A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... "Alguns HERÓIS" que LUTARAM Contra a POLIOMIELITE". "Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO" - (4ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A VONTADE... “Alguns HERÓIS que LUTARAM contra a POLIOMIELITE”. “Ao que tudo indica, COMUNISTAS e SOCIALISTAS Fabianos estão impedindo a ERRADICAÇÃO da PÓLIO”. - (4ª parte).

L – 29 de julho de 1901.

HOWARD ATKINSON HOWE.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- Nome Completo – Howard Atkinson Howe.

- Nascimento – 29 de julho de 1901, Wabash, Indiana.

- Morte – 22 de dezembro de 1976 (75 anos), Warwick, Kent County, Rhode Island, EUA.

- Nacionalidade – Americano.

- Conhecido por – Pesquisa sobre IMUNIZAÇÃO Contra a POLIOMIELITE.

Carreira Científica.

- Campo – VIROLOGIA.

- Instituição – UNIVERSIDADE de JOHNS HOPKINS.

HOWARD ATKINSON HOWE era um MÉDICO, cujo trabalho nas Instituições MÉDICAS da Johns Hopkins ajudou a estabelecer as Bases para a VACINA CONTRA a POLIOMIELITE de JONAS SALK.

PRIMEIROS ANOS e EDUCAÇÃO.

HOWARD HOWE é natural de Wabash, Indiana, que estudou com um PROFESSOR do ensino médio em Indianápolis, e, que despertou nele seu interesse pela BIOLOGIA.

HOWARD HOWE frequentou a Butler University e se formou na Universidade de Yale em 1925.

Em 1929, ele se formou na FACULDADE de MEDICINA de Hopkins e permaneceu lá servindo em diversos cargos da Faculdade. Ele era membro do Phi Beta Kappa, Alpha O mega Alpha e outros grupos profissionais.

PESQUISADOR da POLIOMIELITE.

“Foto: - HOWARD ATKINSON HOWE e o chimpanzé YOGI em 1950. Após a exposição ao VÍRUS, o chimpanzé YOGI desenvolveu uma IMUNIDADE tão forte à POLIOMIELITE, que ele não podia mais ser usado nos Estudos de Johns Hopkins”.

Howe iniciou o programa original da POLIOMIELITE na Escola de MEDICINA Johns Hopkins em 1937, e, permaneceu como Diretor do Laboratório, quando foi transferido para a Escola de Higiene e Saúde Pública em 1942.

Quando se aposentou em 1959, foi PROFESSOR Adjunto de EPIDEMIOLOGIA.

Ele e seus associados traçaram os caminhos pelo Corpo do VÍRUS da POLIOMIELITE, identificaram os TRÊS TIPOS de VÍRUS e produziram IMUNIDADE em CHIMPANZÉS com VÍRUS INATIVADO.

Em 1952, ele INOCULOU com SUCESSO CRIANÇAS no Hospital Estadual Rosewood, pouco antes dos programas pioneiros de INOCULAÇÃO do Dr. Jonas Salk, que usavam uma VACINA mais refinada e fácil de produzir em massa.

Dr. DAVID BODIAN, PROFESSOR de NEUROBIOLOGIA e ANATOMIA da Escola de MEDICINA, que por vários anos dirigiu o programa com o Dr. HOWARD HOWE, o descreveu como "rigoroso" e usando uma "abordagem objetiva" em Laboratório, mas como uma pessoa "um pouco romântica" com interesses culturais e artísticos que eram valorizados por suas qualidades pessoais e "muito diferente do que as pessoas pensam como pesquisador".

PRÊMIOS e RECONHECIMENTO.

Em 1942, o Dr. Howard Howe foi vencedor do Primeiro Prêmio E. Mead Johnson (a-1), e, em 1958, foi nomeado para o “Hall da Fama da Poliomielite” da Fundação Nacional em Warm Springs, Geórgia.

Seu trabalho também resultou em vários prêmios de autoridades locais e de Grupos, incluindo um Prêmio McCormick Unsung Hero.

(a-1) - Prêmio E. Mead Johnson. Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Prêmio E. Mead Johnson (em inglês: E. Mead Johnson Award), concedido pela Society for Pediatric Research, foi estabelecido em 1939 em reconhecimento a conquistas em pesquisas clínicas e laboratoriais em pediatria.

Foi estabelecido pela Mead Johnson Nutritionals, uma subsidiária da Bristol-Myers Squibb, denominado em memória de Edward Mead Johnson, um co-fundador da Johnson & Johnson, companhia que a originou.

Em alguns anos são concedidos dois prêmios. Algumas vezes dois pesquisadores compartilham um prêmio.

Observações do escriba:

1ª - A Johnson & Johnson é uma poderosa e BILIONÁRIA MULTINACIONAL da INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. No jogo misterioso da suposta “NOVA OREM MUNDIAL”, tinha que estar presente no “Jogo dos Reis” (Xadrez). Mas, não na condição de PEÃO. Talvez uma peça como o Bispo ou o Cavalo...

