Uma fórmula para educar nossos filhos?

Uma fórmula para educar os filhos?

Meu filho único quando pequeno, quando contrariado, dizia que não me amava mais. Eu sorria e saia de perto dizendo: - não tem problema, eu te amo!

Confesso que errei muito na sua educação, querendo impor as minhas vontades.

Recordo que um dia eu estava forçando-o a colocar a camisa por dentro da calça jeans, pois era assim eu achava bonito. Parecia um mocinho com apenas quatro anos de idade. Ele, contrariando-me, imediatamente tirou a camisa pra fora da calça, olhou-me e disse: -Mamãe sei que você cuida de mim, que gosta de mim, mas você não manda na minha vontade e no meu coração!

Fiquei sem palavras! Percebi muita verdade nas sua palavras.Com apenas quatro anos, meu filho, incoscientemente, estava me ensinando. Calei-me, sai de perto dele e fiquei refletindo sobre as suas palavras. Elas foram muito importantes e marcantes, pois a partir desse episódio passei a vê-lo como outro ser e não como minha propriedade. Comecei a rever algumas das minhas atitudes em relação a ele e percebi que eu errava muito, pois além da autoridade que tinha sobre ele, estava exercendo o autoritarismo. Aprendi também pedir desculpas quando percebia meus erros e com isso, nossas divergências de opiniões eram resolvidas de uma forma mais serena.

Bom, nunca deixei de exercer a minha autoridade como mãe, mas passei a me policiar mais quanto a minha exacerbada proteção e imposição sobre as suas vontades.

Hoje o meu "pequeno" é um grande homem! Bem resolvido com muita independência e com atitudes firmes nas suas convicções! Tenho orgulho imenso do filho que amo tanto!

Não existe fórmula para educar filhos!Resta-nos apenas seguir nosso coração e nossa intuição. Amando, errando, acertando e acima de tudo aprendendo com eles!

Madah Pires
Enviado por Madah Pires em 09/12/2012
Reeditado em 12/03/2023
Código do texto: T4027356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.