro dos signos representativos dos valores põem ao comércio, etc. animando e promovendo as transações mercantis dos negociantes desta e das mais praças dos meus domínios e senhorios com as estrangeiras; sou servido ordenar que nesta capital se estabeleça um BANCO PÚBLICO que na forma dos estatutos que baixo assinados por Dom Fernando José de Portugal, do meu CONSELHO de ESTADO, ministro assistente ao despacho do gabinete, Presidente do REAL ERÁRIO e Secretário de Estado dos Negócios do Brasil, etc. Determino que os saques dos fundos do meu REAL ERÁRIO e as vendas dos gêneros privativos dos contratos e administração da minha REAL FAZENDA, como são os diamantes, pau-brasil, o marfim e a urzela, se façam pela intervenção do referido BANCO NACIONAL, vencendo sobre o seu líquido produto a comissão de 2% além do prêmio do rebate dos escritos da ALFÂNDEGA que fui mandado praticar pelo ERÁRIO REAL. Ordeno que se haja por extinto o COFRE de DEPÓSITO que havia nesta cidade a cargo da CÂMARA dela; e determino que no referido BANCO se faça todo e qualquer depósito judicial ou extrajudicial de Prata, Ouro, Jóias e Dinheiro".

CAPITAL.

“Foto: - Primeiro BILHETE de Banco, emitido pelo BANCO do BRASIL em 1810”.

“Foto: - CÉDULA de 30 RÉIS Emitida pelo BANCO do BRASIL em 1856”.

“Foto: - CHEQUE (a-17) do BANCO do BRASIL emitido em 1944”.

A aparência era de Estabelecimento Mercantil, mas estava destinado a servir imediatamente ao Governo não como agente em algumas de suas transações financiais de importância, mas principalmente prestando-lhe auxílio de Crédito em circunstâncias extraordinárias, em razão de gozarem as suas Notas de Foro de MOEDA LEGAL.

O capital inicial era modesto, 1.200 Contos de RÉIS divididos em 1.200 ações de um Conto de RÉIS, por prazo de vinte anos.

Havia necessidade de conseguir os fundos para a Manutenção da MONARQUIA, facilitar o pagamento de saldos, ordenados, juros e pensões, engrandecendo o crédito público, e, sobretudo promover as transações mercantis, erigindo outra fonte de riqueza.

Principiou assim como BANCO de Depósitos, Descontos e Emissão, misto, sociedade particular, com autorização para aumentar o capital. A responsabilidade do acionista era limitada ao montante da ação.

Sua administração foi exercida por uma Assembléia de Quarenta Capitalistas Portugueses, seus acionistas, uma junta de dez membros renováveis a metade cada ano, e uma Diretoria de quatro membros, renováveis no mesmo período. Só possuía voto deliberativo cada portador de cinco ou mais ações.

Como Banco Comercial, se encarregou do desconto de letras de câmbio, comissões por cobranças, adiantamentos e hipotecas, depósitos de valores, vencendo juros e venda de produtos monopolizados pela COROA.

Suas Operações Monetárias consistiam em emissão de notas bancárias e letras à vista ou prazo fixo, operações cambiais de saque e remessa e operações de compra e venda de ouro e prata.

O Sistema Monetário assim criado consistia em moeda de papel conversível à vista em moeda metálica de ouro e prata, tendo como nota mínima o valor de US$ 30.000, para se evitar que as notas circulassem em pequenas transações, limitando-se a pagamentos elevados no comércio atacadista sem quase circular no varejista. Houve, porém, resistência na Praça do Rio à subscrição de ações.

POSIÇÃO ATUAL.

Atualmente ocupa posição de destaque no Sistema Financeiro Nacional, sendo o primeiro em ativos financeiros (R$ 1,572 trilhões), volume de depósitos totais (464 bilhões de reais), carteira de crédito (717 bilhões de reais), base de clientes pessoas total (62 milhões, clientes PF e PJ), câmbio exportação (28,1% do mercado), administração de recursos de terceiros (603 bilhões de reais, o maior da América Latina) e faturamento de cartão de crédito (12,3% do mercado).

