Em um Estado Muito Longe Daqui

Conhece algum lugar assim?

Sinalização praticamente nenhuma e o trânsito é caótico, as pessoas contam com o bom senso dos motoristas para poderem atravessar as ruas, pois as faixa de pedestres estão apagadas ou simplesmente não existem. São poucos os lugares que tem placas que indicam onde há escolas. O semáforos param nos primeiros pingos de chuva.

Algumas calçadas foram reformadas no centro da cidade, porém o direito á acessibilidade não foi respeitado. Faltam rampas de acesso e calçadas rebaixadas para que todo e qualquer cidadão tenha o seu direito de ir e vir, ou quando há sempre tem buracos e obstáculos pelo caminho. O que demostra que não houve um planejamento para que a lei possa ser cumprida. E as obras foram feitas as vésperas da eleição municipal assim como muitas outras que neste momento ou estão paradas ou caminham a passos de tartaruga. Isso porque os bairros não foram citados. Podemos verificar que quando vamos a preferiria os problemas se complicam geralmente as calçadas são cheias de barro, matos, esburacadas ou inexistentes.

As praças estão abandonas tanto no centro da cidade como nos bairros e a falta de manutenção de limpeza de bocas de lobos e córregos causam enchentes.

Às enchentes que todo verão deixam a população de cabelo em pé, pois muitos desses cidadãos acabam perdendo tudo o que construíram com muito sacrifício seja no comércio ou em suas casas. Tem lugares que para ir embora em dias de chuvas os estudantes tem que passar por dentro d’ água se quiserem para suas residências. Todo ano a situação é a mesma e o jeito é pedir a São Pedro para aliviar e não mandar tanta chuva. Do contrário é transtorno nas certa, porque se chover geralmente os trens param de circular e nesse caso a grande maioria dos cidadãos não conseguem voltar para a suas casas. Muitas pessoas já perderam sua vida por causa do descaso das nossas autoridades muita coisa pode ser evitada.

A população colhe os frutos de varias administrações que foram horríveis quase nada fizeram para mudar o cenário.

Por outro lado às pessoas aqui são muito acolhedoras tem gente de diversas regiões do nosso país elas se ajudam nas dificuldades. A população coloca na massa no lugar dos governastes as pessoas se viram como podem. Aqui é calmo e tranquilo não é a guerra do Iraque como geralmente aparece na grande mídia que mostra a cidade quando geralmente ocorre uma tragédia. Aqui tem ONGs e projetos que ajudam os jovens em busca do seu primeiro emprego. As religiões também são bastante atuantes em causas sociais.

Eu gostaria de mudar essa visão que as pessoas têm daqui de um lugar ruim onde nem se pode sair na rua. Quero mostrar um olhar humanizado dos cidadãos. Seja a dificuldade de uma calçada sem acessibilidade ou até o atraso nos trens.

Quero mostrar o descaso das nossas autoridades, mas também a população que não se deixa abater e vai á luta.

A questão da cidadania não somente em São Paulo, mas no resto do mundo sendo muito importante e um diferencial. O governo que dá uma educação de qualidade a seus jovens e crianças terão cidadãos mais consciente de suas obrigações e deveres. E assim poderemos colher os frutos em um futuro não tão distante Afinal está na Declaração universal dos direitos humanos artigo XII “Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.” Se todos somos iguais temos os mesmos direitos e deveres. Devemos lutar para que eles sejam respeitados.

No estado de São Paulo muitos desses direitos foram surrupiados da nossa população e é nesse momento que o telejornalismo tem uma fundamental importância, mostrar e denunciar as irregularidades que ocorrem nas cidades do nosso estado. Aproximando as pessoas da cidadania quando se conscientizam do seu papel na sociedade, elas mostram e se veem como um diferencial. Quanto mais perto do cidadão mais o avanço acontecerá no telejornalismo não ficando apenas engessado. Uma realidade distante, mas mostrando que este é o estado de São Paulo o mais rico do nosso país, no entanto onde também há grande desigualdade social. A informação faz a população abrir a mente se tornar questionadora ir atrás de seus direitos e não ficar alienada sendo submissa aquela situação. Precisamos de pessoas que façam a diferença começando por mudar o que está ao seu redor. Se cada pessoa fizer a sua parte já podemos ter um grande avanço. O jornalismo é um mediador entre o povo e as autoridades e assim quanto mais o olhar do telejornalismo for humanizado mais avançado teremos.

Precisamos quebrar tabus e mostrar que todos somos diferentes, mas iguais perante a lei independente de sexo, raça religião ou posição social.

Torço para que essa administração seja diferente das demais.

E de quem é a culpa de tantos problemas?

É minha e sua que elegemos políticos ruins e ainda os reelegemos mesmo sabemos que eles nos roubaram.

Que jogamos lixo onde não devemos, que não cobramos.

Todos temos direito a educação, cultura e lazer é um direito de todos nós. O problema é que a população brasileira é muito acomodada. Está na hora de acordar .. Milhões para copa e estádios que vão ser elefantes brancos! Enquanto isso num pais muito longe daqui... Falta de saneamento básico.. violência, Saúde e Educação nas ultimas ... Isso tudo em um pais muito longe muito longe daqui ........

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 16/02/2013
Reeditado em 31/01/2020
Código do texto: T4143657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.