A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VERDADE... "O saudoso Dr. LUIZ MOURA tinha razão, o Professor Dr. RICARDO VERONESI tinha razão, e, outros médicos brasileiros e estrangeiros também têm razão". - (9ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VERDADE... “O saudoso Dr. LUIZ MOURA tinha razão, o Professor Dr. RICARDO VERONESI tinha razão, e, outros médicos brasileiros e estrangeiros também têm razão”. - (9ª parte).

2ª versão.

JEROME PHILLIP HORWITZ.

JEROME PHILLIP HORWITZ (16 de janeiro de 1919 - 06 de setembro de 2012 – 93 anos) foi um CIENTISTA AMERICANO.

Suas afiliações incluíam o Instituto do CÂNCER BARBARA ANN KARMANOS, a Escola de MEDICINA da Wayne State UNIVERSITY e a Fundação do CÂNCER de Michigan.

JEROME HORWITZ era um judeu nativo de Detroit e graduou-se em 1937 na Central High School. Ele obteve seu BACHARELADO e MESTRADO em QUÍMICA pela UNIVERSIDADE de DETROIT. Seu DOUTORADO em QUÍMICA veio da UNIVERSIDADE de MICHIGAN.

Ele completou seu treinamento de PÓS-DOUTORADO na NORTHWESTERN UNIVERSITY e na UNIVERSITY of MICHIGAN.

AVANÇOS CLÍNICOS.

Em 1964, enquanto conduzia PESQUISAS para o INSTITUTO do CÂNCER KARMANOS, JEROME HORWITZ sintetizou um composto que viria a ser conhecido como ZIDOVUDINA - (que posteriormente receberia o nome de AZT) -, que viria a ser transformado no 1º FÁRMACO ANTIVIRAL usado para tratar pacientes com HIV.

A ZIDOVUDINA foi inicialmente desenvolvida como um tratamento para o CÂNCER. JEROME HORWITZ também foi o primeiro a sintetizar a ESTAVUDINA (d4T) e a ZALCIBATINA (ddC) - dois outros INIBIDORES da TRANSCRIPTASE REVERSA usados no tratamento de pacientes com HIV.

Também durante 1964, JEROME HORWITZ publicou a primeira Produção e Demonstração de X-GAL como um substrato CROMOGÊNICO.

Depois de sintetizar o AZT, JEROME HORWITZ passou a criar muitos tratamentos bem-sucedidos para o CÂNCER e outras doenças.

Na época de suas descobertas mais recentes, JEROME HORWITZ trabalhava para a MICHIGAN CÂNCER FOUNDATION com uma Bolsa Federal do NATIONAL INSTITUTES of HEALTH. Ele se aposentou em 2005.

DE outra NOTA.

- JEROME HORWITZ foi apresentado no Documentário “I Am Alive Today” - History of an AIDS Drug (História de uma droga para a AIDS).

- Enquanto alguns acreditam que JEROME HORWITZ foi referenciado nos livros do Capitão Cueca, a Escola Primária JEROME HORWITZ na série de livros infantis foi de fato nomeada em homenagem a CURLY HOWARD dos Três Patetas. (JEROME HORWITZ era o nome de batismo de CURLY).

Fontes: - (1) - Comunicado de Imprensa da FDA sobre o AZT. (2) - Karmanos Câncer Institute, anteriormente Michigan Câncer Foundation.

TODAS as REFERÊNCIAS LOGO ABAIXO.

01 - https://www.nytimes.com/2012/09/21/health/jerome-p-horwitz-creator-of-azt-dies-at-93.html

02 - Emily Langer (23 de setembro de 2012). "O pesquisador Jerome Phillip Horwitz, 93, criou o AZT, o primeiro Tratamento aprovado para HIV/AIDS". The Washington Post. Página visitada em 21 de setembro de 2012.

03 - "Cópia arquivada" (PDF). Arquivo do original (PDF) em 03/07/2008. Página visitada em 24 de outubro de 2009.

04 - "Cópia arquivada" (PDF). Arquivado do original (PDF) em 21/07/2012. Página visitada em 28 de outubro de 2009.

05 - [1] Arquivado em 08 de novembro de 2007, na Wayback Machine.

06 - "Jerome Horwitz". The Daily Telegraph. (Londres). 30 de setembro de 2012.

07 - "Substrates for Cytochemical Demonstration of Enzyme Activity. I. Some Substituted 3-Indolyl-B-D-glycopyranosides 1a". Journal of Medicinal Chemistry. 7: 574–575. doi : 10.1021 / jm00334a044.

08 - "Estou vivo hoje (história de uma droga para a AIDS) - Filme Documentário". Detourshenry.eu. Página visitada em 21 de setembro de 2012.

09 - Pilkey, Dav (2013). The adventures of Captain Underpants ("First Color Edition" Ed.). Escolar. ISBN 9780545499088.

ZIDOVUDINA ou AZT.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

A ZIDOVUDINA ou AZT (Azidotimidina) é um fármaco utilizado como ANTIRRETROVIRAL, INIBIDOR da TRANSCRIPTASE REVERSA (inversa).

Indicado para o tratamento da AIDS e contágio por Pneumocystis jirovecii. Foi a primeira droga aprovada para o TRATAMENTO da AIDS (no Brasil) ou SIDA (em Portugal).

Atualmente é usado no TRATAMENTO de INFECÇÕES por HIV, em associação com outros Medicamentos ANTIRRETROVIRAIS, sendo neste último país um Medicamento de uso EXCLUSIVO HOSPITALAR. Sua Fórmula QUÍMICA é: - C10 H13 N5 O4.

