A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VIDA... "No Século XIX ocorreram casos de PARALISIA INFANTIL e de POLIOMIELITE ou PÓLIO. Eis algumas das vítimas mais 'conhecidas'". - (2ª parte).

A LIBERDADE… O CONHECIMENTO… A VIDA… “No SÉCULO XIX ocorreram casos de PARALISIA INFANTIL e de POLIOMIELITE ou PÓLIO. Eis algumas das vítimas mais ‘conhecidas’”. – (2ª parte).

JOHN HERBERT QUICK (1861 – 1925).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre

JOHN HERBERT RÁPIDA (23 de outubro de 1861 - maio 10 de 1925) foi um ESCRITOR Americano. Nacionalmente popular em seu auge, suas obras são agora quase completamente esquecidas.

BIOGRAFIA.

Nascido no dia 23 de outubro de 1861, perto de Steamboat Rock, Grundy County, Iowa, filho de Martin e Margaret Coleman Rápido, ele sofreu de PARALISIA INFANTIL quando era uma criança pequena. Ele casou-se com Ella Corey em 1890.

Entre seus 18 livros estão os Romances Históricos Folly de Vandemark (1922), O Hawkeye (1923), e A Mulher Invisível (1924). Ainda jovem atuou como ambientalista, e a sua mais conhecida obra de não-ficção foi “A Bordo da Good Ship Terra” (1913). Ele também produziu uma autobiografia, “A Vida de um Homem” (1925).

Ele morreu em 10 de maio de 1925, em Columbia, Missouri, quando tinha 53 anos de idade.

“FOTO: - Casa de Quick, construída perto de Berkeley Springs, West Virginia, em 1913, foi chamado de "Coolfont" e foi listado no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1984”.

“FOTO: - Uma estátua de RÁPIDA foi erguida em Grundy Center, Iowa”.

“FOTO: - 1906 - Romance de RÁPIDA em quadrinhos, Double Trouble, ou, cada herói His Own Villain foi a base para um filme mudo em 1915, produzido por DW Griffith, dirigido por Christy Cabanne, e estrelado por Douglas Fairbanks em um de seus primeiros papéis no cinema”.

APENAS UMA REFERÊNCIA.

01 - Longden, Tom (24 novembro de 2002) "Breve Biografia". Des Moines Register. Página B.1. Consultado em 23 de outubro de 2011.

Observação do escriba: - JOHN HERBERT QUICK ou JOHN HERBERT RÁPIDA foi vitimado pela PARALISIA INFANTIL. Ficou com os pés deformados e passou a maior parte da vida dentro de sua casa. A sua AUTOBIOGRAFIA deve ser um livro interessante.

APOLINARIO MABINI (1864 – 1903).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

APOLINARIO MABINI y MARANAN (23 de julho de 1864 - 13 de maio de 1903 – 38 anos de idade) foi um ADVOGADO Filipino, Líder Revolucionário, Educador, e Estadista que serviu primeiro como um Consultor Jurídico e Constitucional para o Governo Revolucionário, e, em seguida, como o Primeiro-Ministro das Filipinas com o estabelecimento da Primeira República das Filipinas. Ele é considerado como o "utak ng himagsikan" ou “cérebro da revolução".

Duas de suas obras, El Verdadero Decálogo (The True Decálogo, 24 de junho de 1898), e Programa Constitucional dela República Filipina (O Programa Constitucional da República das Filipinas, 1898) tornou-se fundamental para a elaboração do que viria a ser conhecido como a Malolos Constituição.

MABINI realizou todas suas atividades revolucionárias e governamentais apesar de ter perdido o uso de AMBAS as PERNAS para a POLIOMIELITE pouco antes da Revolução Filipina de 1896.

O papel de MABINI na história das Filipinas viu confrontar a primeira Guerra Colonial Espanhola nos dias da Revolução Filipina de abertura e, em seguida, o domínio Colonial Americano nos dias da Guerra Filipino-Americana.

Este último viu MABINI capturado e exilado para Guam pelas autoridades coloniais americanas, autorizado a regressar apenas dois meses antes de sua eventual morte em maio de 1903.

VIDA.

INFÂNCIA e EDUCAÇÃO.

