Pela posse responsável dos cães

Enquanto muitos discutem se os cães da raça pit bull são naturalmente violentos ou se o cão é apenas resultado da criação imposta pelos donos, perde-se tempo com o que realmente deveria ser feito: uma lei de posse responsável dos cães de raças consideradas perigosas. Quem quiser criar um cachorro da raça pit bull, rotweiller ou qualquer outra que possa ser considerada um perigo, que se comprometa a usar focinheira e coleira no seu animal e a respeitar outras regras de segurança para que ele não se torne um perigo para outras pessoas.

Apesar de muitos defenderem que a raça pit bull deve ser exterminada, deve-se lembrar que todo cão pode se tornar agressivo e ferir gravemente ou matar um ser humano,o que prova que, simplesmente, exterminar uma ou mais raças é uma solução simplista. O que toda pessoa que quer adquirir um cachorro deve é se comprometer a criá-lo bem, tratando-o de forma humana e adotando regras de segurança para que ele não venha a se tornar agressivo e incontrolável.

Vale salientar que não devemos esquecer que cães são animais de comportamento imprevisível e necessitam que o dono mostre que é ele quem manda. Devemos evitar se aproximar deles quando estão comendo ou dormindo e não fazer movimentos bruscos pois, se corremos ou pulamos perto deles, na sua concepção animal, viramos presa.

Portanto, antes de eliminar esta ou aquela raça, alegando que é um perigo para o ser humano, pensemos em criar qualquer raça de maneira responsável, lembrando que criar um animal é ser responsável por ele e pelos atos que ele possa praticar já que animais, ao contrário dos seres humanos, não têm consciência moral e não sabem calcular os danos que suas ações podem provocar.