AS PAREDES DAS ESCOLAS FALAM.
As paredes das escolas falam.
Os espaços físicos que sobrescreve uma escola qualquer que seja ela, antes de serem vistos e considerados como partes de uma arquitetura de um prédio de concretos, minuciosamente circunscrito pelas medidas dos seus espaços fixos, ele é um lugar. Um lugar que expressa uma ou diversas linguagens de si para si mesmo, e, concomitantemente, para fora.
E é lá, onde muros, portões e paredes, em seus compartimentos deixam de ser substratos de coisas tangíveis, concretos e passam ser também partes importantes da linguagens simbólicas, que, dentro das suas singularidades ou pluralidades produzem imaginários de comunicações aos observadores. Não por serem paredes enquanto algo erguido em um determinado ponto geográfico do espaço escolar. Mas sim por ser visto como um traço emblemático de algum poder simbólicos investido de valores, que em si é mais comunitários que privado. E ai, independe de serem paredes de pertencimentos particulares ou públicos, elas sempre falam.
Neste caso, os espaços das paredes das escolas, quaisquer que sejam estes, em que elas estão, elas falam e normalmente estão imbuídas de representações mesmo quando esses espaços encontram-se, desassistidos e desativadoS enquando espaços disfuncionais aos objetivos pelos quais foram erguidos e nomeados para tais fins .
Eles, todavia fazem parte de uma configuração simbolicamente maior, a educação. Logo todos os elementos são partes integrantes do consenso ideológico imaginário esperado dentro do ambiente educacional , inclusive suas paredes. Que mesmo estando estas, estaticamente fixada e as vezes esteticamente mal zeladas, elas continuam representando a escola. Em especial o seu currículo oculto que são constituídos de princípios e valores que forma o cidadão . Por isso as paredes falam, mesmo quando não lhes dão nenhuma utilidade ou emprestem-lhes, mal zelo com sujeiras, boroes e pichações através de nomes e figuras inadequadas ao ambiente que se referência com um espaço para educar cidadãos .
Mas elas também fala de forma expressivas, informativa e educacional, quando nos corredores das escolas, nos muros dos pátios, nas paredes dos banheiros se passa a enxergar a civilidade contido nos valores da educação, pelo o zelo . Mostrando que educar é: vivenciar a beleza do nosso mundo interior espelhando para fora o que ha de melhor dentro de cada um de nós. No gosto pelo o belo, no prazer pelo limpo, na preocupação pelo organização, e a conservação pelo aquilo que dever ser de todos, a educação na e pela escola. E isto as paredes falam
As vezes elas precisam mesmo falar! Se possível até gritar à nossa surdez! Ou ao menos sinalizar sobre à vida circulante do ambiente vivo que é a escola. E... se não se pode ouvir à voz da sua arte usando a visão nas paredes em seus diverdos espaços, ao menos nos espaços da secretaria da escola, as paredes precisam falar.
Que falem com os diplomas dos docentes da escola, os certificados , os troféus e medalhas conquistadas pelos alunos e a escola, expostos nelas. Falando aos olhos dos que podem veem, sobre que escola é essa!
Porventura não sao esses os acessórios que deixam a maioria das pessoas mais confiantes quando os verem nas paredes dos escritórios de médicos, advogados e engenheiros? Porque nas paredes da secretaria da escola não se pode vê expostos copias de diplomas de docentes que lá lecionam ? Será que este gesto também não é capaz de dizer sobre quem é essa escola? Que profissionais são estes ? Ou ocultar-los , deixando as paredes nuas, sem suas infringens não empobrece socialmente o status que estes têm e consequentmente cause passível desprestígios popular em relação a outras profissionais que em outros lugares lá atuam? Porque lá, em outras paredes elas falam e os olhos ao ver estimam os diplomas que lá são expostos .
Aqui, a negação deste tipo de atitude , talves seja ate uma escolha inconsciente, mas nao poderá , por certo, ocultar a realidade e as necessidades das paredes da escola escola falarem. Sendo que o seu falar poderá prepassar o ambiente escolar, revelando mais sobre a escola do que ela mesmo , enquanto instituição responsavel para transmitir o saber . Portanto, na dúvida, sobre o saber de uma escola, escute , lendo suas paredes . Pois as paredes das escolas falam. E falam muito!
Claudionor Lima/ Sociólogo-12/2019