A consciência dos ignorantes

– Acabei de ganhar meu dia – bradou aquele Homem que sentara ao meu lado em um balcão de uma padaria.

– Que bom... – respondi, sem muito entusiasmo.

– Acabei de ganhar mil reais!

Confesso que fiquei um pouco curioso pelas palavras do Maltrapilho que estava ao meu lado. Eu não estava interessado em falar com aquele homem, mas resolvi perguntar:

– Como conseguiu?

– Acabei de ganhar de um candidato a deputado federal, prometi votar nele – respondeu-me com um sorriso de satisfação.

Continuei tomando meu café. O homem contava as notas de cinquenta que estavam em suas mãos, parecia que nunca havia visto tamanha quantia. O orgulho era nítido em seu olhar. Não conseguia conter o sorriso que se dilacerava de seu castigado rosto.

Alguns meses depois, o deputado que comprou o voto do homem que estava ao meu lado foi eleito, e seu primeiro projeto foi de cortar verbas públicas destinadas ao apoio social daquela cidade, do qual o homem mal vestido que se sentiu orgulhoso por ganhar mil reais era beneficiado. Ele e milhares de outras famílias.

O homem mal vestido tinha um mísero emprego, sem o beneficio não conseguiu mais sustentar sua família. Passaram fome por um bom tempo. O homem, em sua soberba ignorância, se vangloriava:

– Ainda bem que descolei mil reais daquele candidato, sem aquele dinheiro minha situação estaria muito mais complicada. – pensava o homem, ainda orgulhoso de seus atos.

Renato A
Enviado por Renato A em 06/08/2010
Código do texto: T2421161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.