HISTÓRICO.

A ZIDOVUDINA foi a primeira droga aprovada para o TRATAMENTO da Infecção do HIV/SIDA.

O QUÍMICO Americano Jerome Phillip Horwitz do Barbara Ann Karmanos Câncer Institute e da Wayne State University School of Medicine sintetizou o AZT em 1964, usando uma Bolsa Federal do US National Institutes of Health (NIH).

O AZT foi originalmente pensado como uma DROGA ANTICÂNCER, mas foi arquivada quando se concluiu que não era suficientemente efetiva contra tumores em ratos.

Em 1974, o Alemão Wolfram Ostertag do Instituto Max Planck na Alemanha obteve indícios que o AZT era ativo numa cultura de RETROVÍRUS de RATOS.

Em 1984, pouco após a confirmação de que o HIV era a causa da SIDA/AIDS, os CIENTISTAS na Burroughs Wellcome Co. (BW) começaram a pesquisar novos compostos para tratar a doença.

A Burroughs Wellcome já tinha experiência nas DOENÇAS VIRAIS, liderada por CIENTISTAS que incluíam Gertrude Elion, David Barry, Phil Furman, Marty St. Clair, Janet Rideout, Sandi Lehman entre outros.

O seu esforço de investigação focou-se na ENZIMA VIRAL TRANSCRIPTASE REVERSA. A TRANSCRIPTASE REVERSA é uma ENZIMA que os RETROVÍRUS, incluindo o HIV, utilizam para se REPLICAREM.

Os CIENTISTAS na BW começaram por identificar e sintetizar compostos e desenvolver um Teste de Despistagem para atividade contra RETROVÍRUS nos ratos.

Um composto com o Código BW A509U foi testado e demonstrou uma potente atividade contra os VÍRUS destes roedores.

Na mesma altura, Samuel Broder, Hiroaki Mitsuya, e Robert Yarchoan do National Câncer Institute (NCI) dos Estados Unidos da América tinham começado também os seus próprios programas, independentes, para desenvolverem uma terapia para a SIDA/AIDS.

Os cientistas na BW não estavam a trabalhar diretamente no HIV, e como tal os dois grupos decidiram trabalhar em conjunto.

Em fevereiro de 1985, os cientistas do Instituto Nacional do Câncer (NCI) demonstraram que o BW A509U tinham uma atividade potente contra o HIV no tubo de ensaio, e alguns meses mais tarde, começaram a fase I inicial de Ensaios Clínicos do AZT no Instituto Nacional do Câncer (NCI), em colaboração com cientistas da Burroughs Wellcome e da Duke University.

Este ensaio demonstrou que a droga podia ser administrada com segurança a pacientes com HIV e que podia aumentar as contagens de CD4 em doentes com HIV incluindo os com SIDA/AIDS.

Um teste aleatório com controle por placebo do AZT foi subseqüentemente realizado pela Burroughs-Wellcome, no qual foi demonstrado que o AZT podia prolongar a vida de pacientes com SIDA/AIDS.

A Burroughs Wellcome Company pediu a patente do AZT em 1985. A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a droga (através do então recentemente criado FDA accelerated approval system) para uso contra o HIV, a SIDA/AIDS, e a AIDS Related Complex (ARC, um termo médico que deixou de ser usado para doenças pré-SIDA/AIDS) em 20 de março de 1987.

O tempo entre a primeira demonstração que o AZT era ativo contra o HIV no laboratório e a sua aprovação foi de apenas 25 meses, que é um dos mais curtos períodos de desenvolvimento de uma DROGA na História Recente.

O AZT foi subseqüentemente aprovado como tratamento preventivo em 1990. Foi inicialmente administrado em doses muito maiores que as atuais, tipicamente 400 miligramas a cada quatro horas (mesmo durante a noite).

No entanto, a falta de alternativas na altura para tratar a SIDA/AIDS afetou o rácio (risco/benefício), com a garantida Toxicidade da infecção HIV ultrapassando o risco de Toxicidade da droga.

Um dos efeitos secundários do AZT é a ANEMIA, uma queixa frequente nos ensaios clínicos.

Os regimes de tratamento atuais envolvem doses menores (e.g., 300 miligramas) de AZT tomados duas vezes ao dia, e quase sempre como parte da highly active antiretroviral therapy (HAART).

O AZT é combinado com outras drogas para evitar a Mutação do HIV em formas resistentes ao AZT.

A estrutura cristalina do AZT foi referenciada por Alan Howie (Universidade de Aberdeen) em 1988. No estado sólido o AZT forma uma rede de ligações de hidrogênio.

MECANISMO de AÇÃO.

É fosforilizada no interior da célula para monofosfato de ZIDOVUDINA através da timidinocinase celular. O monofosfato se converte em difosfato pela ação da dimitilatocinase celular e logo se converte em trifosfato através de outras enzimas celulares.

O trifosfato de ZIDOVUDINA compete como substrato com o trifosfato de timidina natural para se incorporar às cadeias do DNA VIRAL, que se formam pela ação da TRANSCRIPTASE REVERSA do RETROVÍRUS (DNA polimerase dependente de RNA).

Uma vez incorporado, o trifosfato de ZIDOVUDINA interrompe prematuramente o crescimento da cadeia de DNA, já que o grupo 3'-azida impede novas uniões fosfodiéster-5'-3' e, portanto, inibe a divisão do VÍRUS.

