A ESPERANÇA

Aquele que tem esperança caminha para onde os outros não ousam ir e enxergam onde ninguém nada consegue ver. É na esperança que aquilo que se espera acontece. É na esperança que somos salvos, como diz o apóstolo Paulo. É na esperança que almejamos coisas melhores e um novo dia.

A esperança é irmã gêmea do entusiasmo. Assim como uma pessoa para ser bem sucedida precisa do entusiasmo porque ele faz dançar as pedras e encanta até as feras, sendo uma poderosa força que vence as dificuldades e leva à vitória e ao sucesso, como escrevi num artigo sobre o tema, publicado no Olhar Direto de 16/04/13; é a esperança que nos dá a confiança de que o que o nosso desejo irá se realizar. O sucesso ou outro sonho pode demorar, mas vai acontecer. É esse acreditar; é esse crer; ter por certo e dar como verdadeiro, que se chama esperança.

A esperança faz você acreditar. O entusiasmo faz você ir à luta e vencer. Não existe um sem o outro. A esperança sem o entusiasmo ou o entusiasmo sem esperança é igual à planta que não recebe adubo e nem água: suas folhas murcham e ela um dia morre. Então, é assim: tudo o que você espera acontecer tem de ser aguardado com fé viva, isto é, com entusiasmo, senão a esperança vai embora e nada acontece.

Para ajudar na reflexão, veja o seguinte texto de Augusto Cury, extraído do seu livro “Nunca Desista de seus sonhos”, sob o título: “A Criança e o Sábio. Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: “Que tamanho tem o universo”? Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: “O universo tem o tamanho do seu mundo.” Perturbada, ela novamente indagou: “Que tamanho tem o meu mundo”?” O pensador respondeu: “Tem o tamanho dos seus sonhos.” Se os seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Shakespeare disse que “quando se avistam nuvens, os sábios vestem seus mantos”. Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam seus mantos invisíveis: protegem sua emoção usando sua inteligência como paredes e os seus sonhos como teto. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romance. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos. Sonhem sempre! Acreditem em si mesmos! Deixem que esses belos sentimentos aflorem e tomem forma! E faça com que seu sonho mude sua realidade para melhor a cada dia de sua vida! Você verá como você tem a capacidade de mudar um mundo inteiro... Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. “O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles”.

Embora a esperança não seja um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade, como alhures, dissera alguém; a verdade é que enquanto houver um sonho há uma esperança porque a felicidade pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

Por isso, seja sempre forte e nunca perca a Esperança!

Muita Paz e Luz na sua VIDA!

***

eldes@terra.com.br