Evolução ou destruição?
Cremos que o ser humano começou a evoluir a partir do momento em que começou a caçar passando a consumir carne e absorvendo certas proteínas e também quando deixou de ser crucífero, consumindo alimentos cozidos encontrando maior satisfação alimentar, deixando de passar tanto tempo se alimentando, desenvolve o córtex cerebral e sofre algumas alterações físicas após a descoberta do fogo, como a perda da visão aguçada, de alguns pelos e dos caninos extensos. O ser humano começa a desenvolver determinadas áreas do cérebro e a incluir o fogo em sua vida usando para iluminar, aquecer e cozinhar.
Será que quando nós seres humanos começamos a nós modificar devido ao desenvolvimento da massa cefálica realmente começamos a evoluir, ou simplesmente começamos um processo de destruição? Daí em diante, o homem começa a se desenvolver ainda mais, criando civilizações que agiram mutuamente alterando as condições de vida no planeta, não há duvidas que o ser humano levou um certo tempo para tornar as condições de vida tanto sociais quanto existências mais complexas, se antes nós tínhamos alimento numa floresta, quando ficava escasso migrávamos para outro lugar onde havia alimento assim nos mantínhamos alimentados e ainda dava tempo para que o lugar anterior recuperasse sua produtividade. Agora o temos empregos onde trabalhamos determinados prazos, muitas vezes fazemos hora extra e mesmo assim quando recebemos o pagamento estamos cheios de débitos para pagar que nem sabemos se a nossa alimentação vai ser descente durante o restante do mês.
Vemos também surgimento de várias tendências quando começamos a nos organizar em sociedades mais complexas, criam-se compartimentações para agrupar os membros da sociedade, onde cada compartimentação exerce poder sobre a outra de forma desigual. Criam-se também regras para a convivência onde quem não se adequasse e/ou aceitasse essas regulamentações, fica de certa forma, excluso dessa sociedade.
Por outro lado não dá pra negar o quanto evoluímos se antes seria necessário uma enorme caçada para conseguir carne, hoje vamos ao açougue e simplesmente compramos a carne que necessitamos comer, mas por trás desse simples “comprar’ acontece mutuamente muitos fenômenos anteriores e posteriores para que essa carne possa ser comprada e consumida.