Dia da Criança
O Dia da Criança nasceu, oficialmente, a 20 de novembro de 1959, data em que a ONU reconhece este dia como Dia Universal das Crianças, pois este dia ficou marcado com a aprovação da “Declaração dos Direitos da Criança” para que todos os países do mundo passassem a estar mais atentos aos direitos das crianças, sobretudo as vítimas de discriminação, de doenças, de fome e de maus-tratos. Trata-se de uma lista de dez princípios, que se forem cumpridos, podem fazer a diferença e com que as crianças de todo o mundo tenham uma vida digna e feliz. No entanto, a data efetiva de comemoração varia de país para país.
A publicidade transforma qualquer produto num sonho para as crianças e os adultos saem às compras, procurando realizar esse mesmo sonho. Mas, a realidade é que, muitos desses adultos nem sequer se lembram do presente oferecido no ano anterior e/ou nem sabem onde está guardado. Deverá encontrar-se em algum baú, gaveta ou em alguma caixa. Se não tiver sido algo significativo, já terá sido esquecido. Se analisarmos com algum cuidado, iremos perceber que as nossas crianças possuem brinquedos em demasia, brincando com dois ou três, ou seja, com os preferidos. Estes sim, são os significativos. A verdade é que a quantidade de objetos pode ser proporcional à distância, à ausência e ao vazio. No entanto, coisas não se tornam presença. Dar amor a uma criança, é promover um mundo melhor, é mais importante e mais significativo. A criança que recebe amor, repassa amor, produzindo um ciclo no qual todo o ser humano é respeitado e valorizado.
CRIANÇA: é um ser frágil, dotado de uma capacidade de amar e acreditar. É um pequeno pedaço de sonho que cruza as nossas vidas e nos enche de alegria, cujo sorriso enternece os nossos corações. CRIANÇA: é uma pessoa a iniciar a sua caminhada nesta vida. Temos o privilégio de a acompanhar, amar, respeitar e apoiar. Menino ou menina com o coração repleto de esperança, curiosidade, verdade, amor e carinho.
SER CRIANÇA é ver sempre o lado positivo da vida, é correr, é brincar, é não se preocupar com o dia seguinte. É criar um mundo só seu, sem defeitos, cheio de guloseimas e animais de estimação. SER CRIANÇA é olhar para o mundo com simplicidade, é dormir apenas duas horas para recarregar as pilhas e começar tudo novamente.
01 Junho 2013