A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... "CAVALO de TRÓIA" - (1ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... “CAVALO de TRÓIA” – (1ª parte).

CAVALO de TRÓIA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CAVALO de TRÓIA é uma ABORDAGEM MÉDICA para ESTIMULAR os MACRÓFAGOS (a-1) a COMER CÉLULAS MORTAS e MORIBUNDAS SELETIVAMENTE.

Ele pode der descrito como um NANOTUBO de CARBONO (a-2) de parede única carregado com um INIBIDOR QUÍMICO (a-3) do eixo de sinalização ANTIFAGOCÍTICO CD47-SIRPα ou ANTIFAGOCÍTICO CD47-SIRP-alpha (a-4).

A NANOPARTÍCULA CAVALO de TRÓIA pode ser direcionada para o CONSUMO de DETRITOS, Reduzindo e Estabilizando a PLACA de ATEROMA (a-5).

CAVALO de TRÓIA pode ser um TRATAMENTO POTENCIAL para a ATEROSCLEROSE.

Observação do escriba: - Gentileza não confundir ATEROSCLEROSE (a-6) com ARTERIOESCLEROSE.

FUNÇÃO METODOLÓGICA.

As NANOPARTÍCULAS são projetadas para atingir SELETIVAMENTE um TIPO ESPECÍFICO de CÉLULA IMUNOLÓGICA e, em seguida, fornecer uma Carga Útil de MEDICAMENTO que faz com que as CÉLULAS absorvam e consumam esse material acumulado nas PAREDES dos VASOS SANGUÍNEOS, removendo assim as CÉLULAS DOENTES ou MORTAS no núcleo da PLACA de ATEROMA.

Em outras palavras, eles fazem com que as PLACAS de ATEROMAS se COMAM de DENTRO para FORA, Reduzindo seu Tamanho e Estabilizando seu Crescimento.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis apenas quatro referências sobre o tema.

CATEGORIAS:

DOENÇAS das ARTÉRIAS.

TRATAMENTOS MÉDICOS.

Esta página foi editada pela última vez às 04h48min de 15 de maio de 2020.

(a-1) – MACRÓFAGOS.

MACRÓFAGO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

“FOTO: - MACRÓFAGO emitindo PSEUDÓPODES para englobar duas partículas, possivelmente PATÓGENOS”.

Os MACRÓFAGOS são CÉLULAS HEMATOPOIÉTICAS FAGOCITÁRIAS de linhagem MIELÓIDE presentes no TECIDO CONJUNTIVO e se distribuem por órgãos como fígado e pulmão.

Têm origem na MEDULA ÓSSEA tendo como Precursores os MONÓCITOS que circulam na Corrente Sanguínea (os monócitos) e Migram Temporariamente para os Tecidos, por meio de Estímulos Inflamatórios, onde se DIFERENCIAM e passam a exercer Funções Específicas.

Os MACRÓFAGOS são importantes CÉLULAS do SISTEMA IMUNOLÓGICO por participar da IMUNIDADE INATA, tendo como suas principais funções a FAGOCITOSE de PARTÍCULAS ESTRANHAS, apresentadora de Antigênios aos Linfócitos (APC), promove a Resposta Inflamatória, a Reorganização Tecidual e tem AÇÃO ANTIMICROBIANA.

Esse processo de FAGOCITOSE leva a Ativação dos MACRÓFAGOS e a indução da liberação de uma série de moléculas, como a Secreção de CITOCINAS que são PROTEÍNAS capazes de Promover a INTERAÇÃO entre os MACRÓFAGOS e os LINFÓCITOS, atuando sobre o seu Crescimento e DIFERENCIAÇÃO.

Essas CÉLULAS também são ativas no Processo de INVOLUÇÃO FISIOLÓGICA de alguns órgãos. É o caso do ÚTERO, que após o PARTO sofre uma Redução de Volume, havendo uma Notável Participação dos MACRÓFAGOS nesse processo.

ATIVAÇÃO dos MACRÓFAGOS.

Vias que ativam os MACRÓFAGOS com diferentes finalidades:

VIA CLÁSSICA, chamada de M1: - Desempenha importante papel na proteção contra os AGENTES CANCERÍGENOS, devido a sua Alta Atividade CITOTÓXICA, e, da RESPOSTA IMUNOLÓGICA que realiza, além de expressar altos níveis de moléculas de MHC classe I e II, o que os permitem funcionar como CÉLULAS apresentadoras de ANTIGÊNIO.

São mediados por estímulos de IFN-γ e TNF-α.