2ª - A empresa Johnson & Johnson foi fundada em 1886 – (no final do Século XIX).

3ª - Em 2018, uma investigação da POLÍCIA FEDERAL do BRASIL revelou que Entidades da Empresa relacionadas aos PRODUTOS MÉDICOS participavam, durante o período de 1996 a 2017 no BRASIL, de um esquema batizado de "CLUBE do PREGÃO INTERNACIONAL" incluindo OUTRAS EMPRESAS, com o objetivo de Acumular Vantagens Ilícitas através do pagamento de PROPINAS à CLASSE POLÍTICA FLUMINENSE, que foi condenada. Será o BENEDITO?

4ª – O prêmio Johnson de 1939 e de 1940 – Não interessa no momento.

Premiados de 1941 – René Dubos e ALBERT BRUCE SABIN.

Premiados pela Johnson em 1942 – DAVID BODIAN e HOWARD ATKINSON HOWE, e, ainda, Harold E. Harrison e Helen C. Harrison. Portanto, foi a 4ª premiação.

ALBERT BRUCE SABIN, DAVID BODIAN e HOWARD ATKINSON HOWE são integrantes do “The Hall da FAMA da POLIOMIELITE” em Warm Springs, Geórgia.

5ª – A Johnson & Johnson parece financiar a CBF ou a FIFA. Quem transmite os jogos do decadente futebol brasileiro é a GLOBOLIXO. Boicotar os produtos da Johnson & Johnson. Tá bão? Cadê a CPI da COPA das COPAS de 2014? Alemanha 7 x 1 Brasil. Foi pouco! #PETRALHAS NUNCA MAIS. #FECHA GLOBOLIXO. #FECHA CBFGATE. #FORA FIFAGATE.

VIDA POSTERIOR.

Após sua aposentadoria da Universidade de Johns Hopkins como resultado de Problemas de Saúde, ele continuou pesquisando para o Departamento de Saúde do Estado de Maryland até se mudar para Warwick, RI.

Ele era membro da Reserva Naval durante e após a Segunda Guerra Mundial, deixando a Reserva em 1953 com o posto de Tenente-Comandante.

MORTE.

O Dr. HOWARD ATKINSON HOWE, já com 75 anos estava morando em Warwick, RI, há três anos, quando veio a falecer. Ele morreu no Hospital Rhode Island após uma LONGA DOENÇA.

VEJA TAMBÉM.

Steven Lehrer. Exploradores do Corpo. Doubleday, 1979, 2006.

REFERÊNCIAS.

01 - DAVID BODIAN, IM MORGAN e HOWARD ATKINSON HOWE. Diferenciação dos Tipos de VÍRUS da POLIOMIELITE. O agrupamento de Quatorze Cepas em Três Tipos IMUNOLÓGICOS Básicos. Jornal Americano de Higiene, 1949. PMID 18113220.

02 - Howard Howe em Pubmed.

03 - Howard A. Howe no compartimento da vida, 27 de outubro de 1952. Página 115.

04- Dr. Howe de Hopkins, Pesquisador da VACINA SALK. The Baltimore Sun (Baltimore, Maryland). Quarta-feira, 22 de dezembro de 1976. Página 4.

05 - Howard Howe em findagrave.com.

CATEGORIAS:

Nascimento – 1901.

Morte – 1976.

PESQUISADORES MÉDICOS Americanos.

VIROLOGISTAS Americanos.

FACULDADE Johns Hopkins, UNIVERSITY.

POLIOMIELITE.

VACINOLOGISTAS.

Pessoas de Wabash, Indiana.

Esta página foi editada pela última vez em 10 de março de 2019, às 14h29min (UTC).

M – 26 de agosto de 1906.

ALBERT BRUCE SABIN.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

ALBERT BRUCE SABIN (Białystok, 26 de agosto de 1906 — Washington, 03 de março de 1993 - 86 anos) foi um Pesquisador MÉDICO, sendo mais conhecido por ter desenvolvido a VACINA ORAL (a famosa "gotinha") para combater a POLIOMIELITE.

BIOGRAFIA.

ALBERT BRUCE SABIN nasceu em uma Família de Judeus, em 1906, na cidade de Białystok, então parte da Rússia (atualmente na Polônia), e emigrou em 1921 para os Estados Unidos com sua família.

ALBERT BRUCE SABIN estudou MEDICINA na Universidade de Nova Iorque e desenvolveu um intenso interesse em Pesquisas, especialmente na área de Doenças Infecciosas.

Em 1931, completou o Doutorado em MEDICINA. Passou uma temporada trabalhando em Londres durante o ano de 1934, como representante do CONSELHO AMERICANO de PESQUISAS.

De volta aos Estados Unidos, tornou-se Pesquisador do Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas.

Nesse instituto, demonstrou o crescimento do VÍRUS da POLIOMIELITE em TECIDOS HUMANOS.

