Publicidade VS Propaganda (Semelhanças e Diferenças)
A publicidade e propaganda apesar de terem conceitos e objetivos diferentes, no contexto histórico atual, na maioria das vezes as duas estão juntas nas campanhas publicitárias, elevando a importância destes grandes segmentos.
A propaganda sempre foi usada na história da humanidade principalmente no século passado pelos seus ditadores autoritários como Adolf Hitler e Benito Mussolini para difundir suas idéias e alienar seu publico alvo, mas com o crescimento do consumismo principalmente na década de 70, a publicidade ganhou força e passou a ser o principal meio de convencimento de que temos hoje, mesmo assim a publicidade é simplesmente o efeito de divulgar, só que direcionada para o lado da compra.
A definição de publicidade no dicionário é uma vulgarização, divulgação, promoção de um produto ou serviço através dos meios de comunicação social ou uma mensagem que publicita o produto ou serviço. No Wikipédia a publicidade é definida como uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
O conceito de propaganda no dicionário é a associação ou conjuntos de atos que têm por fim propagar uma idéia, opinião ou doutrina, para Harold Lasswel “A propaganda baseia-se nos símbolos para chegar a seu fim: a manipulação das atitudes coletivas”, mas em termos acadêmicos o significado de Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos. Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante.
Como foi citado anteriormente à publicidade e a propaganda tem muitas diferenças nas suas características sendo que a principal é que a propaganda tem cunho político, cívico e religioso e a publicidade tem cunho comercial principalmente direcionada para o consumo, usando um exemplo pratico, a Campanha Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica do governo federal onde nos intervalos comerciais tinha como protagonista o jogador Ronaldo “O fenômeno” é um tipo de propaganda, por que propagava a idéia de todo o cidadão brasileiro tinha que tirar a sua certidão de nascimento em contrapartida com a campanha publicitária de sucesso da empresa Havaianas com o slogan "Todo mundo usa Havaianas" que foi feito para que consumidor seja persuadido a comprar esta marca. Outro exemplo que podia ser aplicado caso o governo (municipal, estadual ou federal) iniciasse uma campanha com a já criada Lei seca, propagando a idéia de que ingerir bebida alcoólica dirigindo é crime além de causar acidentes e por sua vez uma agência em cima dessa propaganda divulgasse uma cerveja sem álcool a fim de vender seu produto com está jogada de marketing.
A publicidade e a propaganda apesar de serem diferentes também têm suas semelhanças como responder ao desejo de saber e compreender, a publicidade fornece argumentos e a Propaganda fornece interpretação de acontecimentos; Elas respondem à necessidade de afirmação pessoal, a Publicidade motiva a compra e posse através da aquisição e a propaganda fomenta a adesão a valores e ideologias; Elas respondem à necessidade de participação e integração num grupo, a publicidade baseia-se na troca e leva à imitação e identificação pela posse, a propaganda cria laços de pertença a uma comunidade ideológica
Tendo em vista o que foi relatado, a publicidade e a propaganda são grandes armas de divulgação e tendências onde elas podem ser trabalhadas muito por causa de suas características distintas e semelhantes e pelo contexto atual podendo ser usada para o bem humanidade ou para mal de muitos e satisfação de poucos.