Bombas em Boston

Nesta semana, em uma maratona de largo contingente, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, uma bomba foi explodida, causando a morte imediata de duas pessoas, e ferindo mais de uma centena, sendo que ao mínimo dez estão em estado gravíssimo.

Novamente, o fantasma terrorista ataca. Como se não bastasse o atentado do 11-09, para deixar o povo americano traumatizado (o que levou o Estado a adotar diversas medidas contra o Terror), ainda acontece algo horrendo como isso, levando, na prática, a vida de milhares de pessoas que tiveram seus familiares mortos ou mutilados.

Não cabe a mim nem ninguém julgar as ações do indivíduo que cometeu o atentado: não entrarei nesse mérito. Contudo, cabe a nós sim nos questionar: a vida humana vale menos que uma questão política, religiosa, econômica, se essa é a verdadeira razão? Será que as diferentes sociedades não podem simplesmente coexistir, aceitando suas diferenças?

Algum dia, nós estaremos perante uma bonança mundial. No entanto, até lá, ainda haverá muito derramamento de sangue, de culpados e de inocentes.