ALBERT BRUCE SABIN esteve várias vezes no BRASIL, acompanhando pessoalmente o combate à POLIOMIELITE, tendo se casado em 1972 com a BRASILEIRA Heloísa Dunshee de Abranches.

Centenas de escolas, hospitais, clínicas e Instituições Brasileiras levam o seu nome.

O CIENTISTA recebeu do GOVERNO BRASILEIRO, em 1967, a GRÃ-CRUZ do MÉRITO NACIONAL.

Observações do escriba:

1ª – Portanto, durante o SAUDOSO REGIME MILITAR!

2ª - Deu para entender COMUNISTA e SOCIALISTA (FHC ou THC), e, ainda os ESQUERDOPATAS (“SAPO BARBUDO MOLUSCO da SILVA” e “DILMA MANDIOCA”) e também os demais PETRALHAS com DÓLARES na cueca!

3ª – O MENSALÃO já acabou? O PETROLÃO já acabou? A LAVA-JATO já acabou? A POLÍCIA FEDERAL do BRASIL precisa prender os outros Políticos LADRÕES! Tem muita vaga na PAPUDA. CADEIA NELES!

CARREIRA.

Em 1946 ALBERT BRUCE SABIN tornou-se o líder de Pesquisa Pediátrica na Universidade de Cincinnati.

Publicou mais de 350 (trezentos e cinqüenta) estudos, que incluem trabalhos sobre PNEUMONIA, ENCEFALITE, CÂNCER e DENGUE. Foi o Primeiro a ISOLAR o VÍRUS da DENGUE: - O Tipo I na área do Mediterrâneo, durante a Segunda Guerra Mundial, e o Tipo II na região do Pacífico.

Com a ameaça da PÓLIO crescendo, após a Segunda Guerra Mundial, ele e outros pesquisadores, principalmente JONAS SALK em Pittsburgh, iniciaram a busca por uma VACINA para Amenizar ou PREVENIR a POLIOMIELITE.

A VACINA de JONAS SALK, desenvolvida com VÍRUS "INATIVADO ou MORTO", foi testada e liberada para o uso em 1955.

Ela era eficaz na Prevenção da maioria das complicações da PÓLIO, mas não prevenia a infecção inicial de acontecer.

A INOVAÇÃO de SABIN aconteceu cerca de cinco anos depois, quando o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos apoiou sua VACINA com um VÍRUS "VIVO" para a PÓLIO, em 1961.

Seu produto, preparado com o VÍRUS ATENUADO da PÓLIO, poderia ser tomada ORALMENTE, e Prevenia a Contração da PÓLIO.

Esta é a VACINA que eliminou efetivamente a PÓLIO em quase todo O MUNDO (exceto em alguns países na África e Ásia).

“Foto: - Sabin (direita) com Robert Gallo (esquerda), em 1985”.

ALBERT SABIN renunciou aos DIREITOS de PATENTE da VACINA que CRIOU, Facilitando a Difusão da Mesma e permitindo que CRIANÇAS de todo o MUNDO fossem IMUNIZADAS contra a POLIOMIELITE, que é mais conhecida como PARALISIA INFANTIL.

ALBERT SABIN morreu de Ataque Cardíaco, aos 86 anos, em sua casa em Washington, em 1993.

No mesmo ano, foi fundado naquela cidade o INSTITUTO SABIN de VACINAS, a fim de dar prosseguimento às Pesquisas sobre VACINAS e perpetuar o legado construído por ele.

ALBERT SABIN foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, Arlington, Virgínia nos Estados Unidos.

REFERÊNCIAS.

01 - Adriana Maximiliano (1º de junho de 2007). «Sabin, meu amor». Guia do Estudante. Consultado em 28 de dezembro de 2017.

02 - «Albert Bruce Sabin - "Um Verdadeiro Benfeitor da Humanidade"». nossosaopaulo.com. br. Consultado em 28 de dezembro de 2017.

03 - Sabin Vaccine Institute Arquivado em 02 de outubro de 2008, no Wayback Machine. (em inglês).

04 - Albert Sabin (em inglês) no Find a Grave.

VER TAMBÉM.

POLIOMIELITE.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1906.

Mortos em 1993.

Naturais de Białystok.

Judeus da Polônia.

MÉDICOS da Polônia.

POLIOMIELITE.

Doutores honoris causa da Universidade de Brasília.

Doutores honoris causa da Universidade Federal do Ceará.

OUTRAS HOMENAGENS e PRÊMIOS.

01 - Prêmio E. Mead Johnson - (1941).

02 - Prêmio Howard Taylor Ricketts - (1956).

03 - “The Hall da FAMA da POLIOMIELITE”, em Warm Springs, Geórgia - (1958).

04 - Prêmio Robert Koch - (1962).

05 - Prêmio Antonio Feltrinelli - (1964).

06 - Prêmio Lasker-DeBakey - (1965).