VIA ALTERNATIVA, chamada de M2: - Promove a limpeza de possíveis dendritos, é importante para a Resolução da Inflamação e possui baixa capacidade de promover apresentação de antigênios e cicatrização. Mediada pela IL-4, IL-13.

MORFOLOGIA dos MACRÓFAGOS.

Essa CÉLULA FAGOCÍTICA (ou CÉLULA FAGOCITÁRIA) é considerada grande podendo atingir de 25 até 50μm, com o CITOPLASMA abundante e irregular, abrigando o Complexo de Golgi desenvolvido.

O NÚCLEO dessa CÉLULA é oval e localizado centralmente. Tem presença de PSEUDÓPODES e são CÉLULAS ricas em LISOSSOMAS que são direcionados para Degradar e Digerir os Elementos Estranhos no Corpo.

Quando os MACRÓFAGOS não conseguem realizar esse Processo de Degradação, eles se organizam em um aglomerado de células chamadas de CÉLULAS GIGANTES MULTINUCLEADAS ou de GRANULOMA, sendo prejudicial para o seu tecido por perder a função e ocorrer a morte de células saudáveis.

Observação do escriba: - Na Wikipédia está disponível apenas uma NOTA e apenas uma REFERÊNCIA.

CATEGORIA:

MACRÓFAGOS.

Esta página foi editada pela última vez às 20h38min de 20 de abril de 2020.

(a-1) - Categoria: - MACRÓFAGOS.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Páginas na categoria "MACRÓFAGOS".

Esta categoria contém as seguintes três páginas (de um total de três).

M – MACRÓFAGO (já visto acima, embora um apanhado muito superficial).

C – CÉLULAS de KUPFFER (b-1).

M – MICRÓGLIAS (b-2).

CATEGORIAS:

CÉLULAS do TECIDO CONJUNTIVO (b-3).

FAGÓCITOS MONONUCLEARES (b-4).

(b-1) – CÉLULAS de KUPFFER.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

As CÉLULAS de KUPFFER são CÉLULAS que recobrem, junto com o as CÉLULAS ENDOTELIAIS Típicas, as Placas Hepatocelulares.

São capazes de FAGOCITAR Substâncias Estranhas PRESENTES no SANGUE dos seios hepáticos, SANGUE esse que chega até os sinusóides pela Veia Porta.

Possui muitos LISOSSOMOS para cumprir sua função como CÉLULA FAGOCITÁRIA e um núcleo grande e oval. É envolto por fibras reticulares. São células descontínuas e permitem a passagem do plasma aos HEPATÓCITOS.

São MACRÓFAGOS encontrados na superfície luminal das CÉLULAS ENDOTELIAIS, cuja principais funções são: - Metabolizar ERITRÓCITOS velhos, digerir hemoglobina, secretar proteínas relacionadas com os processos IMUNOLÓGICOS e DESTRUIR BACTÉRIAS que eventualmente penetre no SANGUE PORTAL a partir do intestino grosso, cuja proporção CELULAR no FÍGADO chega a 15%.

Além disso, as CÉLULAS de KUPFFER são diretamente ligadas a certas patogenias.

Já que são CÉLULAS do SISTEMA RETÍCULO ENDOTELIAL (SRE), funcionam como CÉLULAS de DEFESA, e sua deficiência ou morte causam patologias associadas a essas CÉLULAS.

Um exemplo, é no caso da Hemocromatose Hereditária, em que o acumulo do íon ferro nos HEPATÓCITOS e nas CÉLULAS de KUPFFER causa morte do Parênquima Hepático, provocando CIRROSE HEPÁTICA e HEPATOCARCINOMA.

O nome da CÉLULA é uma homenagem ao Cientista e Anatomista Alemão Karl Wilhelm von Kupffer (1829 – 1902).

Observação do escriba: - Na Wikipédia está disponível apenas uma REFERÊNCIA.

CATEGORIAS:

MACRÓFAGOS.

CÉLULAS HUMANAS.

ANATOMIA do FÍGADO.

Esta página foi editada pela última vez às 22h55min de 22 de agosto de 2020.

(b-2) – MICRÓGLIA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os MICROGLIÓCITOS, MICRÓGLIA ou CÉLULAS de HORTEGA (no Brasil é comum a designação MICRÓGLIA) são as menores CÉLULAS da NEUROGLIA, que possuem corpo CELULAR alongado com muitos prolongamentos curtos e extremamente ramificados.