APOLINARIO MABINI nasceu em 23 de julho de 1864 em Barangay Talaga em Tanauan, Batangas. Ele foi o segundo de oito filhos de DIONÍSIA MARANAN, uma fornecedora no mercado Tanauan, e INOCÊNCIO MABINI, um camponês analfabeto.

Em 1881 MABINI recebeu uma bolsa para ir para o Colégio de San Juan de Letrán em Manila. Uma anedota sobre sua estadia lá diz que um professor não decidiu buscá-lo porque seu gasto com roupas mostrou claramente que ele era pobre. MABINI surpreendeu o professor, respondendo a uma série de perguntas muito difíceis com facilidade.

Seus estudos em Letrán foram periodicamente interrompidos pela falta constante de recursos financeiros, e, ele ganhou dinheiro para alimentação e alojamento, ensinando as crianças.

ESTUDOS de DIREITO.

A Mãe de MABINI queria que ele entrasse para o SACERDÓCIO, mas, seu desejo de defender os pobres fez com que ele decidisse estudar Direito. Um ano depois de receber seu Bachilles en Artes com honras e o de Professor de Latim em Letrán, ele se mudou para a Universidade de Santo Tomás, onde recebeu seu diploma de Direito em 1894.

Comparando a geração de intelectuais filipinos de MABINI ao anterior de José Rizal e os outros membros do movimento propagandista, jornalista e nacional artista das Filipinas de Literatura Nick Joaquin descreveu a geração de MABINI como a próxima iteração na evolução do desenvolvimento intelectual Filipino:

“A Europa tinha sido um catalisador necessário para a geração de Rizal. Na época de MABINI, o intelectual Filipino tinha avançado além da necessidade de iluminação no exterior (...). O próprio ponto de realização de MABINI é que toda a sua escolaridade, todo o seu treinamento, foi feito aqui mesmo em seu próprio país. O argumento da geração de Rizal era que os filipinos ainda não estavam prontos para o autogoverno, porque eles tinham muito pouca educação e não poderia aspirar a mais em seu próprio país. A evidência da geração de MABINI foi que ele poderia lidar com os assuntos do governo apenas com a educação que tinha adquirido localmente. Ele não precisava mais da Europa. Ele tinha absorvido tudo o que precisava da Europa”.

MABINI se juntou a Guilda dos Advogados após a formatura, mas ele não escolheu para praticar a Lei em uma capacidade profissional. Ele não criou o seu próprio Escritório de Advocacia, e em vez disso continuou a trabalhar no Escritório de um Notário Público.

Em vez disso, MABINI colocou seu conhecimento da Lei para muito uso durante os dias da Revolução Filipina e a Guerra Filipino-Americana.

Joaquin observa que todas as suas contribuições para a história filipina de alguma forma estavam envolvidas com a Lei:

"Sua mente era LEGAL. Ele estava interessado em LEI como uma idéia, como um ideal (...) sempre que ele aparece em nossa história ele está discutindo uma questão de LEGALIDADE."

ALVENARIA e LA LIGA FILIPINA.

MABINI se juntou à Fraternidade da Maçonaria em setembro de 1892, filiou-se a Lodge Balagtas, e assumindo o nome "Katabay". No ano seguinte, 1893, MABINI se tornou membro da La Liga Filipina, que estava sendo reorganizada após a prisão de seu fundador José Rizal em 1892.

MABINI foi feito secretário do Novo Conselho Supremo. Esta foi a primeira vez que MABINI participou de uma organização explicitamente patriótica.

MABINI, cuja advocacia favoreceu o movimento reformista, empurrou para a organização a prosseguir os seus objetivos de apoio e La Solidariedade e as reformas defendidas.

Quando os membros mais revolucionários da Liga indicaram que não achou que o movimento de reforma foi a obtenção de resultados e queria apoiar mais abertamente a revolução, La Liga Filipina estava dividida em duas facções: - A moderada Cuerpo de compromissários, que queria simplesmente continuar a apoiar a revolução e o explicitamente revolucionária Katipunan. MABINI se juntou ao Corpo de compromissários.

Quando José Rizal, parte da "La Liga Filipina", foi executado em dezembro daquele ano, no entanto, ele mudou de idéia e deu a revolução seu apoio incondicional.

