A Geração Atual: O Ciclo de Pessimismo, Desânimo e as Distrações

28 de Setembro de 2019

Saudações, caros leitores!

Tenham uma boa leitura e também boas reflexões.

Uma das coisas que é notável na sociedade, é a triste maneira pela qual as pessoas conduzem suas vidas. De uma forma cada vez mais negativa, perdendo seu equilíbrio e o controle de si mesmas.

Tudo começa na ausência de organização e clareza de ideias, ou seja, na mente do ser humano.

Existem inúmeros planos, projetos para a vida, porém não há uma reflexão profunda sobre cada um deles e sobre os processos, esforços e sacrifícios necessários, que levam a conquista de tais objetivos. Devido a ausência destas reflexões, ocorre um estado de inatividade. Pois, não é possível transportar os projetos, do campo das ideias para o campo prático, sem haver uma profunda análise e planejamento de hábitos, ações, pensamentos, etapas que aos poucos vão construindo, a mudança desejável na vida.

Então, neste estado de não ter atitudes, consequentemente se frustram devido aos objetivos não alcançados e isto causa um profundo pessimismo. Onde o ser humano não se sente capaz, começa a enxergar a vida de maneira negativa, em todos os aspectos, assim chegando ao estágio do desânimo.

A partir deste ponto, todos estes planos, as metas e os desejos, ainda continuam a percorrer a mente, mas ao mesmo tempo surgem pensamentos pessimistas, onde se começa a pensar em obstáculos, barreiras, enfim chegando a conclusão de que nada vai dar certo. Por isso, perde-se a vontade de fazer o que se fazia antes, perde-se o ânimo, a alegria e o prazer.

É um estado de completo desequilíbrio, onde não há rumo certo, as coisas não tem mais sentido e a decisão, que supostamente vai sanar estes problemas, acaba por piorar tudo. Isto é, a distração da mente, seja através de uma viagem, um evento social com a família ou amigos, seja através do lazer, dentro ou fora de casa, o ser humano começa a se prender em coisas que o fazem esquecer de seus problemas, entretanto é necessário lembrar que este esquecimento é momentâneo. Pois estas distrações, que são uma pequena fuga da rotina e das situações reais, duram pouco. Portanto, quando alguém que está neste estado, volta a sua realidade normal, todos os problemas e frustrações vem à tona novamente, assim como todos os sentimentos ruins que são acumulados. Todas essas coisas, formam um ciclo constante, de pessimismo, desânimo, distrações.

Por esta razão, há nos dias de hoje uma sociedade de pessoas deprimidas, estressadas e desanimadas, vivendo todos os dias em um ciclo de mesmice, seguindo as mesmas rotinas, pensando sempre nas mesmas coisas, sempre se lamentando e nunca fazendo nada.

Os jovens desanimados de seus estudos,afazeres das escolas, faculdades ou domésticos, cansados de sua família. Os adultos estressados com seus trabalhos, suas casas, seus filhos.

O problema é que não existe solução mágica para evoluir na vida. A batalha constante contra si mesmo, contra seus defeitos, contra suas limitações, é a única maneira de alcançar algo significativo, é a única maneira de elevar-se a si mesmo, seja o espírito, o corpo ou o intelecto. Deve-se buscar um equilíbrio e ao mesmo tempo, mudanças positivas e constantes, todos os dias.

Encarar a vida de frente, ao invés de fugir, enfrentar os problemas e enfrentar a si mesmo. Este é o verdadeiro segredo do sucesso. A atitude, a prática, constantemente, a verdadeira evolução do ser humano.

Autor: Chishiki

Agradeço a sua leitura!