A afinidade da ZIDOVUDINA com a TRANSCRIPTASE REVERSA do RETROVÍRUS é maior que com a DNA-polimerase humana e permite a Inibição Seletiva da REPLICAÇÃO VIRAL sem bloquear a REPLICAÇÃO CELULAR.

O ácido acetilsalicílico (aspirina) interage com a ZIDOVUDINA ficando mais difícil de ser eliminada e mais tóxica. Então deve ser evitado.

EFEITOS COLATERAIS.

Os Efeitos Colaterais mais comuns (>1%) foram:

1º - Anemia. 2º - Astenia (fraqueza). 3º - Cansaço. 4º - Confusão Mental. 5º - Constipações. 6º - Diarréia. 7º - Dor de cabeça. 8º - Estomatite (feridas na boca). 9º - Granulopenia (diminuição dos leucócitos). 10º - Mal estar. 11º - Manchas na pele. 12º - Náusea. 13º - Perda de apetite. 14º - Tosse. 15º - Ulcerações. 16º - Vômito.

NOMES COMERCIAIS.

01 - AZOTINE - Argentina.

02 - NOVO-AZT - Canadá.

03 - PRODUVIR - Brasil.

04 - RETROVIR - África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia,Hong Kong, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia.

05 - REVIRAX – Brasil.

06- VIROZID – Brasil.

07 - ZIDOVIR - Brasil, Índia.

08 - ZIDOVUSAN – Brasil.

CRÍTICA.

O FILME vencedor de 03 OSCARS baseado em fatos reais “CLUBE de COMPRAS DALLAS” (Dallas Buyers Club, de 2013) faz uma dura crítica sobre a TOXIDADE do Medicamento AZT, a forma em que a Dosagem foi Medicada, a Distribuição do Medicamento e a Indústria Farmacêutica do AZT nos primeiros pacientes de AIDS na década de 80.

BIBLIOGRAFIA.

01 - Duesberg PH, Inventing the AIDS Virus, Regnery Press, Washington DC, 1996 pp 309–59.

02 - Maggiore, Christine, “E SE TUDO O QUE VOCÊ OUVIU SOBRE A AIDS ESTIVER ERRADO?” Paulus Editora, 2003, PP 33–35.

03 - Frenkel L et col, T-cell subset changes in HIV-infected children treated with zidovudine (AZT). Int Conf AIDS. 1990 Jun 20-23; 6: 200 (abstract no. F.B.490). University of California, Los Angeles, CA, USA [1].

04 - MA Fischl, The efficacy of azidothymidine (AZT) in the treatment of patients with AIDS and AIDS-related complex. A double-blind, placebo-controlled trial, The New English Journal of Medicine, July 23, 1987.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia estão disponíveis 12 REFERÊNCIAS sobre o HIV e a AIDS/SIDA.

2ª – Logo no início do aparecimento da AIDS/SIDA a enfermidade era conhecida como “PESTE GAY”. Depois a doença foi democratizada.

3ª – Nos dias atuais a AIDS/SIDA é considerada uma enfermidade “CRONIFICADA”.

4ª – Além da pioneira ZIDOVUDINA (AZT), atualmente existem mais 20 Medicamentos usados no combate à AIDS/SIDA, geralmente na forma de Coquetéis, ou seja, várias Drogas usadas simultâneamente, em combinações diferentes.

5ª – Aqui em Sergipe, mais intensamente em Aracaju, existe um Médico que se dedica há mais de 30 anos ao tratamento de portadores do HIV e da enfermidade AIDS/SIDA, (foi o pioneiro na luta em Sergipe). Trata-se do Dr. Almir Santana, que, pela sua dedicação, sua experiência e seu trabalho, já deveria ter publicado um LIVRO sobre o assunto. Estamos aguardando a sua publicação.

6ª – Ainda voltaremos a escrever sobre o “misterioso” HIV e sobre a “estranha” AIDS/SIDA.

CATEGORIAS:

Análogos Nucleosídeos Inibidores da Transcriptase Reversa (inversa).

SÍNDROME da IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA.

Esta página foi editada pela última vez às 17h54min de 10 de dezembro de 2019.

EPIDEMIA de FEBRE ZIKA em 2015 e 2016.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

Doença – FEBRE ZIKA, MICROCEFALIA.

Locais – América, África, Ásia, Oceania e Europa.

Período – Abril de 2015 até novembro de 2016.

O SURTO de VÍRUS ZIKA foi o maior SURTO desse tipo de VÍRUS da HISTÓRIA, que ocorreu entre abril de 2015 e novembro de 2016.

A EPIDEMIA começou em 2012, no BRASIL e, posteriormente, se espalhou para outros países da América do Sul, América Central e Caribe.

O VÍRUS ZIKA (ZIKV) é um flavivírus da mesma família do VÍRUS da febre amarela, do VÍRUS da dengue e do VÍRUS do oeste do Nilo. É transmitido pelo Mosquito Aedes aegypti.

O número de casos no BRASIL, onde o VÍRUS surgiu entre agosto de 2013 e abril de 2014, atingiu o seu pico no primeiro semestre de 2015 e tem declinado desde então, afetando cerca de 10% a 15% da população em 2016.

Em janeiro de 2016, a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS) disse que o VÍRUS iria se espalhar por todo o Continente Americano até o final do ano.

