Educação Doméstica X Descuido dos Pais - Por Simone Wanderley
Nos últimos anos nos deparamos freqüentemente com a falta de comprometimento e cuidados da parte dos pais, com a educação (geral) de seus filhos.
E este é um fenômeno que se observa em famílias de todas as classes sociais, contrariando o que muita gente pensa.
As famílias perderam o controle dos seus filhos. Deram a eles liberdade demais.
O trabalho é usado muitas vezes como desculpas para não se responsabilizar pela falta de atenção com suas crianças. Muitos pais querem jogar a responsabilidades de educar, que é deles, para as escolas, babás e quem mais se habilitar.
Lembrem-se que deveríamos estar formando futuros cidadãos, futuros profissionais, que terão que se relacionar com outras pessoas.
Mas como melhorar a educação doméstica dos nossos filhos?
Será que os pais se percebem que o comportamento deles influencia os seus filhos? Todas essas perguntas são sérias, e devem ser avaliadas com muito carinho e cuidado, pois diz respeito a educação moral e social, o respeito ao próximo, o cuidado com si mesmo.
A educação domestica reflete-se em situações que são facilmente indenitifadas: crianças agressivas, envolvidas cada vez mais novas com tráfico e drogas, a falta de respeito com o próximo é cada vez mais freqüente, crianças sem nenhum limite, que se acham donas de si. E o pior é que são mesmo, pois não tem estrutura emocional dentro da sua própria casa.
ATENÇÃO, REGRAS, LIMITES, RESPEITO, CUIDADO, CARINHO, SEGURANÇA E FÉ.
Vamos nos unir para lutar com este estado de estagnação.
Basta se dedicar com mais atenção a sua FAMÍLIA ensinando VALORES verdadeiros aos seus filhos.
Que Deus nos abençoe e nos apóie nesta luta!
Simone Wanderley é Gestora de RH, Pós-graduanda em Gestão de Pessoas e Competências em Recife-PE
simone-wanderley@ig.com.br