O BANCO do BRASIL registrou em 2015, um lucro líquido de R$ 14,400 bilhões, registrando um aumento de 28% em relação ao lucro líquido do ano anterior.

No segundo trimestre de 2009 alcançou a sétima posição dentre os BANCOS mais lucrativos das AMÉRICAS, em agosto de 2012 o BANCO alcançou ativos totais de R$ 1,051 trilhão.

O BANCO do BRASIL possui importante presença no Agronegócio do PAÍS, financiando igualmente boa parte das Exportações e contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito de capital de giro e investimento.

Foi eleita a empresa do ano pelo anuário “As Melhores do Dinheiro”, da revista “ISTOÉ Dinheiro” em 2014.

Em 2019, foi eleito a Instituição Financeira mais sustentável do mundo no ranking Global 100 de 2019, da Corporate Knights.

LOGOTIPOS.

“Foto: - 1856”.

“Foto: - 1957”.

“Foto: - A partir de 1968 – atual”.

RESULTADOS FINANCEIROS.

Ano, Lucro Líquido, Ativos e Índice de Basiléia (de 2011 até 2018). Recomendo aos leitores consultarem a Wikipédia ou outra fonte de informação. Nego-me a divulgar os TRILHÕES, pois, só tenho alguns TOSTÕES no meu bolso. Complexo de Tristeza...

CONCURSO PÚBLICO.

Conforme previsto no artigo 37 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL e no ESTATUTO SOCIAL do BANCO do BRASIL S.A., o ingresso nos quadros de Funcionários do BANCO do BRASIL dar-se-á mediante a aprovação em Concurso Público.

O BANCO do BRASIL realiza concursos ofertando vagas e utilizando o cadastro de reserva de forma complementar.

O quantitativo de vagas, bem como o volume do cadastro de reserva, varia de acordo com a necessidade de pessoal do BANCO do BRASIL para cada região.

Para o cargo de Escriturário do BB é solicitado certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. A jornada de trabalho do Escriturário perfaz um total 30 (trinta) horas semanais.

COMPOSIÇÃO.

“Foto: - Edifício "Sede" do BANCO do BRASIL em Brasília”.

“Foto: - Decoração de Natal no prédio do BANCO do BRASIL na Avenida Paulista, em São Paulo”.

“Foto: - Agência de Serra Talhada, no interior de Pernambuco”.

O Banco participa de empresas controladas e coligadas, em diversos ramos como:

01 - Companhia de Seguros Aliança do Brasil.

02 - Brasilsaúde (seguros de saúde).

03- Brasilveículos (seguros de veículos).

04- Brasilseg (seguros de Vida, Habitacional, Rural e Massificados).

05 - Brasilprev (previdência aberta).

06 - BB Previdência (previdência fechada).

07 - Brasilcap (capitalização).

08 - BB Tecnologia e Serviços.

09 - BB Cartões.

10 - BB Turismo.

11 - BB DTVM.

12 - Banco Votorantim.

13 - BV Financeira.

14 - Banco Patagônia.

15 - BB Leasing Company.

16 - BAMB - Brasilian American Merchant Bank.

17 - BB Vienna AG.

18 - Ativos S.A.

19 - BB Securities LTD.

20 - BB Securities LLC.

21 - BB Securities Ásia.

22 - Banco do Brasil Américas.

De forma a aumentar sua presença no Mercado de crédito, o BB ampliou sua atuação por meio de novos produtos e serviços, tais como a criação da BB CONSÓRCIOS e do BANCO POPULAR do BRASIL (BPB).

ACIONISTAS.