POLIOMIELITE e EVENTUAL PARALISIA.

MABINI foi atingido pela PÓLIO em 1895 (ele estava com 31 anos), e a doença gradualmente continuou a incapacitá-lo até janeiro de 1896, quando ele finalmente perdeu o uso de AMBAS as PERNAS. Observação do escriba: - APOLINARIO MABINI contraiu a PÓLIO com 31 anos de idade. Portanto ele foi vítima da POLIOMIELITE.

1896 – REVOLUÇÃO e ARREST.

Quando os planos do Katipunan foram descobertos por autoridades espanholas, e a primeira fase ativa da Revolução Filipina de 1896 começou a sério, MABINI, ainda doente, foi preso junto com vários outros membros da La Liga Filipina.

Treze patriotas presos em Cavite foram julgados e eventualmente executados, ganhando-lhes o título de "Treze Mártires de Cavite". - José Rizal foi acusado de fazer parte da revolução, e acabaria por ser executado em dezembro daquele ano.

Quando as autoridades espanholas viram que MABINI estava PARALISADO, no entanto, eles decidiram libertá-lo.

ASSESSOR do GOVERNO REVOLUCIONÁRIO.

Enviado para o Hospital depois de sua prisão, MABINI permaneceu doente por um tempo considerável. Ele estava buscando as propriedades curativas das Águas Termais em Los Baños, Laguna em 1898, quando Emilio Aguinaldo mandou chamá-lo, pedindo-lhe para servir como Conselheiro para a Revolução.

Durante este período de convalescença, MABINI escreveu os panfletos "El Verdadero Decálogo" e "Ordenanzas de la Revolución". Emilio Aguinaldo ficou impressionado com essas obras e pelo papel de MABINI como uma figura de destaque na La Liga Filipina, e fez arranjos para MABINI a ser trazido de Los Baños para Kawit, Cavite. Centenas de homens se revezando transportaram em uma REDE, MABINI até Kawit.

Ele continuou a servir como o principal Conselheiro para o General Aguinaldo após a Declaração de Independência das Filipinas em 12 de junho. Ele redigiu Decretos e editou a Constituição para a Primeira República das Filipinas, incluindo o enquadramento do Governo Revolucionário que foi implementado em Malolos em 1899.

O PRIMEIRO-MINISTRO das FILIPINAS.

Pouco depois do retorno de Aguinaldo para as Filipinas do exílio em Hong Kong, em maio de 1898, ele encarregou MABINI para estabelecer um governo. MABINI foi o autor em 18 de junho de 1898 do Decreto que estabeleceu o Governo Ditatorial das Filipinas.

Após a Constituição Malolos, a lei básica da Primeira República das Filipinas foi promulgada em 21 de janeiro de 1899, e MABINI foi nomeado Primeiro-Ministro e também Ministro das Relações Exteriores. Ele então participou do Primeiro Gabinete da República.

MABINI encontrou-se no centro do período mais crítico da história do novo país, a braços com problemas até então inimaginável. A mais notável delas eram suas negociações com os americanos, que começaram no dia seis de março de 1899.

Os Estados Unidos e da República das Filipinas estavam envolvidos em confrontos extremamente controversos e eventualmente violentos. Durante as negociações para a paz, os americanos ofereceram autonomia para MABINI no novo Governo de Aguinaldo, mas as negociações falharam porque as condições de MABINI incluíram um cessar-fogo, que foi rejeitada.

MABINI negociando, mais uma vez, em busca de um armistício, mas as negociações falharam mais uma vez. Eventualmente, sentindo que os americanos não estavam negociando “bona fide”, ele abjurou os americanos e apoiou a guerra. Ele se demitiu do governo em 07 de maio de 1899.

GUERRA FILIPINO-AMERICANA, EXÍLIO e RETORNO.

A Guerra Filipino-Americana viu que MABINI deveria ser levado mais a sério, como uma ameaça pelos americanos do que pelos próprios Espanhóis: Diz Artista Nacional de Literatura F. Sionil José:

"Os espanhóis subestimaram MABINI principalmente porque ele era um ALEIJADO. Se tivessem sabido de sua perspicácia intelectual, eles teriam matado ele mais cedo. Os americanos não. Eles estavam cientes de sua inteligência superior, a sua tenacidade quando ele enfrentou-os em negociações para autonomia e cessar-fogo."