07 – GRÃ-CRUZ do MÉRITO NACIONAL do BRASIL - (1967).

08 - Medalha Nacional de Ciências dos EUA - (1970).

09 - Prêmio John Howland - (1974).

10 - Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA - (1986).

Esta página foi editada pela última vez às 02h09min de 16 de fevereiro de 2020.

N -15 de maio de 1910.

DAVID BODIAN.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

DAVID BODIAN (15 de maio de 1910 - 18 de setembro de 1992 – 82 anos) foi um CIENTISTA e MÉDICO Americano da FACULDADE de MEDICINA da UNIVERSIDADE de Johns Hopkins que trabalhou na pesquisa da POLIOMIELITE.

No início dos anos 40, ele ajudou a estabelecer as Bases para o eventual Desenvolvimento de VACINAS contra a POLIOMIELITE, combinando PESQUISA NEUROLÓGICA com o ESTUDO da PATOGÊNESE da POLIOMIELITE.

Com sua compreensão da PÓLIO, ele fez uma série de descobertas cruciais que abriram o caminho para o desenvolvimento final de uma VACINA por JONAS SALK e mais tarde por ALBERT SABIN.

BIOGRAFIA.

DAVID BODIAN nasceu em St. Louis, de pais judeus, que recentemente haviam imigrado da Ucrânia.

Ele cresceu em Chicago, onde frequentou a escola pública.

Em 1929, DAVID BODIAN iniciou o Estudo de Ciência na Universidade de Chicago, onde recebeu um Diploma de Bacharel em ZOOLOGIA em 1931, seu PhD em ANATOMIA em 1934 e seu MD em 1937.

Depois de passar alguns meses na Universidade de Michigan como membro do Conselho Nacional de Pesquisa, ele veio para a Universidade Johns Hopkins em 1939, como Pesquisador em ANATOMIA.

Este foi o começo de uma parceria de longa data com HOWARD ATKINSON HOWE, embora, em 1941, DAVID BODIAN tenha servido um período interino de alguns meses como PROFESSOR Assistente de ANATOMIA na FACULDADE de MEDICINA da Western Reserve University, em Cleveland, Ohio.

Quando a Fundação Nacional para Paralisia Infantil concedeu financiamento ao Departamento de Epidemiologia da Escola de Higiene e Saúde Pública de Johns Hopkins para apoiar a Pesquisa sobre a POLIOMIELITE, DAVID BODIAN retornou à Johns Hopkins, e ele e HOWARD A. HOWE se juntaram à Escola de Higiene para continuar suas pesquisas.

Foi editor-chefe do American Journal of Epidemiology de 1948 a 1957.

DAVID BODIAN passou de PROFESSOR Assistente em EPIDEMIOLOGIA para PROFESSOR Associado em 1946 e tornou-se PROFESSOR de ANATOMIA e Diretor do Departamento em 1957.

Quando ele aceitou o cargo de PROFESSOR Emérito de ANATOMIA e NEUROBIOLOGIA no Departamento de LARINGOLOGIA e OTOLOGIA em 1977, ele dirigiu um LABORATÓRIO de MICROSCOPIA ELETRÔNICA.

Em seu trabalho posterior, DAVID BODIAN estudou a estrutura espiral dentro da cóclea conhecida como Órgão de Corti.

DAVID BODIAN casou-se com Elinor Widmont, uma ilustradora e pintora também MÉDICA, que contribuiu com ilustrações para alguns dos artigos publicados de DAVID BODIAN, em 1944. Eles tiveram cinco filhos.

DAVID BODIAN morreu de Doença de Parkinson em setembro de 1992.

PIONEIRO em trabalhar com VACINAS contra a POLIOMIELITE.

Nos vinte anos seguintes, a Equipe do Johns Hopkins fez uma série de descobertas, várias das quais foram cruciais para o desenvolvimento de uma VACINA Contra a POLIOMIELITE.

Em 1946, Isabel Morgan se juntou à equipe e, juntos, descobriram que havia TRÊS TIPOS IMUNOLÓGICOS BÁSICOS de POLIOVÍRUS, explicando o Fenômeno de “SEGUNDAS INFECÇÕES” e o fato de que a IMUNIDADE ARTIFICIAL a apenas UMA CEPA não protegeria contra a infecção por uma das outras CEPAS.

Sua publicação sobre a "Diferenciação dos Tipos de VÍRUS da POLIOMIELITE", no American Journal of Hygiene, em 1949, tornou-se um marco no desenvolvimento de novos MÉTODOS de VACINAÇÃO contra a POLIOMIELITE.

As contribuições de DAVID BODIAN, ISABEL MORGAN e HOWARD HOWE lançaram as Bases Científicas para o desenvolvimento subseqüente das VACINAS Contra a POLIOMIELITE, a VACINA SALK e a VACINA SABIN.

