A UTOPIA DA SOCIEDADE HUMANA
Em algumas centenas de anos a humanidade estará preparada para viver sem ser obrigada a pensar que precisa do dinheiro. O que é inimaginável hoje segundo nosso atual estilo de vida, será realidade no longínquo futuro quando atingirmos elevado grau de evolução moral e intelectual. Naquela ocasião será sim, bem possível uma sociedade que não dependerá do dinheiro. É comum as pessoas não concordarem com coisas que ainda nem estão ao alcance do intelecto humano, haja visto as tecnologias que existem agora, se alguém lá nos anos de 1940 ou 1950 dissesse que um dia existiria aparelhos de comunicação nos quais se poderia conversar e ver a pessoa onde quer que ela estivesse, certamente seria ridicularizada. Nossa geração não precisa ficar ansiosa por ver um mundo que não precisa de dinheiro, ainda estamos muito longe dessa possibilidade. Se isso é bom ou é ruim, ninguém sabe e não pode dizer com nenhuma certeza.
Apenas uma afirmação em relação a isso pode ser verdadeira: a de que o dinheiro tem sido a razão de tantas violências, desigualdades, corrupção, ganância, guerras e mortes.
Assim como a humanidade ainda não está preparada para viver uma realidade social sem o dinheiro, em igual proporção tem demonstrado que também nunca esteve preparada para viver na dependência do mesmo. O que nos primórdios foi desenvolvido para ser um facilitador da vida e das relações humanas foi se transformando, ao longo do tempo, em um dificultador da vida e das relações humanas, provando que o que digo aqui é verdadeiro.
Roberto Carlos Braz do Nascimento
(Roberto Braza)
17/01/2014