Em 10 de dezembro de 1899, ele foi capturado pelos americanos em Cuyapo, Nueva Ecija, mas concordou em reunir-se com WH Taft. Em 1901, ele foi exilado para Guam, juntamente com dezenas de revolucionários americanos referidos como insurgentes (rebeldes) e que se recusaram a jurar lealdade aos Estados Unidos.

Quando o General Arthur MacArthur Júnior foi convidado a explicar ao Senado dos EUA porque MABINI tinha de ser deportado, ele telegrafou:

“MABINI deportaram: um agitador mais ativo; persistentemente e desafiadoramente recusando a anistia, e manter correspondência com insurgentes no campo, enquanto vivia em Manila, Luzon...”

MABINI retornou às Filipinas depois de concordar em tomar o juramento de fidelidade aos Estados Unidos em 26 de fevereiro de 1903 antes do Coletor das Alfândegas. No dia em que navegava, ele emitiu esta declaração à imprensa:

“Depois de dois longos anos estou voltando, por assim dizer, completamente desorientado e, o que é pior, quase vencido pela doença e sofrimentos. No entanto, espero, depois de algum tempo de repouso e de estudo, ainda a ser de alguma utilidade, a menos que eu voltei para as ilhas com o único propósito de morrer”. ”

Para desgosto das Autoridades Coloniais Americanas, MABINI retomou seu trabalho de agitação pela Independência das Filipinas logo após seu retorno do exílio.

MORTE.

Não muito tempo depois de seu retorno, MABINI morreu de CÓLERA em Manila em 13 de maio de 1903 com a idade de 38 anos.

LEMBRANÇA HISTÓRICA.

Contribuições complexas de MABINI a história filipina são muitas vezes destilada em dois títulos históricos - "Cérebros da Revolução", e "Sublime Paralítico”.

Historiadores contemporâneos como Ambeth Ocampo salienta, porém, que estes dois títulos são reducionistas e simplistas, e "não fazer justiça a vida e ao legado do herói."

"CÉREBROS da REVOLUÇÃO”.

Por causa de seu papel como Conselheiro durante a formação do Governo Revolucionário, e suas contribuições como Estadista depois, MABINI é muitas vezes referido como o "Cérebro da Revolução", um apelido histórico que às vezes ele compartilha com Emilio Jacinto, que serviu com semelhante capacidade para o movimento revolucionário anteriormente, o Katipunan.

"SUBLIME PARALÍTICO”.

MABINI também é famoso por ter alcançado tudo isto apesar de ter perdido o USO das PERNAS para a PÓLIO pouco antes da Revolução Filipina. Isso fez com que MABINI se tornasse um dos heróis nacionais mais visualmente icônicas das Filipinas, de tal forma que ele é muitas vezes referido como “O Sublime Paralítico” (Tagalog: “Dakilang Lumpo”).

Os Historiadores contemporâneos, no entanto, salientam que o título obscurece muitas realizações de MABINI.

CONTROVÉRSIA sobre a PARALISIA de MABINI.

Mesmo durante sua vida, havia rumores controversos sobre a CAUSA da PARALISIA de MABINI. As lutas internas entre os membros do congresso da Malolos levaram à disseminação de rumores de que a PARALISIA de MABINI tinha sido causada por Doenças Venéreas - especificamente, a Sífilis.

Este foi finalmente desmascarado em 1980, quando os ossos de MABINI foram exumados, e a necrópsia provou conclusivamente que a causa de sua PARALISIA era POLIOMIELITE.

Esta informação chegou ao artista nacional F. Sionil José tarde demais, no entanto. No momento em que o Historiador Ambeth Ocampo disse a ele sobre os resultados da necrópsia, ele já havia publicado Po-on, a primeira novela de sua Saga Rosales.

Que a novela continha pontos da trama baseada na premissa de que MABINI havia de fato se tornado um PARALÍTICO devido a SÍFILIS.