Fazem a Vigilância Ativa do PARÊNQUIMA CEREBRAL e da MEDULA ESPINHAL, constituindo as CÉLULAS IMUNOLÓGICAS residentes do SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC).

A sua origem ainda é controversa, embora haja maior concordância sobre uma linhagem HEMATOPOIÉTICA.

A MICRÓGLIA tem FUNÇÃO FAGOCITÁRIA. As MICRÓGLIAS são objetos de pesquisas sobre DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS como ALZHEIMER, PARKINSON e a ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA).

FUNÇÕES das MICRÓGLIAS.

As MICRÓGLIAS são as CÉLULAS IMUNOLÓGICAS do CÉREBRO. Uma função principal da MICRÓGLIA é inspecionar o Micro ambiente Local e responder a lesões pela liberação de moléculas pró-inflamatórias e DEPURAÇÃO FAGOCITÁRIA das CÉLULAS APOPTÓTICAS.

Quando ocorre uma Lesão ou Infecção, a MICRÓGLIA migra e liberta uma gama de moléculas que, dependendo do estímulo inicial, podem ser TRÓFICAS ou CITOTÓXICAS.

Na presença de ANTÍGENOS ou Partículas Estranhas, cuja presença consegue reconhecer devido à expressão de várias Proteínas na sua MEMBRANA CITOPLASMÁTICA, procede à FAGOCITOSE dos mesmos.

Posteriormente, a MICRÓGLIA apresenta essas Proteínas a outras CÉLULAS de DEFESA.

DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS e PSIQUIÁTRICOS.

A Atividade MICROGLIAL Aberrante (anormal) está associada a muitos Distúrbios Neurológicos e Psiquiátricos, mas o conhecimento sobre os mecanismos patológicos é incompleto.

Em um estudo, os cientistas descreveram uma linhagem de Células Cerebrais Especializadas, chamadas de MICRÓGLIA da linhagem Hoxb8, em camundongos que têm a capacidade de suprimir sintomas obsessivos de compulsão e ansiedade.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis apenas três REFERÊNCIAS.

CATEGORIAS:

CÉLULAS da GLIA.

MACRÓFAGOS.

Esta página foi editada pela última vez às 22h41min de 12 de julho de 2020.

Observações do escriba:

1ª - Como já dissemos anteriormente, as CÉLULAS de KUPFFER, - mas parece-me que não ficou muito bem esclarecido -, são espécies de CÉLULAS que atuam como os MACRÓFAGOS na defesa das CÉLULAS chamadas de HEPATÓCITOS, ou seja, na defesa das CÉLULAS do FÍGADO.

2ª – De maneira semelhante, as CÉLULAS da GLIA ou MICRÓGLIAS, são espécies de MACRÓFAGOS responsáveis pela defesa do SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC).

(b-3) - CÉLULAS do TECIDO CONJUNTIVO.

Embora existam vários tipos diferentes de CÉLULAS neste TECIDO, citaremos a principal delas para os nossos estudos: - OS MACRÓFAGOS. Vida que segue.

(b-4) – FAGÓCITO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: - Os FAGÓCITOS são LEUCÓCITOS do SANGUE que protegem o corpo através da ingestão (FAGOCITOSE) de partículas estranhas, bactérias e células mortas ou células a morrer”.

São essenciais no combate a INFECÇÕES e para posterior IMUNIDADE. Os FAGÓCITOS são importantes em todo o Reino Animal e são altamente desenvolvidos nos vertebrados. Um LITRO de SANGUE HUMANO contém cerca de SEIS MILHÕES de FAGÓCITOS.

Observação do escriba: - O fato dos FAGÓCITOS existirem no REINO ANIMAL significa que PESQUISAS CIENTÍFICAS podem ser realizadas, por exemplo, em camundongos, coelhos, cavalos, etc. Nas pesquisas realizadas para obterem muitos FÁRMACOS (inclusive os SOROS e as VACINAS), as PESQUISAS INICIAIS são realizadas nos ANIMAIS IRRACIONAIS (primeiras fases). Posteriormente, tais pesquisas têm continuidade nos SERES HUMANOS (fases III, IV e V).

O seu nome vem do grego phagein, "comer ou devorar", e kutos, "vaso oco". Os FAGÓCITOS foram primeiramente descobertos em 1882 por Ilya Ilyich Mechnikov enquanto estava a estudar larvas de estrela-do-mar.

