Onde isso vai parar?
Não é novidade para mais ninguém que os bandidos não têm mais vergonha na cara e matam as pessoas mesmo que elas não tentem reagir aos assaltos que acontecem nas mais variadas circunstâncias. A cada dia que passa, a sociedade se encolhe mais por medo, insegurança e receio. Os criminosos assolam todo o mundo e por mais que sejam detidos e condenados, eles não se arrependem pelo que fizeram e se soltos, farão tudo de novo só que desta vez em dobro.
Não é mais seguro sair de casa durante a noite. As pessoas não podem se divertir, encontrar os amigos, ou até mesmo trabalhar até tarde. Que segurança têm as pessoas? O que o secretário de segurança pública está fazendo para mudar esse quadro? Pouca coisa. Há poucos anos atrás, as camêras de segurança assustavam os criminosos, mas hoje em dia, elas chamam ainda mais a sua atenção. É como se os criminosos gostassem do que fazem e fazem diante das camêras talvez pelo prazer de ver seus rostos na televisão e jornais.
Todos os dias, mulheres, homens e crianças são vítimas de pessoas como essas. Sem escrúpulos, desumanos, inconscientes. Tudo começa por um assalto, depois a pancadaria e por fim o golpe que pessoas como nós não podemos evitar, o tiro. Muitas vezes, as pessoas fazem tudo que eles exigem e mesmo assim, são baleadas e muitas vezes mortas. A raiz do problema começa nas drogas. Os criminosos assaltam por que precisam de dinheiro para comprar drogas. Isso se torna um ciclo interminável. Enquanto o governo devia estar pensando numa maneira de ensinar, educar as pessoas e talvez prevenir que jovens ingressassem nesse mundo clandestino, novas prisões são construídas. O dinheiro que deveria ser investido em educação, saúde e segurança pública, está sendo jogado em paredes e grades para trancar vagabundos e assassinos.
É extremamente importante que nós cidadãos tenhamos consciência da importância da escolha dos governantes em que nós votamos. Isso pode não parecer importante quando se escuta que dez, quinze ou vinte pessoas foram assaltadas e mortas num estacionamento numa cidade qualquer, mas se as medidas de segurança fossem tomadas antecipadamente, talvez aquelas vidas teriam sido poupadas. O sistema de segurança é ótimo quando colocado em prática de verdade. As leis brasileiras são boas, mas metade delas não são seguidas e por isso vivemos esta fase onde os bandidos têm mais poder do que o próprio governo. É lamentável.