CÂMARAS MUNICIPAIS
Razão de Ser da Organização:
As Câmaras Municipais têm como missão Planejar, Organizar e Executar com a ajuda do Executivo Municipal, sobre tudo ao peculiar interesse do Município, especialmente os interesses da População, centradas em políticas sociais, educativas e culturais, com propósitos focados nas pessoas, para que estejam preparadas para a competitividade, para a inovação e modernidade, pautando à sua atuação na inclusão, na coesão na sustentabilidade, na eficiência, na transparência e na participação. Era para ser assim! E não defender somente seus próprios ideais políticos, sem pensar no semelhante.
-O concurso é importante, mas na esfera Política, não determina capacidade de ninguém, apesar de constar em alguns casos de Provas de Títulos, e esta não ter caráter eliminatório, uma pessoa não é reprovada por ter um diploma (certificado) a menos, porém, tem efeito classificatório. Ou seja ganha pontos quem tem formação mais consistente.
-Contra: Os concursos exigem despesas que muitas vezes as pessoas não podem realizar, algumas fazem sacrifícios, ou mesmo os pais, e no final, não comprova conhecimento, responsabilidade, caráter, ética e muitos outros fatores, além do que, existem "casos diversos" de pessoas que não passam e ocupam o cargo, isso é notório, só cumprem o regulamento. O mais importante além de nomeação, concurso e prova de títulos, é experiência em recursos humanos, agregada a outros valores.
Não estou com isso generalizando, também, não é só nas Câmaras Municipais que acontece, mas em todos os Poderes Públicos. Falta muito para as Instituições Públicas tornarem-se Organizações de valor.
No geral, as repartições Públicas não funcionam a contento, votos são trocados por "empregos", pessoas que recebem e ficam sentadas o dia inteiro papeando, não sabem fazer o O, só quando sentam, é muito triste ver tantos desempregados, pessoas formadas, outras que têm cursos técnicos, e pessoas também, que muitas vezes não têm nenhum curso, mas são inteligentes, podem assumir um trabalho e não só um emprego. É com muita tristeza que presencio isso sempre e fico indignada...
Um desabafo