Foi atribuído a Ilya Ilyich Mechnikov o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1908 pela sua descoberta. Os FAGÓCITOS ocorrem em muitas espécies. Algumas AMEBAS (reino animal) comportam-se como MACRÓFAGOS, o que sugere que os FAGÓCITOS apareceram cedo na evolução da vida.

Os FAGÓCITOS dos SERES HUMANOS e outros animais são chamados profissionais ou não profissionais, dependendo da forma como são eficazes na FAGOCITOSE.

Os FAGÓCITOS profissionais incluem CÉLULAS chamadas de NEUTRÓFILOS, MONÓCITOS, MACRÓFAGOS, CÉLULAS DENDRÍTICAS e MASTÓCITOS.

A principal diferença entre os FAGÓCITOS profissionais e os não profissionais é que os FAGÓCITOS profissionais possuem MOLÉCULAS chamadas de RECEPTORES na sua SUPERFÍCIE que podem detectar objetos prejudiciais, tais como BACTÉRIAS, que normalmente não são encontrados no corpo.

Os FAGÓCITOS são, portanto, fundamentais na luta contra INFECÇÕES, bem como em manter os tecidos saudáveis através da Remoção de TECIDOS Mortos e CÉLULAS que chegaram ao fim do seu ciclo de vida.

Durante uma INFECÇÃO, Sinais Químicos atraem os FAGÓCITOS para locais onde o Agente Patogênico (uma bactéria, um vírus, etc.) invadiu o corpo.

Estes Sinais Químicos podem ser provenientes de Bactérias, ou de outros FAGÓCITOS já presentes. Os FAGÓCITOS movem-se através de um método denominado QUIMIOTAXIA.

Quando uma Bactéria entra em contato com um FAGÓCITO, ela liga-se aos RECEPTORES na Superfície do FAGÓCITO e são consumidos.

Quando um Agente Patogênico (bactéria, vírus, etc.) entra num FAGÓCITO, pode ser desencadeado um Ataque Químico pelo FAGÓCITO que usam OXIDANTES e ÓXIDO NÍTRICO para matar o Agente Patogênico.

Após a FAGOCITOSE, MACRÓFAGOS e CÉLULAS DENDRÍTICAS também podem participar na apresentação de ANTIGÊNIOS: - Isto acontece quando o FAGÓCITO move Partes do Material Ingerido de volta para a sua SUPERFÍCIE. Este material é então mostrado a outras CÉLULAS do SISTEMA IMUNOLÓGICO.

Alguns FAGÓCITOS viajam então para os NÓDULOS LINFÁTICOS e apresentam o material para os GLÓBULOS BRANCOS chamados de LINFÓCITOS. Esse processo é importante na construção da IMUNIDADE.

No entanto, muitos Agentes Patogênicos têm desenvolvido métodos para combater os Ataques Desenvolvidos pelos FAGÓCITOS.

HISTÓRIA.

O ZOÓLOGO Russo Ilya Ilyich Mechnikov (1845-1916) reconheceu pela primeira vez que CÉLULAS Especializadas estão envolvidas na Defesa contra as INFECÇÕES MICROBIANAS.

Em 1882, ele estudou CÉLULAS móveis em larvas de estrela-do-mar (reino animal), acreditando que elas eram importantes para as Defesas IMUNOLÓGICAS do Animal.

Para testar a sua hipótese ele inseriu pequenos ESPINHOS (reino vegetal – corpo estranho) de uma árvore de tangerina nas LARVAS. Depois de algumas horas ele percebeu que as CÉLULAS MÓVEIS tinham cercado os espinhos.

Mechnikov viajou para Viena e compartilhou as suas ideias com o ZOÓLOGO Alemão Carl Friedrich Claus (1835 – 1899) que sugeriu o nome "FAGÓCITO" para as CÉLULAS que Mechnikov tinha observado.

Um ano mais tarde, Mechnikov estudou um crustáceo de água doce chamado Daphnia, um minúsculo animal transparente que pode ser examinado diretamente ao MICROSCÓPIO.

Ele descobriu que esporos fúngicos que atacaram os animais foram destruídos por FAGÓCITOS. Ele passou a estender as suas observações a CÉLULAS BRANCAS do SANGUE de MAMÍFEROS e descobriu que a bactéria chamada Bacillus anthracis podia ser Engolida e Morta por FAGÓCITOS, um processo que ele chamou FAGOCITOSE.

Mechnikov propôs que os FAGÓCITOS seriam uma Defesa Primordial contra organismos invasores.

