Patetas Famosos
Alguns cientistas após dezenas de anos manipulando equações diferenciais, teoria dos grupos, geometrias não euclidianas, bactérias, etc. escrevem com arrogância que Deus não existe ou que Ele não teve nada a haver com a criação do Universo. Até agora nada vi para asseverar tal disparate. Entre esses cientistas estão Stephen Hawking, Richard Dawkins, e outros menores. O primeiro, há alguns anos, pretendia estudar a mente de Deus como se lhe estivera ao alcance tal bemaventurança, e agora vem em seu mais recente livro descartar a intervenção de Deus na criação do Universo. Só fazendo manipulações matemáticas?
O Teorema da Incompletude, de Kurt Gödel, prova que certas proposições matemáticas são inconsistentes (isso não quer dizer 2+2 não são quatro, pois o que mais intriga os matemáticos é a extraordinária eficiência da matemática que está subjacente em toda nossa avançada tecnologia). O Sr. Stephen Hawking que tem o privilégio de ler a mente de Deus, parece que desconhece isso. Mas como ele é especialista em buracos negros não tem visto a luz no fim do túnel; manipular equações matemáticas e chegar a afirmar que Deus não criou o Universo cai na mesma situação dos Darwinistas que ao estudar cascos de tartarugas, patas de cavalos, bicos de passarinhos, e outros quejandos também chegaram a conclusão que Deus não existe; ou o Sr. Richard Dawking, ardoroso Darwinista, especialista em bactérias também tem a mesma opinião. Flizmente ou infelizmente o sr Dawkins parece que é só Zoólogo; provavelmente desconhece os intrincados processos matemáticas da Mecânica Quântica e da Relatividade, pois seu mundo é o do seu livro ´O Relojoeiro Cego´. Se ele fosse expert nestas matérias talvez tivesse uma concepção mais ampla do Universo, e, veria que a vida é tão improvável de acontecer novamente, e, só um milagre a faria surgir das forças brutas da natureza.
Pode-se ver isso em termos de probabilidades. A probabilidade da formação de um virus após um bilhão de anos, desde a formação da Terra, é 10-2000.000 e é muito menor do que a probabilidade de uma moeda lançada ao ar cair de coroa 6.000.000 de vezes em seguida; ou a comparação feita pelo astrônomo britânico, Fred Hoyle, sobre a montagem espontânea da vida a partir de uma célula sem vida, com a de um redemoinho de vento soprando numa sucataria e produzir um Boeing 747(jumbo), voando perfeitamente.
Também tive colegas que após manipular equações matemáticas se julgavam gênios e adotavam a opinião dos seus ídolos da época, mas agora estão velhos, vendo seus inúteis ‘papers' jogados na lata de lixo da história.
Para esses senhores redijo aqui a opinião de Voltaire a respeito de certos escritores quena sua época já escreviam tais necedades: ‘Acho até mesmo que todos esses livros, feitos há pouco para provar a religião cristã, são mais capazes de escandalizar do que de edificar. Pretendem tais autores saber mais do que Jesus Cristo e os apóstolos?É querer sustentar um carvalho cercando-o de caniços; podemos tirar esses caniços inúteis sem medo de ferir a árvore.' Era uma crítica aos Pensamentos de Pascal.
Finalmete, o ´Relojoeiro Cego´do dr. Dawkins parece muio com a nossa justiça, que, além de cega, é surda e muda.