Em edições posteriores do LIVRO, o Romancista corrigindo o erro e emitiu um pedido de desculpas, que lê em parte:

“Eu cometi um erro horrível na primeira edição do Po-On. Nenhum pedido de desculpas à memória agosto de MABINI não importa quão profundamente sentida nunca será suficiente para desfazer o dano que eu fiz... Segundo o historiador Ambeth Ocampo que me disse esta tarde, esta calúnia contra MABINI foi espalhada pelos mestiços ricos ao redor de Aguinaldo que queria influência ética e ideológica de MABINI cortado. Eles conseguiram. Então, o que mais em nosso país mudou?”

Nas edições posteriores, a Doença de MABINI - num importante ponto da trama - foi alterada para uma Doença Hepática Indefinida. Os defensores de MABINI se orgulham do fato de que seus Sintomas Não São Definitivamente os de SÍFILIS, apesar dos rumores espalhados por seus detratores no Governo Revolucionário Filipino. Observação do escriba: - MABINI foi vitimado pela POLIOMIELITE.

Observação final do escriba: - Sobre Santuários, Nomes de Lugares, Embarcações Navais, Selo, Peso Filipino, Prêmios e Citações do Governo, Retrato na Mídia, Trabalhos Selecionados, Citações de MABINI, Busto, Memorial, Referências, etc., convidamos as leitoras e os leitores a consultarem a Wikipédia ou outras fontes de informações.

RAY EWRY (1873 – 1937).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

RAYMOND ‘RAY’ CLARENCE EWRY (14 outubro de 1873 - 29 de setembro de 1937 – 63 anos) foi um ATLETA Americano que ganhou OITO MEDALHAS de OURO nos Jogos Olímpicos, e, DUAS MEDALHAS de OURO Jogos Intercalados (1906 em Atenas ). Isso o coloca entre os ATLETAS OLÍMPICOS mais bem sucedidos de todos os tempos.

VIDA PESSOAL e CARREIRA.

RAY EWRY nasceu em Lafayette, Indiana, e contraiu PARALISIA INFANTIL quando CRIANÇA. Em sua INFÂNCIA, ele usou uma CADEIRA de RODAS, e temia-se que ele poderia tornar-se paralítico para o resto da vida.

No entanto, RAY EWRY fez seus próprios exercícios e superou sua doença. RAY EWRY estudou na Universidade de Purdue, de 1890 a 1897, onde ele foi Capitão do Time de Pista e Campo, jogou Futebol Americano, e tornou-se um membro da Sigma Nu Fraternity.

Depois de receber uma pós-graduação em Engenharia Mecânica na Purdue, ele se mudou para Nova York. Lá ele trabalhou como Engenheiro Hidráulico e se tornou um membro da New York Athletic Club.

Ele especializou-se em eventos distintos, a salto de pés: - O salto alto em pé, o salto em distância em pé e o salto triplo de pé. Estes eventos são idênticos às suas versões modernas, normais, mas são contestados sem um run-up.

CARREIRA.

RAY EWRY provou ser o melhor saltador na posição, no mundo. Em sua primeira Olimpíada, realizada em Paris (1900), ganhou MEDALHAS de OURO em todas as três disputas de saltos de pé. Aliás, todas as três finais foram realizadas no mesmo dia (16 de julho).

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1904, RAY EWRY defendeu com sucesso todos os três de seus títulos. O evento salto triplo em pé foi interrompido após essas Olimpíadas. Mas RAY EWRY continuou a dominar os dois restantes saltos em pé em ambos os Jogos Olímpicos Intercalados de 1906 e 1908, trazendo um total de DEZ MEDALHAS OLÍMPICAS de OURO, incluindo dois dos Jogos Intercalados, a maior número alcançado até 2008.

Os Jogos Intercalados de 1906, atualmente não são reconhecidos oficialmente pelo COI, embora eles fossem organizados como um evento Olímpico pelo COI. Mesmo que os jogos de 1906 sejam removidos de seus totais, ele está (a partir de 2008) como o 12º Atleta Olímpico de maior sucesso de todos os tempos em termos de total de medalhas individuais e o 2º mais bem sucedido em termos de medalhas de ouro individuais.

As provas de saltos de pé não foram realizadas nas Olimpíadas depois de 1912.

