O lado ruim do ser humano

O ser humano é complexo, uma mistura de anjo e demônio. De acordo com a Bíblia Sagrada, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com bastante inteligência e conhecedores do bem e do mal, mas com o livre arbítrio, poder de decisão, de escolher o certo ou o errado e até de se rebelar contra o Criador.

Não sabemos de onde viemos nem para onde vamos, devido nascermos com chip (alma) virgem onde nossas memórias foram apagadas. Nascemos inocentes, por isso, precisamos da educação de nossos pais e da sociedade para desenvolvermos nossos talentos. Precisamos também de uma educação religiosa, que nos ensinem a amar o próximo como a nós mesmos. E o meio onde vivemos também pode nos influenciar com um comportamento ruim.

O mundo é dividido em muitos países e povos. E cada povo tem a sua educação e cultura. A educação é um modo de se comportar diante de outras pessoas. As culturas são as tradições e modo de viver de um povo, e devem ser respeitadas desde que sejam conservadoras e que preservam a vida e a paz de cada indivíduo. Alguns povos com culturas avançadas, mas arredios com outras culturas como os astecas, maias e incas foram extintos. Alguns povos nativos solitários ainda persistem.

A nossa inteligência se desenvolve através do estudo, do trabalho e da interatividade com outras pessoas, e não da timidez. Há quem pense que os povos nativos não são ou não foram inteligentes. Não é verdade, são apenas primitivos com poucos recursos. Basta ver as construções megalíticas com uma engenharia e execução não compreendida até os dias de hoje. Alguns povos nativos, mesmo sem a tecnologia que temos hoje, tinham conhecimentos sobre astronomia, matemática e medicina, e até criaram algumas línguas.

O problema é que nem todo mundo quer ser civilizado, por preferir o obscurantismo e a marginalização. Além da falta da educação e cultura, a timidez impede de nos desenvolvermos socialmente. A timidez nos faz antissociais, melancólicos, esquizofrênicos e até violentos; e ainda nos impede de estudar e trabalhar, de lutar por nossos sonhos. A timidez não é benigna, pois afeta nossos relacionamentos sociais e afetivos. Alguns povos nativos (indígenas) são tímidos, não aceitam contatos com outros povos, e não se desenvolvem; precisam de ajuda.

A educação familiar é à base de uma sociedade justa e harmoniosa. O mundo civilizado prega uma educação e uma cultura social onde todos são iguais e merecem respeito. O desenvolvimento social conta com escolas e universidades cada vez mais qualificadas, e também ensina profissões, para que as pessoas trabalhem e se sustentem com dignidade. Os governos mantêm a infraestrutura e criam as leis de convivência e oferecem serviços variados e segurança pública para os seus cidadãos, e também mantêm em cárcere indivíduos tímidos e antissociais e violentos, onde são reeducados e devolvidos à sociedade.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 08/12/2019
Reeditado em 09/12/2019
Código do texto: T6813744
Classificação de conteúdo: seguro