01 - União – 59,1%

02 - Previ – 10,4%

03 - Capital Estrangeiro – 29,82%[32]

04 - BNDESpar – 0,2%

05 - Pessoas Físicas – 6,0%

06 - Pessoas Jurídicas – 5,2%

07 - Ações em Tesouraria - 0,7%

INCORPORAÇÕES e AQUISIÇÕES.

BANCO do ESTADO de SANTA CATARINA – BESC.

Incorporado ao BANCO do BRASIL S.A em 06 de outubro de 2008, o Banco do Estado de Santa Catarina - BESC - foi o primeiro Banco a ser incorporado pelo BANCO do BRASIL S.A.

BANCO do ESTADO do PIAUÍ.

Em 1º de dezembro de 2008, o Banco do Estado do Piauí (BEP) foi incorporado pelo BANCO do BRASIL, assumindo suas Agências, sua Seguradora e sua Financeira, ficando também responsável pelas Contas e pelo Pagamento dos Servidores do Governo do Estado do Piauí.

NOSSA CAIXA.

Em 2009, o BANCO do BRASIL iniciou o processo de negociação com o Governo do Estado de São Paulo a incorporação do Banco à sua rede de Agências, como o que ocorreu com o Banco do Estado de Santa Catarina.

No final de 2009 a negociação foi concretizada e o processo de incorporação, quase um ano depois, está praticamente terminado.

O processo de incorporação foi concluído com a extinção do CNPJ do BANCO NOSSA CAIXA.

BANCO VOTORANTIM.

No dia 09 de janeiro de 2009 o BANCO do BRASIL anunciou, por 4,95 bilhões de reais, a compra de 49,9% das ações ON do Banco Votorantim, mantendo Antônio Ermírio de Moraes (a-18) no Controle Acionário do Banco.

BANCO PATAGÔNIA.

Em 21 de Abril de 2010, o BANCO do BRASIL anunciou a compra de 51% do capital do Banco Patagônia, da Argentina. A transação foi avaliada em US$ 479,6 milhões.

BANCO POSTAL.

Em 31 de maio de 2011 o BANCO do BRASIL venceu a licitação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos referente à parceria com o Banco Postal com um lance de R$ 2,3 bilhões.

O Banco Postal possui hoje mais de 6.000 postos de atendimento, o que dará ao BANCO do BRASIL o primeiro lugar em rede de atendimento do país.

Cerca de 93% dos correntistas atuais recebem uma remuneração inferior a três salários mínimos e sua ampla malha de atendimento possibilita alcançar as regiões mais longínquas favorecendo assim a presença em 100% dos municípios brasileiros. A parceria entrou em vigor no dia 02 de janeiro de 2012.

EUROBANK.

Em janeiro de 2012 o BB anunciou a compra do Eurobank, na Flórida/EUA, que a partir de 12 de outubro de 2012 passou a se chamar Banco do Brasil Américas.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA.

A UNIBB disponibiliza programas de capacitação para diversos públicos de relacionamento do Banco.

Naturalmente, o principal público-alvo são os seus funcionários. Os treinamentos internos desenvolvidos para este público são presenciais ou auto-instrucionais, isto é, à distância.

São utilizadas diversas metodologias para a disponibilização de cursos: apostilados (onde o funcionário faz o curso em casa), por meio da TVBB, Web e a Metodologia Sinapse.

FUNDO de PENSÃO.

O BANCO do BRASIL conta com um Fundo de Pensão multi-patrocinado denominado BB Previdência - Fundo de Pensão Banco do Brasil, uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, que oferece planos de previdência complementar às empresas privadas, sociedades de economia mista, empresas públicas, cooperativas, fundações, sindicatos e entidades de classe.

O fundo fica sediado no Edifício BANCO do BRASIL, no Setor de Autarquias Norte, em Brasília.

A BB Previdência administra diversos planos, de diferentes patrocinadores e instituidores, dentre os quais empresas vinculadas ao BANCO do BRASIL.

