Fico pensando sobre valores



Valores que nos são passados desde a infância.
A maioria está tão presente em nossas vidas que mão precisava ser constada em leis humanas.
Já nascemos com exemplos, e sabemos que devem ser cumpridos, como: Não matar, não roubar. O homem deve defender a mulher e as crianças. Que pais e mães devem ser respeitados. Que devemos escutar os mais velhos e outras verdades. Respeito parece que algo neste sentido está sendo negligenciado. Começa aí a base de tudo.
Sem hierarquia, reina o caos. Antigamente, chamávamos às pessoas de senhor e senhora, de repente ficou careta assim falar. Professores eram respeitados assim como autoridades e mais velhos. Tomávamos a benção dos pais, tios e avós. E os amávamos. Hoje não vejo este respeito. Falam muito em direitos, mas não em deveres.
Respeitar o bem alheio. Respeitar o outro. Fala-se muito em homo e hétero, mas não fala em dignidade que eles têm. Como se uma opção sexual ou de fé fosse passaporte de dignidade. A fé deveria ser, mas sabemos que não é.
Conheço pessoas dignas em todas as opções, de fé e sexual.
Mas se a sociedade passar a mão na cabeça de crianças e não educá-las, nosso final de vida será terrível. Não as ensinamos a nos amar, e sim, considerar um estorvo. Nossas crianças não são criadas pelas mães, e sim, em creches, por estranhos sem treinamento e sem amor por elas. Muitas mães quando chegam em casa, a criança já dormiu e só a veem rapidamente pela manhã, e quando veem, porque muitas ficam com os avós.
Quais os valores que nossas crianças estão recebendo de estranhos? Que filmes veem na tv e na net? Com quem falam durante o dia em seus celulares? Quem conversa com os pais, se à mesa tem celulares em atividade, e em todos os lugares?
Há vídeos de agressões no facebook de portas de escolas e agressões. Mulheres brigando por machos, mostrando facas e jurando rivais de morte. E em sua maioria são menores de idade, e pessoas curtindo e rindo.
Senhoras colocando piadas de conotação sexual e rindo. Acabou a censura, tudo ficou no tudo pode. A postura das fotos femininas parece dizer “olha como sou sexy”. Homens falam mal de mulheres e riem. Alguns são maldosos com pessoas fora dos padrões de beleza. Critica-se a fé do outro, e morrem de rir.
Divulga-se qualquer coisa, certa ou errada. Pior: os erados não são punidos. As leis protegem os menores, mas não os corrige. Pais não podem ensinar a profissão aos filhos, e se ajudarem em casa, reclamam, e acham que estão sendo injustos com eles. Sempre o irmão mais velho cuidou do menor como algo normal. Lavar uma louça e arrumar a casa sempre foi normal. Não ter dinheiro para comprar doces e guloseimas e brinquedos caros sempre foi normal. Mas hoje se dá tudo, e pouca presença.