No próprio resumo de DAVID BODIAN, suas realizações foram:

1º - A elucidação da PATOGÊNESE e a PATOLOGIA do POLIOVÍRUS em Macacos, Chimpanzés e Homens.

2º - A introdução do Chimpanzé na Pesquisa de POLIOMIELITE, como modelo para a doença em seres humanos.

3º - A demonstração de que Primatas e Homens Experimentais poderiam ser IMUNIZADOS com sucesso com VÍRUS tratado com FORMALINA e que a IMUNIDADE em Macacos estava correlacionada com a presença de ANTICORPO SÉRICO.

4º - A descoberta dos TRÊS TIPOS IMUNOLÓGICOS BÁSICOS de POLIOVÍRUS. Esses estudos foram cruciais para preparar o cenário para o desenvolvimento da VACINA.

5º - A demonstração de uma FASE VIRÊMICA da INFECÇÃO pelo POLIOVÍRUS no período PRÉ-SINTOMÁTICO e sua relação com a Invasão do POLIOVÍRUS no SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC).

Observação do escriba: - É por isto que se diz que os POLIOVÍRUS são VÍRUS NEUROTRÓPICOS. Em outras palavras, os POLIOVÍRUS vão em direção (TROPISMO) do SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC).

-  DAVID BODIAN, em uma carta a Abner McGehee Harvey (MÉDICO Americano – 1911 – 1998 – 86 anos), contida na coleção de DAVID BODIAN, nos arquivos MÉDICOS Alan Mason Chesney das Instituições Médicas Johns Hopkins.

HONRAS e PRÊMIOS.

Em 1941, DAVID BODIAN recebeu o Prêmio E. Mead Johnson em Pediatria da Academia Americana de Pediatria.

Em 1958, ele foi incluído junto com seus colegas Howard Howe e Isabel Morgan e outros DOZE ESPECIALISTAS no “Hall da Fama da Poliomielite”, na Geórgia, Warm Springs Foundation.

Ele foi eleito para a Academia Nacional de Ciências em 1958.

Foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 1968 e da Sociedade Filosófica Americana em 1973.

Em 1985, a Sociedade o homenageou com o Prêmio Karl Spencer Lashley.

DAVID BODIAN era membro honorário da Sociedade ANATÔMICA da Grã-Bretanha e Irlanda, da Sociedade NEUROLÓGICA Francesa e da Sociedade Mexicana de ANATOMIA, e atuou como Presidente da Associação Americana de ANATOMISTAS de 1971 a 1972.

Em 1980, a Universidade Johns Hopkins dedicou a SALA BODIAN em reconhecimento por suas contribuições à Pesquisa da POLIOMIELITE.

Ele recebeu um Doutorado Honorário da Universidade em 1987 e, no ano anterior à sua morte, na primavera de 1991, a Escola de Higiene e Saúde Pública o nomeou um dos setenta e cinco "Heróis da Saúde Pública".

REFERÊNCIAS.

01 - David Bodian e outros: - Diferenciação de tipos de vírus da poliomielite: III. O agrupamento de quatorze cepas em três tipos imunológicos básicos em: American Journal of Hygiene vol. 49 de março de 1949.

02 - "Livro dos membros, 1780 - 2010: Capítulo B" (PDF). Academia Americana de Artes e Ciências. Consultado em 10 de abril de 2011.

03 - Institutos Nacionais da Saúde. Procedimentos da Sociedade Filosófica Americana, vol. 150, nº 1, março de 2006.

LEITURA ADICIONAL.

01 - David Oshinsky: Poliomielite: Uma História Americana. Oxford University Press, 2005 ISBN 0-19-515294-8.

02 - Elizabeth Fee, Manon Perry: David Bodian em: Proceedings of the American Philosophical Society vol. 150, nº. 1, março de 2006, páginas 167 – 172, também como arquivo PDF.

CATEGORIAS:

Nascimento - 1910.

Morte – 1992.

POLIOMIELITE.

EPIDEMIOLOGISTAS Americanos.

VIROLOGISTAS Americanos.

VACINOLOGISTAS.

Ex-alunos da UNIVERSIDADE de Chicago.

Bolsistas da UNIVERSIDADE de Michigan.

FACULDADE Johns Hopkins UNIVERSITY.

Membros da Academia Nacional de CIÊNCIAS dos Estados Unidos.

PESQUISADORES MÉDICOS Americanos.

Mortes por Doença de Parkinson.

CIENTISTAS de St. Louis.

CIENTISTAS de Baltimore.

Bolsistas da Academia Americana de Artes e CIÊNCIAS.

MÉDICOS Americanos do Século XX.

Ex-alunos da Pritzker School of MEDICINE.

Esta página foi editada pela última vez em 13 de outubro de 2019 às 09h11min (UTC).

O – 20 de outubro de 1911.

