No lugar certo?
NO LUGAR CERTO?
Na vida sempre existem questões que buscam colocar nossas expectativas em seus devidos lugares. Desde o passado, os filósofos e os contadores de histórias tinham sua pedagogia própria de dizer as coisas, de admoestar e de criar figuras capazes de provocar o riso ou de ministrar conselhos úteis à vida.
O fabulista Esopo, por exemplo, com medo da opressão dos tiranos, colocava suas críticas e invectivas na boca dos animais. Para todos os efeitos, eram eles que estavam dizendo as coisas. Muitas vezes, os animais, as coisas simples e até inanimadas são capazes de nos dar boas lições.
Conta uma parábola moderna que uma mãe e um bebê camelo estavam por aí, à toa, quando o bebê perguntou à mãe:
– Por que os camelos têm corcovas?
– Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para armazenar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
– E porque nossas pernas são longas e nossas patas são arredondadas?
– Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas longas eu mantenho meu corpo mais longe do chão do deserto que é mais quente que a temperatura do ar e assim fico mais longe do calor. Quanto às patas arredondadas eu posso me movimentar melhor devido à consistência da areia! – disse a mãe.
– Certo! Então por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atra-palham minha visão.
– Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto – respondeu a mãe com orgulho.
– Ta! Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto; as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então o que é que estamos fazendo aqui no zoológico?
Moral da história:
Habilidade, conhecimento, capacidade e experiência só são úteis se você estiver no lugar certo!
Você está no lugar certo?