TEMPO DE RE-FAVELIZAR ?
Quem lembra de José Carlos dos Reis Encina , o Escadinha , Roberto Lemgruber e a marginalidade carioca reunida na Falange Vermelha ? Pouco tempo depois , a Falange evolui e o Rio de Janeiro acabou loteado entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando . Orlando Jogador morre pelas mãos de Ernaldo Pires de Medeiros , o Uê , que veio a ser morto pelas mãos de Luíz Fernando da Costa , o Fernandinho Beira-Mar , numa rebelião dentro do presídio Bangú I , para vingar a morte de Orlando . E Beira-Mar não estava sozinho , juntou-se a Márcio dos Santos Nepomuceno , o Marcinho VP , na disputa pelo controle das favelas que integram o Complexo do Alemão.
Nos morros da Baiana , Vila Cruzeiro , Fé , Adeus , Caixa d’água , Juramento , Zona Oeste e lá nos vizinhos mais xiques , nasceram discípulos cujo título de nobreza foram as drogas , as armas pesadas, o roubo de automóveis e de motos , o comércio pirata de tv a cabo , os bailes funck , a ostentação , de um modo geral , por conta da grande soma em dinheiro que circulava nestas comunidades . Um longo reinado de ameaças , usurpação e silêncio impostos . Muitos policiais tornaram-se corruptos e por isto , nivelados aos bandidos pela exoneração , organizaram-se em forças paralelas , as chamadas milícias . Cidadãos de bem , no início , agradeceram . Lógico , o Estado escolheu abandoná-los ! Mas não demoraram tanto assim para perceberem que haviam cometido um grande erro . Os anos foram passando , as milícias cobiçaram os lucros da marginalidade , aconteceu Vigário Geral . Riscaram do mapa a população de rua , na Candelária . Derreteram o jornalista Tim Lopes no microondas . Balearam a adolescente Gabriela nas escadarias do metrô . Arrastaram o menino Hélio pelas ruas do subúrbio . E assim passávamos a vida , no mais puro vermelho sangue .
De repente , uma temporada de caça às bruxas . Sem dúvida , a maior decepção para a sociedade . E quando todos nós já tínhamos nos rendido à desesperança , eis que o Estado amanhece decido a nos resgatar a dignidade , certamente obrigado por cada uma das linhas do novo texto constitucional . Vitória ? Ainda não . Cedo demais para acreditarmos nisto porque há muito a ser feito e por cada um de nós . Mas podemos afirmar , sim , que tratou-se de uma retomada gloriosa de terreno . E o quê fazemos , agora ? Primeiro , oferecermos as nossas mãos à estes heróis , que subiram os morros e enfrentaram os tiros , pondo as suas vidas em risco sem fazerem uma pergunta sequer, em discutindo o comando , e que vão ficar ao nosso lado , vinte e quatro horas por dia , de todas as semanas , meses e anos , até a instalação definitiva das UPPs . Depois , conservarmos os nossos olhos e mentes bem abertos , para nunca deixarmos de ver , entender e cobrar , aplaudindo e curtindo , numa boa , aos eventos Copa 2014 e Olimpíadas 2016 . E , finalmente , prepararmos as nossas vozes para cantarmos , em todos os natais e a uma só voz , esta única frase , ritmada por toda a nossa esperança de tempos ainda melhores em todas as comunidades da Cidade Maravilhosa : God save the Rio de Janeiro !! Bom , O Seu Filho sempre esteve de braços abertos ...