O Mosquito Aedes aegypti é comumente encontrado ao longo das Américas tropicais e subtropicais, mas outra espécie que também serve como VETOR da doença, o Mosquito Aedes albopictus, agora se tornou comum na região dos Grandes Lagos da América do Norte.

Em cerca de um em cada cinco casos, a infecção pelo VÍRUS resulta em uma doença conhecida como FEBRE ZIKA, que causa sintomas como FEBRE e ERUPÇÕES CUTÂNEAS.

A INFECÇÃO em MULHERES GRÁVIDAS pode ter uma ligação com MICROCEFALIA em RECÉM-NASCIDOS através da TRANSMISSÃO de MÃE para FILHO.

Vários países emitiram Alertas de Viagem e o VÍRUS foi detectado em casos nos Estados Unidos, onde 14 pessoas no Estado da Flórida foram infectadas com o VÍRUS muito provavelmente através da TRANSMISSÃO de MOSQUITO, e em casos importados na Dinamarca, Catalunha, bem como de Portugal.

EPIDEMIOLOGIA.

Em maio de 2015, o VÍRUS ZIKA foi confirmado pela primeira vez como a causa de um SURTO de uma DOENÇA parecida com a DENGUE no Nordeste do Brasil.

No Município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, Capital do Estado da Bahia, uma doença anteriormente desconhecida que afetava pacientes com sintomas semelhantes aos da GRIPE, seguido de MANCHAS na PELE e ARTRALGIA, constatou-se que era causada pelo VÍRUS ZIKA por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da técnica de Reação em Cadeia de Polimerase com Transcriptase Reversa (RT - PCR).

Suspeita-se que sua entrada tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas atingidas de forma mais intensa pelo VÍRUS, como a África - onde surgiu -, e a Ásia.

A EPIDEMIA seguiu um padrão semelhante a um SURTO de VÍRUS CHIKUNGUNYA na mesma região, outra doença até então desconhecida pela população local. O VÍRUS atingiu a Colômbia em outubro e outros países da América Latina, incluindo o Caribe, em novembro e dezembro.

CASOS CONFIRMADOS também foram importados da América do Sul para a Europa e Estados Unidos. Um dos casos foi o de um viajante que retornou em março de 2015 para a Itália a partir do Brasil.

Alguns casos de INFECÇÃO pelo VÍRUS ZIKA importados foram relatados nos Estados Unidos e Austrália. Em janeiro, três casos foram relatados no Reino Unido e quatro no Canadá.

Dois casos envolveram turistas que voltaram à Suíça a partir de Haiti e Colômbia, além de um homem Dinamarquês que voltou ao seu país natal depois de visitar as Américas Central e do Sul.

LIGAÇÃO com a MICROCEFALIA INFANTIL.

“FOTO: - Um BEBÊ com MICROCEFALIA (à esquerda) em comparação com um BEBÊ NORMAL”.

Os métodos atualmente disponíveis para TESTE PRÉ-NATAL dos ANTICORPOS específicos do VÍRUS ZIKA reagem de forma Cruzada com ANTICORPOS da DENGUE.

É difícil estabelecer o atual SURTO de ZIKA com casos de MICROCEFALIA, porque no Brasil e em outras partes da América Latina quase todos os adultos têm ANTICORPOS contra a DENGUE.

Adicionalmente, os padrões de DANO CEREBRAL no SURTO atual são reconhecidamente diferentes dos casos de MICROCEFALIA causados por outras INFECÇÕES (como CITOMEGALOVÍRUS ou RUBÉOLA).

Em novembro de 2015 foram anunciadas publicamente as primeiras EVIDÊNCIAS MÉDICAS de associação entre o VÍRUS da ZIKA e os crescentes casos de MICROCEFALIA no sertão da Paraíba, atendidos em Campina Grande.

Um destes casos (um RECÉM-NASCIDO com MICROCEFALIA e outros Problemas CONGÊNITOS) teve o VÍRUS ZIKA então ISOLADO e avaliado por pesquisadores brasileiros na Revista Médica “The Lancet” de janeiro de 2016.

Observação do escriba: - Na atual Pandemia de SARS/COV-2, a Revista Médica “The Lancet” esteve envolvida em uma das maiores fraudes médica da história. Perdeu a total credibilidade perante a COMUNIDADE MÉDICA e CIENTÍFICA MUNDIAL.

No relato revelou-se também que o Ministério da Saúde tinha confirmado 134 casos de MICROCEFALIA, que "acredita-se estar associada com a INFECÇÃO pelo VÍRUS ZIKA", com um adicional de 2.165 casos em 549 municípios em Vinte Estados que estão sob investigação. Em 2015, houve 2.782 casos de MICROCEFALIA em comparação com 147 em 2014 e 167 em 2013.

Em janeiro de 2016, um BEBÊ em Oahu, Havaí, nasceu com MICROCEFALIA, sendo o primeiro caso nos Estados Unidos de DANOS CEREBRAIS ligados ao VÍRUS ZIKA.

O BEBÊ e a MÃE tiveram resultado Positivo para uma INFECÇÃO por VÍRUS ZIKA. A MÃE, que provavelmente adquiriu o VÍRUS durante os Primeiros Estágios de sua GRAVIDEZ em uma viagem ao Brasil em maio de 2015, havia relatado sua luta contra o VÍRUS ZIKA. Ela se recuperou antes de se mudar para o Havaí.

Apesar de sua GRAVIDEZ ter progredido normalmente, a condição do BEBÊ não era conhecida até o nascimento.

