O PERIGO NO CENTRO DO RIO
No dia 13 de agosto (sábado) participei de um encontro de fotógrafo no centro da cidade, realizado pelo RIOFOTOGRÁFICO (www.riofotografico.com.br). Já que estávamos no centro da cidade, eu e outros fotógrafos resolvemos dar uma chegada até o Campo de Santana. Estava havendo no local um evento da Rádio Globo, então acreditamos que havia segurança.
Péssima ideia: fomos assaltados, perdemos as nossas câmeras e eu ainda fui espetado por um falcão de açougueiro, o qual um dos assaltantes usava, o que levou a minha máquina.
Procuramos os responsáveis pela segurança no local e não encontramos ninguém. Falamos com o vigia, que disse que isto acontece todos os dias, mas eles não podem fazer nada, pois podem sofrer represálias dos bandidos.
CONSELHO DO GUARDA MUNICIPAL
Considerando uma covardia não poder mostrar o lado bom do Rio, comprei outra câmera e continuo tirando as minhas fotos pelo centro da cidade, mas acho que está na hora de rever os meus conceitos...
Um dia desses, quando fazia a foto do chafariz que fica em frente à Igreja da Candelária, que, aliás, foi a primeira vez que o vi ligado, fui avisado por um guarda municipal para ter cuidado, pois está havendo muitos roubos no centro da cidade. Se o próprio guarda, que é pago para fornecer segurança, estava preocupado, imagine eu!
No Rio de Janeiro estamos prestes a sediar as Olimpíadas. Para isto, o Governo (em todos os setores) está maquiando a cidade. Fazem reformas nas ruas e começam a se preocupar de uma forma bem diferente com o crime organizado e a bandidagem. A opinião mundial fomenta atitudes que deviam ter sido tomadas décadas atrás!
E os cidadãos de hoje? Onde está a segurança deles? Será que é só reformar e embelezar nossa "casa" que seremos bem aceitos no mundo?! A casa é nosso país e a família é a sociedade. A sociedade, como a família, se divide entre a autoridade mor e seus seguidores. Até quando seremos covardes de termos que entregar nossas coisas para bandidos, correndo até o risco de morrermos, porque não temos apoio dos nossos governantes?... Que família é esta?!