Recicle valores
Com cada vez maior repercussão vêm sendo tradadas as campanhas de consciência ambiental. E não seja para menos, toda a vida do planeta tem sofrido drásticos impactos vindos de ações humanas. Porém, existe um erro no apontamento dessas ações limitando-as apenas em danos causados diretamente na natureza, bem como: poluir o ar, o solo e os rios, maltratar plantas e animais ,etc. O erro infelizmente vem sendo cometido repetidamente pela sociedade nessa e em outras questões, e consiste em pular degraus a fim de solucionar determinados problemas sociais considerando desnecessária a atenção na parte mais importante, a base, pois esta encadeia todo o percurso do problema.
Agregar toda a preocupação a essas atitudes específicas na intenção de consciência ambiental desconsidera que todo lugar habitado no mundo é um meio ambiente , principalmente o que ocupamos no nosso cotidiano, e é tão importante para nós quanto um ambiente natural. Se analisarmos o meio em que vivemos podemos ver com clareza que não são apenas os recursos naturais que vêm sendo prejudicados. Existem problemas no comportamento ético em meios profissionais, estudantis, sociais e principalmente familiares, que é onde essa noção de comportamento começa a se formar e é a base para a formação de novos cidadãos. Consciência ambiental começa na maneira em que tratamos as crianças ao nosso redor.
Estamos cada vez mais maltratando-nos uns aos outros, nos preocupando mais em viver de bens do que em viver de bem; mais importância é dada as vantagens que um lugar lhe traz do que se ele é ou não agradável. As pessoas tem uma noção egoísta sobre os meios em que vivem de que precisam proporcionar desconforto para os outros indivíduos para se sentirem melhores, porém tais ideias individualistas prejudicará a todos que estão partilhando do mesmo ambiente e afetarão diretamente e de maneira negativa a suas próprias qualidades de vidas. É necessário uma reparação no comportamento humano em todos os conceitos de ambiente, pois desses refletem o estado da natureza e as vidas que dela dependem.
O amor ao próximo faz sim relação direta com a consciência ambiental. Afinal, se não pudermos gostar das pessoas próximas a nós o bastante para cuidar delas, e ainda, se não pudermos gostar das pessoas que, mesmo não sendo tão próximos, convivem conosco, o bastante para respeitá-las; como poderemos gostar dos lugares próximos a nós o bastante para cuidar deles ? Como poderemos gostar de lugares que mesmo não tão próximos, como a natureza, são essencialmente importante para nossas vidas, o bastante para respeitá-los? É preciso reviver a importância de valores que se perderam com tanto descaso, como: respeito, compaixão, solidariedade e responsabilidade; precisamos entender o quanto sentimentos bons fazem a diferença para toda a vida no planeta e que por meio deles é possível direcionar a visão sobre consciência, e que antes de tudo, são esses sentimentos e valores que precisam urgentemente serem reciclados e reutilizados.