Uma elevada Incidência da Síndrome de Guillain-Barré, uma Doença Autoimune, na Polinésia, também foi registrada no SURTO que começou no Brasil. No entanto, não há Confirmações de Laboratório de que a INFECÇÃO pelo VÍRUS ZIKA cause a referida Síndrome.

AFECÇÕES OCULARES em RECÉM-NASCIDOS também têm sido associadas à INFECÇÃO pelo VÍRUS ZIKA.

Em um estudo no Estado de Pernambuco, cerca de 40% dos BEBÊS com MICROCEFALIA relacionada com o VÍRUS ZIKA também tinham Cicatrizes na RETINA com manchas ou alteração do pigmento.

Para a PREVENÇÃO PRÉ-NATAL, ainda (em janeiro de 2016) existe grande dificuldade em se diagnosticar a doença na primeira semana de infecção, através dos dois métodos principais de diagnóstico, conforme descrito pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Resultados Positivos IgM para DENGUE ou no Teste ELISA IgM para ZIKA VÍRUS devem ser considerados como um indicativo de uma INFECÇÃO recente por flavivírus.

CONTENÇÃO e CONTROLE.

“FOTO: - Principais sintomas da FEBRE ZIKA”.

“FOTO: - Sintomas de MICROCEFALIA associada ao VÍRUS ZIKA”.

“FOTO: - Aedes aegypti, VETOR portador do VÍRUS ZIKA.

VÍRUS ZIKA.

Ver artigos principais: - VÍRUS ZIKA e FEBRE ZIKA.

O Aedes aegypti foi reconhecido como o VETOR do VÍRUS ZIKA. O VÍRUS foi inicialmente Isolado em 1947 a partir de um Macaco rhesus na FLORESTA ZIKA em UGANDA, na África.

A transmissão se dá através da Picada do Mosquito Aedes aegypti, embora no SURTO de VÍRUS ZIKA nas Ilhas Yap em 2007 a espécie predominante tenha sido o Mosquito Aedes hensilli.

O Autor e Ambientalista Bill McKibben comparou o SURTO do VÍRUS a um futuro Distópico, quando a doença se expande com o Aquecimento Global. (Observação do escriba: - Aqui a informação é polêmica, ou, se preferirem, é Distópica).

Um modelo de computador de 2014 do VETOR do ZIKA VÍRUS - o Mosquito Aedes aegypti - prediz uma mudança mais complicada: - "Mesmo se grande parte dos trópicos e subtrópicos continuarem a serem adequadas, as áreas climaticamente favoráveis para o Mosquito Aedes aegypti globalmente são projetados para contrair nos cenários futuros produzidos por estes modelos, enquanto que as áreas atualmente desfavoráveis, como o interior da Austrália, a Península Arábica, o sul do Irã e algumas partes da América do Norte podem se tornar climaticamente favoráveis para esta espécie de Mosquito".

No entanto, há também sinais de VÍRUS ZIKA em populações de Mosquitos com capacidade de adaptação a climas mais frios.

REAÇÃO INTERNACIONAL.

A maioria dos países, incluindo Colômbia, Equador, El Salvador e Jamaica, aconselhou que as Mulheres Adiassem a Gravidez até que se saiba mais sobre os riscos. Autoridades do Rio de Janeiro também apresentaram um plano para tentar evitar a propagação do VÍRUS ZIKA durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, que será realizado na cidade.

O Ministério da Saúde do Peru instalou mais de 20 mil ovitraps durante o SURTO de DENGUE de 2015. Os mesmos ovitraps vão ser utilizado para monitorar um potencial surto de VÍRUS ZIKA em regiões de clima tropical do país.

Por causa da "crescente evidência de uma ligação entre VÍRUS ZIKA e MICROCEFALIA" os CDC dos Estados Unidos emitiram um Alerta de Viagem em 15 de janeiro de 2016, ao aconselhar Mulheres Grávidas a considerar o Adiamento de Viagens para o Brasil, assim como para os seguintes países e territórios onde a FEBRE ZIKA foi relatada: - Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico.

Em 22 de janeiro de 2016 mais oito países foram adicionados à lista: - Barbados, Bolívia, Equador, Guadalupe, Saint Martin, Guiana, Cabo Verde e Samoa.

Os CDC também emitiram diretrizes adicionais e sugeriu que as mulheres que estejam a considerar a gravidez consultem seus médicos antes de viajar. Os governos de Canadá, Chile, Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia e União Europeia emitiram Alerta de Viagens semelhantes.

RESPOSTA.

Dilma Rousseff em uma Videoconferência sobre o VÍRUS ZIKA no CENAD.

“FOTO: - O governo enviou 200 mil soldados do Exército Brasileiro para conscientizar a população a eliminar criadouros do Mosquito Aedes aegypti.

Em janeiro de 2016, como resposta ao SURTO de ZIKA, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a libertação de Mosquitos Aedes aegypti GENETICAMENTE MODIFICADOS pelo país. Os Mosquitos Aedes aegypti foram GENETICAMENTE MODIFICADOS para suprimir a sua própria espécie, em uma abordagem semelhante à técnica do inseto estéril, reduzindo assim o risco de propagação de doenças.

Os Mosquitos, conhecidos como OX513A, foram desenvolvidos pela empresa Oxitec, da Universidade de Oxford e subsidiária da Intrexon (NYSE: XON). Os testes de campo nas Ilhas Cayman, Brasil e Panamá têm mostrado que os Mosquitos OX513A reduziram as populações de Mosquitos alvo em mais de 90%.

