Dia Mundial da Família
“A Família é o alicerce da Vida”
A família pode ser pensada sob diferentes aspetos: como unidade doméstica, assegurando as condições materiais necessárias à sobrevivência; como instituição, referência e local de segurança; como formador, divulgador e contestador de um vasto conjunto de valores; como um conjunto de laços de parentesco; como um grupo de afinidades com variados graus de convivência e proximidade. Existe uma multiplicidade de formas e sentidos da palavra “família”: a família não se ganha, constrói-se – é o Amor e a União que criam e formam os laços familiares, tornando-os fortes e capazes de atravessar o tempo e o espaço.
A família de porta-retrato, sempre sorrisos, não existe. A sua composição é o ser humano com todas as suas complexidades e ambiguidades. Portanto, nela coexistem conflitos e solidariedades, oposições e complementaridades. Os acontecimentos no decorrer do ciclo de vida familiar interferem no equilíbrio pessoal e familiar, surgem crises necessárias para a ultrapassagem dos obstáculos.
Na verdade, não é o facto de possuir o mesmo sangue que faz uma família, vamos crescendo e aprendendo a conhecermo-nos. Família são todos aqueles a quem amamos, são todos aqueles a quem respeitamos, são todos os filhos de Deus que foram colocados sobre a Terra. Nós, dentro do nosso egoísmo, fechamo-nos no nosso pequeno núcleo familiar, mas lembrem-se de que aos olhos de Deus somos todos irmãos, sem raça, sem credos e sem cor, simplesmente irmãos, filhos de um mesmo Pai, imutável e eterno.
15 Maio 2012