ISABEL MERRICK MORGAN.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

ISABEL MERRICK MORGAN (também MORGAN MOUNTAIN) (20 de agosto de 1911 - 18 de agosto de 1996 - 84 anos) foi uma VIROLOGISTA Americana da Universidade Johns Hopkins que preparou uma VACINA EXPERIMENTAL que protegia MACACOS contra a POLIOMIELITE em uma Equipe de Pesquisa com DAVID BODIAN e HOWARD ATKINSON HOWE.

Ela era filha de Thomas Hunt Morgan (1866 -1945 – 79 anos – ZOÓLOGO e GENETICISTA, e, chegou a ser agraciado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em pesquisas relacionadas à Genética) e Lilian Vaughan Sampson (1870 – 1952 – 82 anos – Dona de Casa).

ACADEMIA, PESQUISAS e POLIOMIELITE.

ISABEL MORGAN se formou na Universidade de Stanford e escreveu sua Tese de Doutorado em BACTERIOLOGIA na Universidade da Pensilvânia.

Ingressou no Instituto Rockefeller de Pesquisa Médica, em Nova York, em 1938.

Lá, trabalhou no Laboratório de Peter Olitsky (não encontramos informações sobre esta personalidade) e fez Pesquisas sobre IMUNIDADE a Doenças VIRAIS, como POLIOMIELITE e ENCEFALOMIELITE.

Em 1944, ISABEL MORGAN se juntou a um Grupo de VIROLOGISTAS, incluindo DAVID BODIAN, na Johns Hopkins, onde iniciou experimentos para IMUNIZAR MACACOS contra a POLIOMIELITE com POLIOVÍRUS MORTO CULTIVADO em TECIDO NERVOSO e INATIVADO com FORMALDEÍDO.

Após a VACINAÇÃO com o VÍRUS INATIVADO, os MACACOS foram capazes de Resistir às INJEÇÕES com ALTAS CONCENTRAÇÕES de POLIOVÍRUS VIVOS.

Observações do escriba:

1ª - A VACINAÇÃO dos MACACOS com os POLIOVÍRUS SELVAGENS INATIVADOS (quer dizer mortos) atuam, como ANTÍGENOS, que poderão ou não produzir nos MACACOS, certa quantidade de ANTICORPOS contra a PÓLIO.

2ª – Os ANTÍGENOS aplicados nos MACACOS são feitos de POLIOVÍRUS SELVAGENS, porém, MORTOS.

3ª – Como os POLIOVÍRUS estão mortos, eles não provocam PATOGENICIDADE, ou seja, não produzem a doença, no caso, não produzem a POLIOMIELITE.

4ª – Embora não provoque a doença, os MACACOS poderão ou não produzir ANTICORPOS, ANTICORPOS estes, que poderão defendê-los das aplicações (INJEÇÕES) de POLIOVÍRUS SELVAGENS VIVOS. Vamos ver os acontecimentos.

Maurice Brodie - (o trabalho de Isabel Morgan foi inspirado no trabalho de Brodie, e, por esta razão, acrescentaremos a BIOGRAFIA de Maurice Brodie) - havia demonstrado a mesma INDUÇÃO de IMUNIDADE ao VÍRUS INATIVADO, em 1935.

“Foto: - Busto de Isabel Morgan em Warm Springs”.

O trabalho de Isabel Morgan foi um elo fundamental na cadeia de progresso em direção a uma VACINA contra a POLIOMIELITE por VÍRUS MORTOS, que culminou na APROVAÇÃO da VACINA de JONAS SALK para uso geral em 1955.

Até Isabel Morgan fazer seu trabalho, acreditava-se que apenas VÍRUS VIVOS poderia TRANSMITIR IMUNIDADE à POLIOMIELITE.

Em janeiro de 1958, Isabel Morgan foi introduzida no “Hall da Fama da Poliomielite” em Warm Springs, na Geórgia.

Ela foi e continua sendo a ÚNICA MULHER que ficou TÃO HONRADA por seu trabalho de PESQUISA.

VIDA POSTERIOR.

Em 1949, Isabel Morgan deixou a Johns Hopkins e se casou com o Ex-Coronel da Força Aérea. Joseph Mountain, que era um Processador de Dados em Nova York.

O casal mudou-se para o Condado de Westchester e Isabel Morgan aceitou um emprego no Departamento de Pesquisa Laboratorial do Condado.

Após o casamento, Isabel Morgan nunca voltou à Pesquisa sobre POLIOMIELITE.

No entanto, ela Publicou ARTIGOS sobre POLIOMIELITE.

Quando seu enteado Jimmy Mountain foi morto em um acidente aéreo em 1960, ela desistiu de seu emprego no Departamento de Condado e fez um Mestrado em BIOESTATÍSTICA pela Universidade de Columbia.

Ela passou a trabalhar como Consultora no Instituto Sloan-Kettering Câncer, em Manhattan.

Isabel Morgan morreu em 1996, dois dias antes de seu 85º aniversário.

REFERÊNCIAS.

01 - Oshinsky, páginas 130 – 133.

02 - O jornal da medicina experimental (JEM), volume 76 (1942), Páginas 357 – 369.