A superioridade de RAY EWRY também é exibida pelo fato de que, o seu RECORDE MUNDIAL no salto em distância em pé (3,47 m ou 11 pés e 05 polegadas) ainda estava de pé quando o evento foi interrompido internacionalmente na década de 1930.

Em 1974, ele foi introduzido no Salão Nacional Track and Field of Fame e em 1983 para o Hall da Fama Olímpico dos Estados Unidos.

REGISTROS de LONGAS DATAS para MEDALHAS OLÍMPICAS.

OITO MEDALHAS OLÍMPICAS de OURO conquistadas por RAY EWRY em eventos individuais (ou seja, não-relay), embora atualmente em 2º lugar, foi ultrapassado por Michael Phelps com 13 medalhas, ficou como líder sozinho, por 100 anos e 23 dias.

De 23 de julho de 1908, até que Michael Phelps ganhou sua oitava medalha em 15 de agosto de 2008 (seguido por sua nona medalha em 16 de agosto de 1908).

Seu registro de ganhar TRÊS MEDALHAS de OURO em UM EVENTO, embora posteriormente tivesse sido igualada por outros sete atletas, não foi superada por 60 anos. De 1908 até 1968 quando Al Oerter ganhou sua QUARTA MEDALHA de OURO (lançamento de disco).

Um feito igualado por Carl Lewis quando ele ganhou o seu quarto ouro (salto em distância) em 1996, Michael Phelps quando ele ganhou o seu quarto ouro (200 metros medley individual) em 2016, e por Kaori Icho quando ganhou seu quarto ouro consecutivo na luta das mulheres em 2016.

Finalmente, o seu recorde de TRÊS MEDALHAS de OURO em DOIS EVENTOS, definidos em julho de 1908 (de pé salto em comprimento em 20 de julho e de pé salto em altura em 23 de julho) não foi superada por 116 anos.

Até que, em 2016, Michael Phelps ganhou sua terceira medalha de ouro nos 200 metros borboleta, para ganhar três medalhas de ouro em três eventos (200 metros medley individual; 100 metros borboleta; e 200 metros borboleta).

Michael Phelps igualou o recorde de RAY EWRY em 2012, quando ele ganhou seu terceiro ouro nos 100 metros borboleta em 03 de agosto de 2012, tendo conquistado seu terceiro nos 200 metros medley individual em 02 de agosto de 2012.

RAY EWRY atualmente detém o recorde de mais medalhas olímpicas com um recorde de 100% - OITO MEDALHAS de OURO INDIVIDUAIS.

Observação do escriba: - RAY EWRY foi mais uma das vítimas da PARALISIA INFANTIL. Deve ter tido uma forma leve da enfermidade. Sua capacidade de recuperação e sua vontade de disputar Jogos Olímpicos são impressionantes.

FRANKLIN CLARENCE MARS (1882 – 1934).

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

FRANKLIN CLARENCE MARTE (24 de setembro de 1882 - 08 de abril de 1934 – 51 anos), também conhecido como FRANK C. MARS era um MAGNATA Americano, que fundou a Empresa de Alimentos homônimos MARS, INCORPORATED que geralmente lidava com chocolates e doces. Filho de Mars Forrest e Edward Mars eram conhecidos como M & M e pelas barras de chocolate.

FAMÍLIA.

FRANK MARS nasceu em 1882 em Minnesota. Ele aprendeu a fazer chocolates quando criança com sua mãe Alva, que lhe entretia enquanto ele se curava de um caso leve de PARALISIA INFANTIL. Ele começou a vender melaço aos 19 anos.

FRANK MARS e ETHEL G. KISSACK (29 de setembro de 1882 - 11 de abril de1980), uma Professora, se casaram em 1902. Seu filho, FORREST MARS, Sr. nasceu em 1904, em Wadena, Minnesota. Eles se divorciaram.

FRANK MARS e ETHEL VERÔNICA HEALY (1884 – 25 de dezembro de 1945) se casaram em 1910.

MARS, INCORPORATED.

Ele começou a Candy Factory Marte em 1911 com Ethel Verônica Marte, sua segunda esposa, em Tacoma, Washington.

