Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Nicolau Maquiavel e o maquiavelismo

Quando Maquiavel escreveu seu livro “O Príncipe” em 1513 (embora a primeira edição tenha sido publicada em 1532, após sua morte), ele não sabia que seu nome se tornaria um adjetivo. E não um adjetivo que alguém tenha que se orgulhar. De seu nome veio a palavra “maquiavélico”, que basicamente significa alguém sem escrúpulos, traiçoeiro, ardiloso, astuto, cruel, pérfido, que nega as leis morais. Embora seu livro tenha sido dirigido aos que estão no poder, ele acaba por definir um tipo de pessoa que não se incomoda de usar tudo a seu favor para alcançar seus objetivos, ainda que esses venham a prejudicar outros. Certa parte do livro diz:
O Príncipe “deve parecer aos que o veem e ouvem, todo piedade, todo lealdade, todo integridade, todo humanidade, todo religião. E nada é mais necessário aparentar possuir do que esta última qualidade. Os homens, em geral, julgam mais com a vista do que com o tato, eis que ver é dado a todos, sentir, a poucos. Todos veem o que pareces ser, poucos sentem o que és.”
É incrível que um livro escrito há quinhentos anos seja uma descrição exata de algumas pessoas que hoje estão à nossa volta, pessoas que para alcançarem o poder, não necessariamente o poder político, mas o controle que o faça “superior” a alguns, como se isso fosse a coisa mais importante, o faça sem se importar com os meios utilizados. Para tais pessoas o importante é ser bem sucedida em sua busca. Maquiavel descrevia a natureza humana de seu tempo, não sei se sabendo ou não que a natureza humana seguiria a mesma.
Infelizmente, todos têm ideias maquiavélicas às vezes. O ideal é lutar contra elas e não permitir que tais ideias penetrem na nossa mente e nos faça prejudicar outros, ainda que sejam pessoas que se declarem nossos inimigos. Não vale a pena. Mas essa é só minha opinião.

 
Parzival
Enviado por Parzival em 25/10/2019
Código do texto: T6778644
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Parzival
São Paulo - São Paulo - Brasil
348 textos (13317 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/19 15:14)
Parzival