03 - MORGAN IM. IMUNIZAÇÃO de MACACOS com VÍRUS da POLIOMIELITE INATIVADOS com FORMALINA. Am J Hyg. 1948. Nov; 48 (3): 394 - 406. PubMed PMID 18893238.

04 - Maurice Brodie. IMUNIZAÇÃO ATIVA em MACACOS Contra POLIOMIELITE com VÍRUS INATIVADO por GERMICIDA. Immunol 1º de janeiro de 1935, 28 (1) 1-18.

05 - Onde ela aparece como Isabel Morgan Mountain, PhD, como pode ser visto no The Journal of Experimental Medicine (JEM), Vol. 108 (1958), pp. 505f.

LEITURA ADICIONAL.

01 - David Oshinsky – “Poliomielite: - Uma História Americana”. Oxford University Press, 2005 ISBN 0-19-515294-8.

02 - Allen, Garland E. (1978). Thomas Hunt Morgan: O homem e sua ciência. Imprensa da Universidade de Princeton. ISBN 0-691-08200-6.

CATEGORIAS:

Nascimento – 1911.

Morte – 1996.

PESQUISADORAS MÉDICAS Americanas.

VIROLOGISTAS Americanas.

FACULDADE Johns Hopkins UNIVERSITY.

POLIOMIELITE.

VACINOLOGISTAS.

Esta página foi editada pela última vez em 10 de março de 2019, às 14h30min (UTC).

MAURICE BRODIE, o “Mentor” de Isabel Morgan.

MAURICE BRODIE desenvolveu uma VACINA CONTRA a POLIOMIELITE em 1935.

O MÉDICO VIROLOGISTA Britânico MAURICE BRODIE nasceu em Liverpool, Inglaterra, no dia 19 de agosto de 1903, e faleceu no dia 09 de maio de 1939, com apenas 35 anos de idade, em Detroit, Michigan.

Era filho de Samuel Brodie e Esther Ginsburg. A família imigrou para Ottawa, Canadá, em 1910.

MAURICE BRODIE se formou no Lisgar Collegiate Institute e na FACULDADE de MEDICINA da UNIVERSIDADE McGill, Alpha Omega Alpha, em 1928.

Ele foi nomeado medalhista de ouro em madeira. Ele serviu como Estagiário MÉDICO e, em 1931, recebeu um MESTRADO em CIÊNCIAS em FISIOLOGIA pela McGill.

MAURICE BRODIE pertencia ao capítulo McGill de Sigma Alpha Mu, e tinha sido REPÓRTER da Equipe do Ottawa Citizen, 1927 - 1928.

Em McGill, em 1932, ele recebeu uma bolsa da Banting Research Foundation por seus Estudos sobre POLIOMIELITE.

PESQUISA sobre POLIOMIELITE.

MAURICE BRODIE ingressou no Departamento de SAÚDE da Cidade de Nova York e no Departamento de BACTERIOLOGIA da FACULDADE de MEDICINA da UNIVERSIDADE de Nova York.

Em 1935, MAURICE BRODIE demonstrou INDUÇÃO de IMUNIDADE em MACACOS com o VÍRUS da POLIOMIELITE INATIVADO. A VIROLOGISTA Isabel Morgan demonstrou o mesmo FENÔMENO novamente uma década depois.

MAURICE BRODIE era chefe de uma das duas Equipes separadas que desenvolveram VACINAS Contra a POLIOMIELITE e relataram seus resultados na Reunião Anual da ASSOCIAÇÃO AMERICANA de SAÚDE PÚBLICA em novembro de 1935.

Ambos os projetos foram CANCELADOS como resultado da REAÇÃO ENFURECIDA de Outros PESQUISADORES de lá, e nenhum PESQUISADOR ousou tentar uma VACINA Contra a POLIOMIELITE por mais 20 anos.

O PROFESSOR John Kolmer, MD (1886 – 1962), da Temple University, na Filadélfia, apresentou suas descobertas anteriormente.

Ele havia desenvolvido uma VACINA ATENUADA Contra o POLIOVÍRUS, testada em cerca de 10.000 CRIANÇAS em grande parte dos Estados Unidos e do Canadá.

CINCO dessas CRIANÇAS morreram de POLIOMIELITE e outras DEZ ficaram PARALISADAS, geralmente no BRAÇO em que a VACINA foi INJETADA, e freqüentemente afetam CRIANÇAS em cidades onde não ocorreu nenhum SURTO de POLIOMIELITE.

Ele não tinha um Grupo de Controle, mas afirmou que muito mais CRIANÇAS ficariam doentes.

A resposta de outros PESQUISADORES foi estranhamente brusca. Um deles chamou John Kolmer de ASSASSINO diretamente.

MAURICE BRODIE apresentou seus resultados posteriormente, mas os sentimentos dos pesquisadores já eram desfavoráveis antes de ele começar por causa do Relatório de John Kolmer.