No Brasil, o município de Piracicaba, no interior de São Paulo, lidera a primeira parceria do mundo para a liberação de Mosquitos OX513A.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estudam se a Bactéria Wolbachia, usada no Mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da Dengue, da Febre Amarela e do VÍRUS Chikungunya, impede também a propagação do VÍRUS ZIKA. A Bactéria é naturalmente encontrada em Mosquitos e em até 60% dos insetos do mundo inteiro.

Em 29 de janeiro, a Presidente Dilma Rousseff telefonou para Barack Obama para discutir maneiras de aprofundar a colaboração no combate ao ZIKA VÍRUS e no Desenvolvimento de uma VACINA. (a-1).

De acordo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência Brasileira, Dilma e Obama se comprometeram em criar um GRUPO de ALTO NÍVEL (a-2) entre BRASIL e ESTADOS UNIDOS para desenvolver VACINAS e PRODUTOS TERAPÊUTICOS, que terá como base a cooperação já existente entre o Instituto Butantan e os Institutos Nacionais da Saúde (NIH, na sigla em inglês) para pesquisa e produção de VACINA contra a DENGUE.

Em fevereiro, o Governo Federal mobilizou 60% das FORÇAS ARMADAS do BRASIL, ou cerca de 220 mil soldados, para combater Criadouros do Mosquito Aedes aegypti. Os Militares percorrem as Ruas de 350 municípios em uma campanha de conscientização da população sobre como combater o Mosquito transmissor (a-3).

Em 2017, um estudo apresentado na conferência ISPOR mostrou que o investimento na Prevenção e Controle do Aedes aegypti, agente transmissor do VÍRUS ZIKA, ainda é insuficiente, ainda mais se forem considerados os impactos econômicos e sociais da doença.

Segundo o levantamento, no Brasil o governo investiu em 2015, ano de maior surto da doença no país, mais de R$ 150 milhões na prevenção de doenças transmitidas pelos Mosquitos Aedes aegypti, como a ZIKA, DENGUE, FEBRE AMARELA e CHIKUNGUNYA.

No entanto, as estimativas da LITERATURA MÉDICA dizem que os CUSTOS com tratamento apenas da DENGUE consumiriam mais de R$ UM BILHÃO aos COFRES PÚBLICOS (a-4).

VER TAMBÉM.

EPIDEMIA de CHIKUNGUNYA na América de 2013 - 2014.

PANDEMIA de GRIPE A de 2009 na América.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 56 REFERÊNCIAS sobre o ZIKA VÍRUS.

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - «G1 - Identificado VÍRUS causador de Doença Misteriosa em Salvador e RMS - Notícias em Bahia». Bahia. Abril de 2015.

02 - «Para infectologista, Dengue deve ter mais atenção do que Zika». Jornal do Commercio. Consultado em 22 de novembro de 2015. Arquivado do original em 23 de novembro de 2015.

03 - «ZIKA VÍRUS já foi registrado em 14 Estados, segundo Ministério da Saúde». G1. Consultado em 22 de novembro de 2015.

04 - «Especialistas investigam aumento de casos de MICROCEFALIA no Nordeste». G1. Consultado em 22 de novembro de 2015.

05 - «ZIKA VÍRUS INFECTION: Geographic Distribution». Pan Health American Organization. Consultado em 24 de janeiro de 2016.

06 - Corbet, Philip S. (fevereiro de 1964). «Observations on Mosquitoes Ovipositing in Small Containers in ZIKA FOREST, UGANDA». British Ecological Society. Journal of Animal Ecology. 33 (1): 141-164. JSTOR 2354.

07 - Sempala, S.D.K. (março de 1983). «Seasonal population dynamics of the immature stages of Aedes africanus (Theobald) (Diptera: Culicidae) in ZIKA FOREST, UGANDA». Cambridge University Press. Bulletin of Entomological Research. 73 (1): 11-18. doi:10.1017/S0007485300013742. Consultado em 14 de julho de 2013.

08 - «Mosquitoes capable of carrying ZIKA VÍRUS found in Washington, D.C.». University of Notre Dame, 2016.

09 - «CDC expands Zika travel advisory to include more countries». STAT. Consultado em 23 de janeiro de 2016.

10 - Justine Alford via IFLScience (25 de julho de 2014). «Brazil To Unleash Genetically Modified Mosquitoes». Huffington Post. Consultado em 25 de julho de 2014.

11 - Agência Brasil, ed. (30 de janeiro de 2016). «Segundo pesquisadores da fundação brasileira, experimentos recentes demonstram que BACTÉRIA tem efeito sobre o VÍRUS». Consultado em 31 de janeiro de 2016.

12 - BBC Brasil, ed. (29 de janeiro de 2016). «Por telefone, Dilma e Obama discutem VACINA contra ZIKA». Consultado em 1º de fevereiro de 2016.

13 - María Martín (13 de fevereiro de 2016). El País, ed. «Brasil destina 60% das suas FORÇAS ARMADAS na luta contra um MOSQUITO».

14 - «Kantar - Combate ao Aedes aegypti custa menos que tratamentos de dengue, zika, febre amarela e Chikungunya». br.kantar.com (em bretão). Consultado em 05 de outubro de 2017.

CATEGORIAS:

EPIDEMIAS.

VÍRUS ZIKA.

2015 no Brasil.

2016 no Brasil

2015 na América.

2016 na América.

Saúde em 2015.

