Solidão impossível

A tecnologia, no que diz respeito à comunicação, favoreceu o contato humano através das redes sociais, principalmente por conta da mobilidade dos celulares. Com isso, cresce o número de jovens querendo disponibilidade "online" em qualquer lugar e a qualquer hora, com intuito de melhor aproveitar o tempo se mantendo sempre atualizados.

Segundo os especialistas da área da psicologia, a solidão pode ser aversiva, mas é fundamental para garantir a sobrevivência e o bem-estar humano. Já os eremitas, sempre admirados, continuam no isolamento, que para a maioria é considerado um incômodo. Porém, o progresso possibilitou o contato virtual em quase todas as circunstâncias, o qual é uma necessidade do homem, já que, é um animal social.

Como não é possível substituir o contato humano pelo virtual, psicólogos pesquisaram os motivos e consequências disto. A pesquisadora Rhonda McEween descobriu que seus alunos não sabem vivenciar o momento presente e, por isso, continuam plugados em outros locais. Cada vez mais ansiosas, vivem escravas das atualizações, o que pode se tornar depressão.

Entretanto, os sociólogos confirmam o que os usuários já afirmaram: o número de conhecidos aumentou, porém o círculo de amigos continua igual. Isso não impediu que a vida continuasse normalmente nas ruas e ainda coloca a população para valorizar cada vez mais a escassa solidão.