Esta fábrica produzia e vendia por atacado doces frescos, mas no final a empresa falhou porque houve um melhor negócio estabelecido, Brown & Haley, também operando em Tacoma.

Em 1920, mudou-se para Minneapolis, Minnesota, onde FRANK MARS fundara a Mar-O-Bar Co., que começou a fabricar barras de doces de chocolate. A empresa posteriormente foi incorporada como Mars, Incorporated. Em 1923, ele introduziu com seu filho FORREST a idéia da Via Láctea, que se tornou a barra de chocolate mais vendida.

FRANK MARS mudou-se para Chicago em 1929 e estabeleceu-se em River Forest. Ele se tornou um Capitão Honorário da Oak Park, Illinois, Departamento de Polícia. Em 1930, FRANK MARS desenvolveu o Bar Snickers.

FRANK MARS morreu de problemas cardíacos em 1934 aos 51 anos. A posse dos negócios da família passou para o seu filho FORREST.

CORRIDA de CAVALO.

“FOTO: - Milky Way Farm Manor House, maio de 2014”.

No final de 1920, em Pulaski, Tennessee, FRANK MARS comprou um número de fazendas locais e construiu uma grande propriedade chamada Via Láctea Farm.

Durante sua construção, FRANK MARS empregava mais de 935 homens de Giles County para construir um 25.000 pés quadrados (2.300 m²) um clubhouse, com mais de 30 celeiros, e uma pista de corridas de cavalos. Gallahadion venceu o Kentucky Derby, em 1940, depois que FRANK MARS morreu.

“FOTO: - FRANK MARS mausoléu privado em Lakewood Cemetery em Minneapolis.

FRANK MARS viveu o resto de sua vida na fazenda de 2.800 acres (11 km²) e foi enterrado lá após a sua morte em 1934.

Depois que a Milky Way Farm foi vendida, os restos de FRANK MARS e sua esposa Ethel Verônica Mars foram transferidos para um mausoléu privado em Lakewood Cemetery em Minneapolis, onde se encontra atualmente.

VEJA TAMBÉM.

FAMÍLIA MARS.

Observações do escriba:

1ª - No presente artigo foram mencionados quatros personalidades. A – JOHN HERBERT RÁPIDA (1861 – 1925) – ESCRITOR Americano (EUA) – Continente Americano – Vítima da PARALISIA INFANTIL. B – APOLINARIO MABINI (1864 – 1903) – ADVOGADO Filipino (FILIPINAS) – Continente Asiático – Vítima da POLIOMIELITE. C – RAY EWRY (1873 – 1937) – ATLETA Americano (EUA) – Continente Americano – Vítima da PARALISIA INFANTIL. D – FRANK CLARENCE MARS (1882 – 1934) – EMPRESÁRIO Americano (EUA) – Continente Americano – Vítima da PARALISIA INFANTIL.

2ª – Então temos um ESCRITOR, um ADVOGADO, um ATLETA e um EMPRESÁRIO nascidos em 1861, 1864, 1873 e 1882 respectivamente. A novidade aqui é que o ADVOGADO Filipino nasceu no Continente Asiático e que ele foi vítima da POLIOMIELITE.

3ª - Os POLIOVÍRUS já estavam presentes no Continente Africano, no Continente Europeu, no Continente Americano e agora no Continente Asiático. E, o que também é curioso é que, registra-se “oficialmente” o 1º caso de POLIOMIELITE (31 anos de idade). Mas, seria mesmo o 1º caso de POLIOMIELITE no MUNDO? O 1º caso de um adulto contrair a POLIOMIELITE no MUNDO? O ponto de interrogação continua como um ponto de interrogação...

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, domingo, 24 de maio de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) Outras fontes.

1ª P.S. - Pérola política mais recente: - O MONSTRUOSO "Sapo Barbudo Molusco da Silva", o eterno Chefe dos PETRALHAS e e eterno CONDENADO disse: - Ainda bem que apareceu este monstruoso Vírus Comunista Chinês para mostrar a todas as atuais autoridades brasileiras incompetentes que, quem manda apenas é o ESTADO. No caso o MOLUSCO, certamente. 2ª P.S. - Lugar de LADRÃO MOLUSCO é na CADEIA! Tá OK!