INCIVILIDADE
'
" A honra não se tem
em vitrine ... ela deveria
estar dentro de cada homem" (kalena)
A história da civilização é marcada por guerras, invasões, predomínio dos mais fortes em prejuizo dos mais fracos, com desenvolvimento das nações pela força, com raros momentos de cons-ciência de direitos plenos e respeito às discrepâncias. O direito , a espiritualidade , a filosofia , as ciências exatas, as descobertas científicas compuzeram com a violência a mistura das civilizações , fazendo homem um ser que pode se aperfiçoar pelos seus equívocos e, ao mesmo tempo se conscientizar que faz parte da mesma essência dos seus pares e , por isso se esforçar para viver em harmonia.
Existem as diferenças individuais , ou seja : diferenças éticas e étnicas, as diferenças sociais , culturais , religiosas? Sim . Infelizmente existem, ou felizmente. O problema é que essas diferenças fazem o homem se tornar intolerante sobre as demais espécies e decorrente de sua iniciativa agressiva que foge às normas , às regras mais elementares da boa sobrevivência. Aí o homem mata . E mata por emoção. E mata por maldade, por ódio.
Através de estudos , podemos deduzir que depois dos múltiplos e sucessivos choques da história e que abalaram a moral racionalista do homem ( existem vários exemplos que você leitor deve conhecer) , o que ganhou relevância foram as correntes humanistas . Mas dos gregos ganharam como herança , a moderação ( virtus in medium) e muito ganharam com os espanhóis , portugueses e árabes, que eclodiram no iluminismo setecentista e determinaram um novo rumo para a história das civilizações.
Mas de nada adiantou o iluminismo , etc... porque o homem civilizado continuou arcando com seu estigma discriminatório ao longo do tempo, ou seja nas guerras e conflitos onde as questões territoriais , econômicas e de poder , são adornadas pelo preconceito , pela intolerância das mais variadas formas. Até hoje a gente vê e assiste traços dessa ignorância . São surtos esporádicos mas exitem no mundo todo . O caso que eu li e fiquei estarrecida foi em Porto Alegre . Um grupo racista denominado de White Power ( tradução : Poder Branco), de inspiração nazista matou um dos líderes do grupo pura e simplesmente por conta do poder . Esse mesmo grupo tem inúmeras acusações por agressões contra negros e homossexuais.
E não vamos longe : na recente eleição para Presidente , a candidata Dilma sofreu muitas agressões verbais : xingamentos , mentiras deslavadas, insinuações e preconceitos por ser mulher e ser do PT . Ontem eu vi e li comentários de burgueses atacando , ainda ,a Presidente , por conta de ter lutado contra a ditadura militar ( os ignorantes não sabem o que foi a Ditadura e chamam-na de terrorista , e o diabo a quatro . Ignóbil comentário. E ainda debocharam do câncer que ela teve , juraram que ela não está curada, que ela está inchada( uma recantista falou ) , que ela vai norrer antes do fim do mandato , etc... mas tudo isso com tom de alegria .... um ódio , uma peçonha , esquecendo que há o choque de retorno . Bem capaz dessas pessoas morrerem de câncer antes dela .
Bem , acabaram com ela ... com "conhecimentos" distorcidos e sem noção nenhuma do que estavam falando . Preconceito puro. No dia 30 senão me engano , uma recantista pobre e metia a burguesa , escreveu um poema cuja ultima estrofe era , mais ou menos assim : " pois a BURLA, Burlesca, burlariba, burleta, burlona , etc... O nome do poema : BURLONA , e os comentários fazendo galhofa da Presidente.
Olha só o que faz a ignorância misturada com o preconceito. Não tive dúvidas , mandei um e-mail para a autora e agora o Poema sumiu do mapa . Caso contrário eu daria o nome. Tudo isso e mais coisas que fizeram para a Dilma , feriram-na mais do que o próprio câncer . Falaram , aqui no RL , horrores da mulher que mal, muito mal , conhecem. INCIVILIDADE PURA.
Então não há cura para a maldade humana. Uma ação contra marmanjos incivilizados, leva muuuuuiiito tempo e esse cenário de patifaria , de xenofobia , de preconceito de um modo geral , precisa de uma ação incisiva. para jogar no limbo ideológico aquele homerm primitivo , criminoso e intolerante em sua pior forma que se manifesta na corrente da contra-evolução. E la nave va ....
E assim caminha a humanidade , infelizmente ...
Parabéns Dilma , que conservou sua elegância . LE CHAIM !!!
KALENA: 2010