Saúde em 2016.

Desastres Sanitários em 2015.

Desastres Sanitários em 2016.

Desastres Sanitários na América.

Desastres Sanitários no Brasil.

Saúde na América.

Saúde no Brasil.

Esta página foi editada pela última vez às 00h24min de 19 de março de 2020.

MARGARET CHAN visita o BRASIL.

Em tom elogioso, DIRETORA da OMS diz que Brasil faz “o que pode” contra ZIKA.

Folha de São Paulo - FLÁVIA FOREQUE – De Brasília – 23 de fevereiro de 2016 – 19 horas e 46 minutos.

Diante da EPIDEMIA de ZIKA no país - e do aumento de casos de MICROCEFALIA – a Diretora Geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, elogiou as ações adotadas pela Presidente Dilma Rousseff no combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

De passagem pelo Brasil a convite do governo, Margaret Chan afirmou estar "muito impressionada" com a mobilização do Palácio do Planalto, elogiou a "transparência" do Brasil em compartilhar informações sobre a doença com a entidade e minimizou o impacto da doença na realização dos JOGOS OLÍMPICOS no Rio de Janeiro, em agosto.

“FOTO: - A Presidente Dilma Rousseff recebe Margaret Chan, DIRETORA GERAL da OMS, no PALÁCIO do PLANALTO”. (a-5).

"Eu gostaria de reassegurar a vocês: - Estamos em fevereiro de 2016, e os JOGOS OLÍMPICOS são em agosto. O governo está trabalhando para garantir que as pessoas que venham para os jogos como visitante, participante ou atletas tenham a máxima proteção que precisam contra a doença. Eu estou confiante de que o governo fará isso", disse em declaração à imprensa.

Chan ponderou que, a partir da experiência com Doenças como DENGUE e CHIKUNGUNYA, deve-se prever um aumento de casos de ZIKA no país. "Devemos esperar que isso seja uma longa jornada, mas a liderança e o compromisso do governo da Presidente Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde são louváveis. Estamos aqui para apoiá-los, de forma a embarcar nessa jornada juntos".

"EMPOWER WOMEN"

Em sua fala, Chan ponderou que a imprensa tem um papel crucial em informar o público, especialmente feminino, sobre a doença. "Vocês têm um papel essencial de levar informação à população, para que a população, em particular as mulheres, sejam empoderadas a tomar as decisões certas", afirmou.

No início do mês, o ALTO COMISSARIADO da ONU para DIREITOS HUMANOS (a-6) defendeu, diante da EPIDEMIA de ZIKA na região, que os chamados DIREITOS REPRODUTIVOS da MULHER sejam garantidos, incluindo a DESCRIMINALIZAÇÃO do ABORTO (a-7).

As declarações de Chan ocorreram após longo encontro com a Presidente Dilma no Palácio do Planalto. Depois da agenda, ela visitou o CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), na companhia de Ministros do Governo.

Sem espaço para questionamentos da imprensa, Chan elogiou a postura da Presidente Dilma diante do tema: "Eu nunca vi uma mobilização tão grande como essa por um Presidente de um país. Em termos de escala, compreensão e coragem de lidar com um desafio tão difícil".

A DIRETORA GERAL da OMS ponderou em seguida: "Entendo a preocupação e ansiedade da população brasileira, mas é importante notar que isso pode se tornar uma oportunidade de mostrar o que o Brasil pode fazer. Sim, o “MOSQUITO (a-8) é um grande INIMIGO”, mas quando o governo e toda a comunidade estão unidos, o governo é sempre maior, e esse desafio pode ser superado."

“FOTO: - Pernambuco recebe DIRETORA GERAL da OMS – 24 de fevereiro de 2016”.

A DIRETORA GERAL da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS), a MÉDICA MARGARET CHAN, a Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne, e o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitaram, nesta quarta-feira (24 de fevereiro), ao lado do Secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIPFF), no bairro dos Coelhos, no Recife, uma das unidades de referência na assistência às crianças com MICROCEFALIA no SUS em Pernambuco.

No local, as autoridades serão apresentadas ao panorama dos casos da MALFORMAÇÃO no Estado.

No início de fevereiro, a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL da SAÚDE (OMS) declarou, em razão do Aumento de CASOS de INFECÇÃO pelo VÍRUS e de uma possível relação da doença com quadros registrados de MICROCEFALIA e SÍNDROMES NEUROLÓGICAS, Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional.

"É fundamental a presença da DIRETORA GERAL da OMS, “A MAIOR AUTORIDADE em SAÚDE PÚBLICA do MUNDO” (a-9). Ela coordena ações no mundo todo e está passando pela Sétima Epidemia Global ao longo de sua carreira, é um apoio a mais que recebemos nesse momento", comentou o Secretário Estadual de Saúde, Iran Costa.

Segundo ele, a ação do Estado para o enfrentamento está dividida em quatro eixos:

A - O atendimento às pessoas com DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA.

B - O atendimento às crianças com MICROCEFALIA e o acompanhamento PSICOSSOCIAL das MÃES e suas FAMÍLIAS.

C - Campanhas de mobilização para alertar a população, já que 90% dos focos estão nas residências e nos comércios.

D - E, por último, o investimento em conjunto com várias entidades para o desenvolvimento de Novas Tecnologias.

"Uma visita como esta pode gerar parcerias como, por exemplo, com a OPS, que pode garantir a aproximação com Instituições para Financiar Projetos de Pesquisas e Soluções Inovadoras, esta é a minha principal expectativa dessa visita", finaliza Iran Costa.

