Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A COR BRASILEIRA

“Na verdade a sociedade brasileira não tem condições históricas de se enxergar como realmente é: Da cor levemente coberta de branco, como os bolos de chocolate que se adornam de glacê. Por que não conseguimos ver no espelho nossa própria face?” (Joel Rufino dos Santos)

Essa frase foi escrita por um brasileiro, Joel Rufino dos Santos,  escritor historiador e professor na faculdade  federal do Rio de Janeiro . Seus pais pernambucanos, descendentes de Africanos, Etiópia e portugueses. Joel foi perseguido e preso por dois anos durante a ditadura militar por causa de suas idéias contra o regime. Joel Rufino é um dos ícones em nosso país no que se refere a cultura africana no Brasil, sendo autor de uma grande quantidade de livros e contos publicados sobre o tema.

Temos de levar em conta que até o início do século XX, quando os imigrantes começaram a chegar em nosso país para substituir a mão de obra escrava,  a população de origem africana era uma grande maioria, principalmente nos estados do nordeste e Rio de Janeiro.
Historicamente pouco foi feito para integrar a população negra na sociedade brasileira, embora por outro lado temos forte influência na musica, dança, religião, culinária e folclore. Durante o período de escravidão foram tratados como animais e, a situação não mudou muito após a “canetada” da Princesa Izabel. Os afros e seus descendentes estão  aguardando uma liberdade que ainda não chegou.

De forma velada e prudente podemos  nos dias de hoje notar a ação do racismo e preconceito que paira sobre os ombros dessa gente. Os dados do IBGE recentemente divulgados demonstram claramente que os negros tem uma condição de vida inferior a dos brancos em todos os aspectos, como salário, emprego, escolaridade, saúde, habitação e outros fatores preponderantes a vida moderna.
No entanto não se pode furtar de mencionar que temos em nosso país muitos negros bem sucedidos em todos os setores,  mas se levado em conta a porcentagem é pequena.
Há quem defenda a postura do governo de por força de lei garantir aos negros cotas nas vagas de faculdades, em contrapartida outros acreditam que essa atitude pode num futuro próximo servir de desmerecimento aos negros que conseguirem um curso superior.

Quando temos de lidar com o comportamento da humanidade, há de se tomar muito cuidado devido sua complexidade. É muito comum ouvirmos falar em preconceito do branco para com o negro, porém não podemos deixar de destacar que também há o preconceito do negro bem sucedido para com outros de sua própria raça juntamente com a segregação do negro para com o branco em muitas situações.
É provável que Deus fique sem entender o bicho homem quando em seus ensinamentos transmitidos pelo seu Filho NSJC diz: “E Deus criou o homem sua imagem, para que reine sobre a terra”, e nós reles mortais ficamos impondo restrições sobre a cor da pele.
nestorfelini
Enviado por nestorfelini em 04/08/2017
Código do texto: T6074412
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
nestorfelini
Santo André - São Paulo - Brasil, 70 anos
76 textos (54375 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/08/20 22:15)