Em 1903, o MÉDICO, BACTERIOLOGISTA e IMUNOLOGISTA Britânico Amroth Edward Wright (1861 – 1947), descobriu que a FAGOCITOSE era reforçada por ANTICORPOS ESPECÍFICOS que ele chamou de OPSONINAS. Fez experiências com VACINAS AUTÓGENAS e desenvolveu a VACINA contra a FEBRE TIFÓIDE, hoje em desuso.

Mechnikov recebeu (juntamente com o BIÓLOGO e BACTERIOLOGISTA Alemão Paul Ehrlich (1854 – 1915) o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1908), pelo trabalho em FAGÓCITOS e FAGOCITOSE.

Apesar da importância destas descobertas, elas foram lentamente ganhando aceitação durante o início do SÉCULO XX, e, as intricadas relações entre os FAGÓCITOS e todos os outros componentes do SISTEMA IMUNOLÓGICO não foram conhecidos até a década de 1980 do SÉCULO passado.

FAGOCITOSE.

Ver artigo principal: - FAGOCITOSE.

“FOTO: - FAGOCITOSE em três etapas”.

A FAGOCITOSE é o processo de tomada de partículas, como BACTÉRIAS, PARASITAS, CÉLULAS MORTAS e RESTOS CELULARES por uma CÉLULA. Ela envolve uma cadeia de processos moleculares.

A FAGOCITOSE ocorre após um Corpo Estranho (um ANTÍGENO), uma CÉLULA BACTERIANA, por exemplo, ter-se ligado a Moléculas denominadas "RECEPTORES" que estão na Superfície do FAGÓCITO.

Em seguida, o FAGÓCITO envolve a BACTÉRIA e captura-a no seu interior. A FAGOCITOSE de BACTÉRIAS por NEUTRÓFILOS HUMANOS leva em média nove minutos.

Uma vez dentro deste FAGÓCITO, a BACTÉRIA é presa num compartimento chamado FAGOSSOMA. Dentro de um minuto o FAGOSSOMA funde-se com um LISOSSOMA ou um GRÂNULO para formar um FAGOLISOSSOMA.

A BACTÉRIA presa é então submetida a uma formidável bateria de mecanismos de matança, e é MORTA poucos minutos mais tarde.

As CÉLULAS DENDRÍTICAS e os MACRÓFAGOS não são tão rápidos e a FAGOCITOSE pode demorar muitas horas nessas CÉLULAS.

Os MACRÓFAGOS são lentos e desordenados COMEDORES, mas envolvem enormes quantidades de material e libertam frequentemente material não digerido de volta para os tecidos.

Estes detritos servem como um Sinal para Recrutar mais FAGÓCITOS a partir do SANGUE. Os FAGÓCITOS digerem quase tudo. Os cientistas já alimentaram MACRÓFAGOS com pedaços de ferro e, em seguida, usaram um pequeno ímã para separá-los de outras CÉLULAS numa mistura.

“FOTO: - MACRÓFAGOS possuem RECEPTORES Especiais que melhoram a FAGOCITOSE”.

Os FAGÓCITOS têm muitos tipos de Receptores na sua Superfície que são usados para ligar materiais. Incluem Receptores de OPSONINA, Receptores SCAVENGER e Receptores TOLL-LIKE.

Os Receptores de OPSONINA aumentam a FAGOCITOSE de BACTÉRIAS que foram revestidas com ANTICORPOS COMPLEMENTARES ou ANTICORPOS IgG (imunoglobulina G).

COMPLEMENTO é o nome dado a uma série complexa de Moléculas Protéicas encontradas no SANGUE ou marca que destroem ou marcam CÉLULAS para destruição.

Os Receptores SCAVENGER ligam-se a uma grande variedade de Moléculas na Superfície de CÉLULAS BACTERIANAS e os Receptores TOLL-LIKE ligam-se a Moléculas mais Específicas.

A ligação a Receptores TOLL-LIKE aumenta a FAGOCITOSE e faz com que o FAGÓCITO liberte um Grupo de Hormonas que causam Inflamação.

MÉTODOS de DESTRUIÇÃO.

“FOTO: - Diagrama simplificado da FAGOCITOSE e da destruição de uma CÉLULA BACTERIANA”.

A destruição de MICRÓBIOS é uma função crítica dos FAGÓCITOS, e é executada tanto dentro do FAGÓCITO (destruição intracelular) como fora do FAGÓCITO (destruição extracelular).

DESTRUIÇÃO INTRACELULAR DEPENDENTE de OXIGÊNIO.

