Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A importância das Letras para a sociedade

Por volta das 08:00h de hoje fiz uma somatória do conteúdo do site Recanto das Letras, e ao fazer isto descobri que ele tem cerca de 5.295.000 (cinco milhões, duzentos e noventa e cinco mil) textos e 59.770 (cinquenta e nove mil setecentos e setenta) áudios.

Em 2013 quando eu estava procurando um local para hospedar os meus textos na Web, de todos os sites que encontrei este foi o que mais me agradou, justamente por causa do grande número de escritores e escritos e a difusão do conteúdo propiciada pelos mecanismos de busca na internet.

Afinal de contas, todo mundo que gosta de escrever, quer ser visto/lido/reconhecido, não é mesmo? Até porque, o que adianta a gente manifestar nossas opiniões, expor a forma como pensamos o mundo, se ninguém nos lê?

Apesar desses serem os principais motivos de eu estar aqui, eles não são os únicos. Eu me aconcheguei também no Recanto das Letras com a intenção de poder ajudar, de alguma forma, o desenvolvimento dessa nossa sociedade que está carecendo de inúmeras transformações e que equivocadamente vale-se da ideia que as mudanças sociais somente ocorrem quando alguém pratica uma ação física: Torna-se ativista, participa de protestos nas ruas, participa de seminários e congressos, candidata-se a algum cargo político etc.

Muito bem, não é preciso ser nenhum gênio para descobrir que as mudanças, especialmente as sociais, acontecem através de ações mais agressivas…diretas – no entanto, as ações indiretas, como as que acontece através da comunicação escrita tem igual importância.

Neste contexto, é importante lembrar que existem pessoas e pessoas no mundo. Há aquelas que gostam de atuar na linha de frente, dando a cara para bater, mas também há aquelas que adoram trabalhar nos bastidores. Desses dois perfis de pessoas, eu me encaixo no último.

Por me identificar com o segundo perfil, é que estou aqui, dando esta pequena contribuição, tecendo estas palavras, com a intenção de poder ajudar promover o pensamento crítico entre esses leitores do Recanto das Letras, cujo muitos deles seguem o senso comum apenas para satisfazer seus egos pomposos e criar status.

E por falar em senso comum, notei que aqui no Recanto virou modinha escrever textos; poesias, poemas, mensagens, frases, pensamentos que falam sobre amor, felicidade, esperança, otimismo – não que os leitores não precisem de mensagens que os alegrem, levantem suas autoestimas, ajam como bálsamo para suas feridas – não é isso.

O problema é que essa mania das pessoas ficarem lendo apenas o que lhes agradam, lhes satisfazem, acabam desviando suas atenções de coisas realmente relevantes e que merecem atenção imediata, como o aprendizado por exemplo, que mediante a realidade dos fatos afirma que nem de consolação vive o homem.

Penso eu que o ser humano não deve viver apenas de palavras de felicitações, de discursos de que a vida vai melhorar, de promessas de que Deus vai libertar/curar/ fazer prosperar porque essas afirmações, quando disseminadas de maneira exacerbada e indiscriminada (como acontece), acaba engessando pensamentos, alienando, mantendo os indivíduos num estado de conformidade – fazendo com que eles passem a acreditar piamente de que as situações só podem melhorar/mudar se houver um salvador que os liberte (pode ser um político, um sistema) ou uma intervenção divina. E isto está longe de ser verdade, porque a evidências mostram que as mudanças só ocorrem quando passamos a ser o agente das mudanças que queremos ver no mundo.

Logo, como eu tenho a modesta pretensão de poder ser um agente de transformação no mundo, é que vou delinear o pensamento a seguir mediante o que foi exposto acima: - Eu não gosto de uma boa parte dos milhões de textos que tem aqui no Recanto das Letras simplesmente porque eles não ficam apenas mitigando, mas tomando o espaço também de publicações importantíssimas que tem por aqui e que merecem todo o destaque.

Assim, se eu fizesse parte da equipe de administradores do Recanto e tivesse algum poder de decisão eu sugeriria uma repaginação urgente desta casa, afinal de contas a escrita tem um papel importante no desenvolvimento humano e social.
Marco Bueno
Enviado por Marco Bueno em 30/08/2019
Reeditado em 30/08/2019
Código do texto: T6732929
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Marco Bueno
Carapicuiba - São Paulo - Brasil, 47 anos
68 textos (5074 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/07/20 07:47)
Marco Bueno