Entretanto, não é o fundo de pensão dos funcionários do próprio BANCO do BRASIL, que possuem um fundo próprio - a Caixa de Previdência dos Funcionários do BANCO do BRASIL (Previ).

Os planos da BB Previdência são desenhados de acordo com a necessidade de cada cliente, não sendo oferecidos aos correntistas do BANCO do BRASIL, que comercializa nas suas agências e escritórios os planos da Brasilprev.

Segundo seu Relatório Anual de 2016, a BB Previdência possui mais de 107.000 participantes ativos, 2.504 assistidos e 198 pensionistas, 46 planos de benefícios, 55 patrocinadoras e 2 instituidores, e administra recursos da ordem de CINCO bilhões de reais.

CONTROVÉRSIAS.

No ano de 2012 a instituição foi a 5ª colocada em reclamações no ranking da área de assuntos financeiros, e a 2ª colocada em reclamações não atendidas.

Seu ex-diretor de marketing, Henrique Pizzolato (a-19), participou do Escândalo do Mensalão (a-20): - Recebeu R$ 336.000 para autorizar um adiantamento de R$ 73 milhões do fundo Visanet para uma agência do Marcos Valério (a-21).

Foi condenado pelo STF por Peculato, Corrupção Passiva e Lavagem de Dinheiro, e atualmente se encontra preso na Itália por uso de documentos falsos.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 44 informações, entre Referências, Notas e Ligações Externas, sobre o BANCO do BRASIL.

ALGUMAS NOTAS CURIOSAS.

01 - Conteúdo, Estadão (02 de janeiro de 2019). «Rubem Novaes e Pedro Guimarães são nomeados presidentes do BB e Caixa». Isto É. Consultado em 28 de fevereiro de 2019.

02 - O Primeiro Banco do Portugal (na Europa) – O BANCO de LISBOA – apenas seria fundado mais de 13 anos depois, em 31 de dezembro de 1821.

03 - «Banco do Brasil e UBS fazem parceria para criar banco de investimento». Suno Notícias. 24 de setembro de 2019. Consultado em 25 de setembro de 2019.

04 - «"Banco do Brasil é a empresa do ano da revista Dinheiro"». Istoé Dinheiro. Consultado em 03 de Setembro de 2014.

05 - «Banco do Brasil é eleito como instituição financeira mais sustentável do mundo». Revista Época.

06 - «Banco do Brasil é considerado o mais sustentável do mundo». Agência Brasil.

07 - «BB compra Banco do Estado do Piauí por R$ 81,7 milhões». O Globo. 11 de novembro de 2008.

08 - «BB compra 49% do Banco Votorantim - Economia - Estadão». Estadão.

09 - UOL. «STF condena por unanimidade grupo de Marcos Valério e ex-diretor do Banco do Brasil». Consultado em 31 de janeiro de 2014.

10 - Folha de S. Paulo. «Foragido desde novembro, Pizzolato é preso na Itália por uso de passaporte falso». Consultado em 07 de fevereiro de 2014.

VER TAMBÉM.

Banco Central do Brasil.

Banco da Amazônia.

Banco do Nordeste.

BNDES.

Caixa Econômica Federal.

Banco Móvel.

Caixa Eletrônico.

Economia do Brasil.

Ministério da Fazenda.

Previ.

Sistema Financeiro do Brasil.

Educação Financeira.

Associação Atlética Banco do Brasil - (AABB) {a-22}.

CATEGORIA:

BANCO do BRASIL.

Esta página foi editada pela última vez às 13h40min de 09 de janeiro de 2020.

Os vocábulos ou expressões de (a-1) até (a-22) serão explicadas durante os próximos artigos. Porém, não obedecendo à Ordem Numérica necessariamente. Por exemplo, se eu mencionar {a-10} - Banco da Suécia - faremos um referência complementar assim: - {a-10} – Banco da Suécia - 1ª versão de “A História dos BANCOS”, etc.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político" nessa estória.

Aracaju, domingo, 12 de janeiro de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.