Quando um FAGÓCITO ingere BACTÉRIAS (ou qualquer outro material), o seu consumo de OXIGÊNIO aumenta.

O aumento no consumo de OXIGÊNIO é chamado erupção respiratória, que produz moléculas reativas contendo OXIGÊNIO que são ANTIMICROBIANAS.

Os compostos de OXIGÊNIO são TÓXICOS tanto para o INVASOR como para a própria CÉLULA. Por isso são mantidos em compartimentos dentro da CÉLULA. Este método de matar MICRÓBIOS invasores utilizando Moléculas Reativas contendo OXIGÊNIO é referido como Destruição INTRACELULAR OXIGÊNIO-DEPENDENTE, existindo dois tipos.

O primeiro tipo é a Produção OXIGÊNIO-DEPENDENTE de um SUPERÓXIDO, que é uma importante substância destruidora de bactérias e rica em OXIGÊNIO.

O SUPERÓXIDO é convertido em PERÓXIDO de HIDROGÊNIO e num OXIGÊNIO SINGLETE por uma Enzima denominada SUPERÓXIDO DISMUTASE.

Os SUPERÓXIDOS também reagem com o PERÓXIDO de HIDROGÊNIO para produzir RADICAIS HIDRÓXILO que ajuda na destruição do micróbio invasor.

O segundo tipo envolve o uso da Enzima MIELOPEROXIDASE de GRÂNULOS NEUTRÓFILOS. Quando os GRÂNULOS se fundem com um FAGOSSOMA, a MIELOPEROXIDASE é libertada no FAGOLISOSSOMA e esta Enzima usa PERÓXIDO de HIDROGÊNIO e CLORO para criar HIPOCLORITO, uma substância usada na LIXÍVIA DOMÉSTICA.

O HIPOCLORITO é extremamente tóxico para as bactérias.

A MIELOPEROXIDASE contém um Pigmento HEME, que faz as Secreções Ricas em NEUTRÓFILOS, tal como o PUS e o SPUTUM infectado ficarem verdes.

DESTRUIÇÃO INTRACELULAR INDEPENDENTE de OXIGÊNIO.

Os FAGÓCITOS também podem destruir micróbios através de métodos independentes de OXIGÊNIO, mas estes não são tão efetivos como os métodos dependentes de OXIGÊNIO.

Existem quatro tipos principais:

O primeiro utiliza Proteínas Carregadas Eletricamente que danificam as membranas celulares das bactérias. O segundo tipo usa LISOZIMAS. Estas Enzimas degradam a parede celular das bactérias. O terceiro tipo usa LACTOFERRINAS que estão presentes nos GRÂNULOS NEUTRÓFILOS e removem ferro essencial das bactérias. O quarto tipo usa PTOTEASES e ENZIMAS HIDROLÍTICAS. Estas Enzimas são usadas para digerir as proteínas das bactérias destruídas.

DESTRUIÇÃO EXTRACELULAR.

O INTERFERÃO-GAMA (que foi já chamado de fator ativador de MACRÓFAGOS) estimula os MACRÓFAGOS a produzir ÓXIDO NÍTRICO.

A fonte de INTERFERÃO-GAMA pode ser células T CD4+, células T CD8+, células exterminadoras naturais, linfócitos B, linfócitos NKT, monócitos, macrófagos ou células dendríticas.

O ÓXIDO NÍTRICO é então libertado do MACRÓFAGO e, devido à sua toxicidade, destrói os micróbios perto do MACRÓFAGO.

Os MACRÓFAGOS ativados produzem e secretam fatores de NECROSE TUMORAL.

Estas Moléculas sinalizadoras da classe de CITOCINA-A MATAM CÉLULAS CANCERÍGENAS e CÉLULAS INFECTADAS por VÍRUS, e ajuda na ativação de outras CÉLULAS do SISTEMA IMUNOLÓGICO.

Em algumas doenças, como a DOENÇA GRANULOMATOSA CRÔNICA, a eficiência dos FAGÓCITOS é reduzida e as infecções bacterianas recorrentes são um problema.

Nesta doença existe uma anormalidade que afeta diferentes elementos que efetuam a Destruição Dependente de OXIGÊNIO.

Outras raras anormalidades congênitas, como a Síndrome de Chediak-Higashi, estão também associadas com uma Destruição Ineficiente de Micróbios Ingeridos.

Observação do escriba: - Os VÍRUS vão aparecer no próximo artigo sobre o “Cavalo de Tróia”.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, terça-feira, 06 de outubro de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Wikipédia (4) - OUTRAS FONTES.