MAURICE BRODIE e sua Equipe haviam preparado uma VACINA Contra o POLIOVÍRUS com FORMALDEÍDO, testando-a primeiro no próprio MAURICE BRODIE e em CINCO colegas de trabalho e, eventualmente, em 7.000 CRIANÇAS e ADULTOS, com outras 4.500 pessoas servindo como Grupo de Controle.

No Grupo Controle, MAURICE BRODIE relatou que CINCO em 4.500 desenvolveram POLIOMIELITE.

No Grupo que recebeu a VACINA, UM em cada 7.000 desenvolveu POLIOMIELITE.

Essa diferença não é estatisticamente significativa, e outros PESQUISADORES acreditavam que o único caso provavelmente foi causado pela VACINA.

Mais dois casos possíveis foram relatados posteriormente. O VIROLOGISTA Thomas Rivers, do Rockefeller Institute, declarou que a VACINA de MAURICE BRODIE era INEFICAZ, enquanto a SEGURANÇA da VACINA de John Kolmer estava em dúvida.

Dr. William Hallock Park, Diretor dos Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Saúde de Nova York, decidiu interromper o desenvolvimento da VACINA de MAURICE BRODIE, que ele havia patrocinado.

Mas alguns ESPECIALISTAS consideraram que a VACINA de MAURICE BRODIE merecia mais estudos. O caso contra ele era inconclusivo e muito apressado.

CARREIRA POSTERIOR.

Em 1936, MAURICE BRODIE mudou-se para Detroit, onde se tornou Diretor de Laboratórios do Providence Hospital e PATOLOGISTA do mesmo hospital.

Ele morreu repentinamente enquanto trabalhava em seu Laboratório, às 15h45min, terça-feira, 09 de maio de 1939.

A causa da morte foi Trombose Coronariana. Seus restos mortais foram enviados a Ottawa para o enterro. Ele foi enterrado no Cemitério Judeu na Metcalfe Road (agora o Jewish Memorial Gardens na Bank Street) em Ottawa.

FAMÍLIA.

MAURICE BRODIE era irmão de Bernard Beryl Brodie (07 de agosto de 1907 - 28 de fevereiro de 1989 – 81 anos), PESQUISADOR líder em terapia medicamentosa.

REFERÊNCIAS.

01 - Medicina de McGill: O segundo meio século, 1885 – 1936, volume 02, página 273.

02 - Estudantes locais para obter diplomas. Ottawa Evening Journal, 27 de maio de 1931, página 2.

03 - Doutor famoso Visiting Home diz do trabalho. The Ottawa Journal, 09 de setembro de 1936.

04 - Prêmio da Fraternidade dado ao Médico para Soro de PARALISIA. Tribuna de Salt Lake City, 05 de janeiro de 1936.

05 - Dr. MAURICE BRODIE morre em Detroit. The Gazette (Montreal). 12 de maio de 1939.

06 - The Gazette (Montreal), 20 de janeiro de 1933, página 05.

07 – MAURICE BRODIE. IMUNIZAÇÃO ATIVA em MACACOS Contra POLIOMIELITE com VÍRUS INATIVADO por GERMICIDA. Immunol – 1º de janeiro de 1935, 28 (1) 1 – 18.

08 - MORGAN IM. IMUNIZAÇÃO de MACACOS com VÍRUS da POLIOMIELITE INATIVADOS com FORMALINA. Am J Hyg. 1948, Nov; 48 (3): 394 – 406. PubMed PMID 18893238.

09 – MAURICE BRODIE no Google Acadêmico.

10 - Offit, Paul A. (2005). O Incidente Cortador: Como a Primeira VACINA Contra a POLIOMIELITE dos EUA levou à Crescente Crise da VACINA. Imprensa da Universidade de Yale. Páginas 4 - 18. ISBN 0300130376 .

11 - Biografia de John Kolmer.

12 - VACINAS de PARALISIA INFANTIL Discutidas. St Louis Post Dispatch em 20 de novembro de 1935, página 10.

13 - A LUTA Contra a POLIOMIELITE. New York Times, 29 de dezembro de 1935.

14 - Valor da VACINA para PARALISIA é desconhecido. Greensboro Daily News, sexta-feira, 28 de agosto de 1936, Greensboro, NC. Página 4.

15 - Morte misteriosa é investigada. Detroit Free Press, 10 de dezembro de 1938, página 14.

16 - Tony Gould. Uma praga de verão: POLIOMIELITE e seus sobreviventes. Imprensa da Universidade de Yale. Reimpressão (20 de outubro de 1997), página 68.

17 - Enterro em Ottawa para o Dr. BRODIE. Detroit Times, quinta-feira, 11 de maio de 1939, Detroit, MI. Página 3.

LEITURA ADICIONAL.

01 - Steven Lehrer. Exploradores do Corpo. Doubleday, 1979, 2006.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, segunda-feira, 23 de março de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.