Pernambuco foi o primeiro Estado a verificar a mudança do Padrão de Ocorrência da MALFORMAÇÃO no país. Com isso, também foi pioneiro na Notificação Obrigatória dos Casos e na formatação de protocolos de atendimento das GESTANTES e dos BEBÊS, conduta que recebeu elogios da Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

"Pernambuco está de parabéns pela resposta rápida às informações e notificações, com transparência, o que demonstra compromisso e responsabilidade", disse.

Com o fortalecimento da hipótese da relação da MICROCEFALIA com o ZIKA VÍRUS, transmitido pelo Mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Dengue e da Chikungunya, o Governador Paulo Câmara decretou, em novembro de 2015, por meio do decreto 42.438, Estado de Emergência em Saúde Pública. (Observação do escriba: - Não foram construídos HOSPITAIS de CAMPANHA e nem MATERNIDADES de CAMPANHA).

O Governo também está investindo R$ 25 milhões nas ações de combate ao Mosquito, estruturação da assistência à população e campanhas de mobilização.

Observações do escriba:

1ª – (a-1) – O diálogo telefônico entre o ADVOGADO Americano Barack Hussein Obama e a ECONOMISTA Brasileira Dilma Vana Rousseff sobre a VACINA contra o VÍRUS ZIKA foi o seguinte: - Companheiro HUSSEIN: - Fechou o ACORDO NUCLEAR com o IRÃ? - Companheira VANA: - Só fecharei o ACORDO NUCLEAR depois que você comprar a REFINARIA de PASADENA! - E a VACINA contra a ZIKA companheiro HUSSEIN? - Companheira VANA: - Eu quero que os nordestinos brasileiros se explodam com a BOMBA do IRÃ!

2ª – (a-2) - O GRUPO de ALTO NÍVEL – Os integrantes dos Estados Unidos (INC + CDC). Os integrantes do Brasil (as cobras do INSTITUTO BUTANTÃ + o CARA MOLUSCO + o DITADÓRIA).

3ª – (a-3) - FORÇAS ARMADAS do BRASIL – Antigamente combatiam MALANDROS COMUNISTAS. Atualmente não combatem nem os MOSQUITOS PETRALHAS.

4ª – (a-4) – A LITERATURA MÉDICA não fala sobre o assunto. Leiam: - “A LITERATURA da LAVA JATO”.

5ª (a-5) – PALÁCIO do PLANALTO - A MÉDICA Margaret Chan diz: - Muito preocupada com o VÍRUS ZIKA Presidente? A ECONOMISTA Dilma Rousseff responde: - Não sou Presidente sou PRESIDENTA! E tem mais. Estou preocupada mesmo é com os PROPINEIROS dos próximos JOGOS OLÍMPICOS! E tem mais Doutora: - Esqueça o assunto e vá ver o FREVO em PERNAMBUCO. Passar bem Doutora!

6ª (a-6) – ALTO COMISSARIADO da ONU para DIREITOS HUMANOS – No dia da votação, coincidência ou não, todos os integrantes eram HOMENS... VÍRUS ZIKA? GRAVIDEZ? MICROCEFALIA? DIREITO REPRODUTIVO das MULHERES? Em votação a pauta da reunião!

7ª (a-7) – Aprovada a DESCRIMINALIZAÇÃO do ABORTO! Um “inocente” perguntou: - A pauta é FEMINISTA? É? Responderam todos: - Não campesino! A pauta é GLOBALISTA!

8ª (a-8) – No discurso da Doutora Chan estava escrito: - “ELEFANTE e fogo na AMAZÔNIA”. Uma SUECA da assessoria da DIRETORA da OMS, de última hora cortou a frase e colocou “MOSQUITO”. E cochichou: - “Não estamos na ÁFRICA”.

9ª (a-9) – “A MAIOR AUTORIDADE em SAÚDE PÚBLICA do MUNDO” disse, inflamado, em seu Discurso Politiqueiro, o Secretário da Saúde de Pernambuco, o Deputa ou Vereador Iran Costa. A Médica Margaret Chan agradeceu discretamente: - Muito agradecida pela SIMBOLOGIA...

10ª – Passados quatro anos, o VÍRUS da FEBRE AMARELA, o VÍRUS da DENGUE, o VÍRUS da ZIKA e o VÍRUS da CHIKUNGUNYA, entre outros, continuam fazendo Turismo pelo Brasil afora. As VACINAS nunca apareceram.

11ª – Passados quatro anos, os Mosquitos Aedes aegypti, da mesma maneira que os políticos de Brasília estão cada vez mais gordos e mais corados, comendo LAGOSTAS e PICANDO a gente.

12ª – A Doutora Margaret Chan vaticinou: - “Depois do CARNAVAL de 2020 vocês receberão a visita de um VÍRUS diferente, apelidado de COVIDÃO. A origem do nome? Acho que é COVA ou COVAS. Não sei ainda...”.

13ª – A simpática MÉDICA Chinesa Margaret Chan deixou o cargo de “MAIOR AUTORIDADE em SAÚDE PÚBLICA do MUNDO” em julho de 2017. Seu lugar foi ocupado por outra “MAIOR AUTORIDADE em SAÚDE PÚBLICA do MUNDO”. Quem é? É o que veremos nos próximos “capítulos”.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, sexta-feira, 04 de setembro de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Wikipédia (4) - OUTRAS FONTES.