O Cinismo

O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates e como tal praticada pelos cínicos. Para os eles, o propósito da vida era viver na virtude, de acordo com a natureza. A doutrina desapareceu no final do século V.

Por volta do século XIX, a ênfase sobre os aspectos negativos da filosofia cínica levou ao entendimento moderno de cinismo a significar uma disposição de descrença na sinceridade ou bondade das motivações e ações humanas e como caraterização de pessoas que desprezam as convenções sociais.

No Brasil, o Cinismo surgiu depois do fim da Ditadura Militar, quando foi adotado como norma geral de conduta pelos politicos. Aqui os pontos fortes dessa corrente filosófica foi o desprezo total aos eleitores e a Sociedade em geral e a completa falta de pudor ao assumir públicamente sua conduta nefasta.

Dentre os muitos representantes dessa filosofia podemos citar como exemplos marcantes o Sr. José Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros, Sergio Cabral, Eduardo Cunha, Luiz Inácio Lula da Silva e outros.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 02/03/2017
Código do texto: T5928222
Classificação de conteúdo: seguro