GQ na Copa e na cozinha (1)
Faltam menos de cem dias para a Copa do Mundo, e as cidades sede seguem sem a estrutura e sem a mobilidade planejada e tão divulgada, um legado do acontecimento internacional. A proposta motivacional era preparar um país, com cidades em condições de receber turistas e dólares estrangeiros. Ficando a população, no póscopa, com a infraestrutura utilizada para sediar uma Copa do Mundo.
Na contagem regressiva já há uma ideia de como a casa vai ficar bagunçada depois da saída das visitas. Turistas deverão chegar à cidades maquiadas, e populações deverão amargurar seus sacrifícios postergando melhorias. A gestão da qualidade (GQ) ficou na teoria, ou melhor, continuará até ser alcançada.
Como exemplo a cidade do/de Natal/RN que corre contra o tempo tentando terminar suas obras de comodidades e mobilidades urbanas. A cidade vem suportando e acomodando arengas entre São Pedro e São Cristovão. Enquanto São Gonçalo só observa, sem abrir para pouso ou decolagem, com visibilidade e visão limitada, operando só no visual com auxilio de catavento, e sem instrumentos. A inauguração do novo aeroporto foi prevista para o dia primeiro de abril (01/04/14), curiosamente com um voo da Gol Linhas Aéreas. Esta data pode trazer surpresas aos distraídos, levando um gol contra.
Espaços de lazeres e fazeres com acesso público, devem ter conceitos de acessibilidade. Calçadas, travessias e guias rebaixadas, sinalização táctil e mobiliário. Comodidade para o usuário, não usuário ou transeunte acessar, transitar, entrar e ficar pelo tempo necessário.
Independente dos espaços serem de responsabilidade pública ou particular a acessibilidade deve existir. Espaços particulares, principalmente os comerciais devem facilitar o acesso de seus clientes, independente do poder aquisitivo exibido.
Acessibilidade climática, comodidade para ficar. As intempéries podem ser previsíveis com antecedência de alguns dias ou de algumas horas. E situações climáticas sazonais antecipadamente. Para isto uma infraestrutura também deve ser prevista para surpresas aguardadas e inesperadas: excesso de clientes, excessos pluviométricos e barométricos; calor e umidade, ventos excessivos.
Muitas são as modalidades de participar deste evento internacional, assistindo aos jogos de futebol: em casa, no trabalho, ou no estádio; em um clube, bar ou restaurante; ao vivo, no computador, na televisão, ou no telão. Antes, durante e depois dos jogos espera-se uma qualidade na copa e na cozinha, chegando ao salão. Das entradas às saideiras, e do couvert à sobremesa. Com direito a acompanhamentos e serviços; molhos e temperos; bebidas quentes e geladas, cafezinho, docinhos e licores com toques regionais.
A GQ é esperada na Copa e na cozinha, com processos sistemáticos que objetivam oferecer o melhor: com sabores e saberes, aromas e visuais. Atingir o melhor serviço, conquistando e fidelizando clientes.
Durante a Copa, estádios e arenas funcionaram como embaixadas da FIFA, com regras e sabores próprios. Reinos de qualidade, com leis e normas próprias para atender clientes, torcedores e fornecedores. Fora do campo e fora dos estádios acontecem outras regras. Clientes e torcedores com suas próprias ferramentas de escolhas e de gestão serão os avaliadores e auditores de bares e restaurantes. A gestão de uma digestão completa e satisfatória.
O denominado cliente, consumidor ou comensal, tem ferramentas próprias para avaliar uma refeição, quesitos como: apresentação do prato, temperatura e variedade, qualidade dos ingredientes, cozimento e a harmonia entre os ingredientes associados a temperos que trarão sensações e impressões de sabor e prazer.
Por outro lado cabe ao comerciante identificar o seu cliente e consumidor buscando oferecer alem de uma boa refeição um ambiente agradável e higiênico, apoiado em um PAS (Programa de Alimentação Segura).
Diante de toda uma exigência da sociedade e do consumidor soma-se que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar incentivando ações de um manejo ecológico com controle de pragas usando inseticidas naturais, e o uso de adubos orgânicos.
Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 16/03/2014 Texto escrito para: Jornal de HOJE Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento
Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento
Key Words: management; quality; knowledge
Roberto Cardoso (Maracajá) ESTRATEGISTA
INFORMÁTICA EM REVISTA |ANO 8 | Nº 89 |PAG 20 DEZEMBRO 2013 | NATAL/RN
PRÊMIO DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013 Categoria Colunista em Informática